Práticas Lean e o Gerenciamento de Produtos
Introdução - Práticas Lean
O Lean provou ser um modelo eficaz para gerenciar equipes em alguns dos setores mais exigentes, como desenvolvimento de software, fabricação, construção e muitos outros. Um papel importante disso é o fato de a metodologia ser simples de entender e rápida de causar impacto quando implementada adequadamente. Como tudo na vida, os primeiros passos no gerenciamento Lean são os mais difíceis e uma grande parte das equipes que não conseguem implementá-lo com sucesso desiste já no início. Desta forma estamos trazendo dicas de desenvolvimento, princípios, práticas lean recomendadas e armadilhas comuns que fazem parte do gerenciamento enxuto.
A "filosofia" lean se expandiu a ponto de ser aplicável em muitos setores. Mas existem algumas coisas que todas as aplicações do lean têm em comum: os benefícios que elas trazem para uma organização.
O desenvolvimento lean pode reduzir o tempo e o custo de implementação, além de melhorar o valor e o envolvimento do cliente, o que, por sua vez, aumenta a receita. Mas o que exatamente se qualifica como gerenciamento Lean de produtos? E o que faz um gerente de produtos lean bem-sucedido?
Nesta postagem, abordamos algumas práticas lean recomendadas e esclarecemos alguns conceitos errados sobre o desenvolvimento.
Pensamento, desenvolvimento, startup, e gerenciamento lean de produtos
Eles são todos iguais? Em resumo: não. Mas eles derivaram um do outro até certo ponto.
O Pensamento Lean (Lean Thinking) é uma filosofia que nasceu no mundo industrial nos anos 50 como uma resposta ao processo de produção linear tradicional, conhecido como cascata. O pensamento enxuto mudou o mundo da produção e manufatura e depois se espalhou lentamente para outras áreas, como práticas lean de gerenciamento e desenvolvimento de software. O Pensamento Lean é de onde se originaram o desenvolvimento, o gerenciamento, o UX e o Lean Startup.
No nível mais alto, o objetivo de adotar o pensamento lean é entregar rapidamente valor aos clientes em tempos de ciclo mais curtos, sem sacrificar a qualidade ou o bem-estar de uma equipe. Trata-se de otimizar a maneira como o valor flui através de um ciclo de entrega de maneira sustentável, que não atrasa a entrega nem prejudica o moral da equipe.
O pensamento lean como filosofia é composto de um conjunto de princípios e valores gerais. Esses valores podem ser aplicados usando ferramentas e técnicas testadas e aprovadas, dependendo do que uma organização (ou gerente individual) está tentando alcançar.
Esses princípios são os pilares das práticas lean, como lean startup, lean UX e desenvolvimento de software lean:
Especifique o valor do ponto de vista do usuário
Valor é definido como o que o cliente está disposto a pagar. As equipes de desenvolvimento encontram esse valor usando pesquisas qualitativas e quantitativas.
Mapeie o fluxo de valor
Uma vez que esse "valor" tenha sido definido e transformado em uma meta tangível para a equipe perseguir, o próximo passo é mapear todas as etapas atuais que envolvem a conceitualização e a entrega de um recurso ou atualização. Ao usar um fluxograma, as equipes podem analisar e melhorar seu processo de entrega identificando gargalos, pontos problemáticos e atrasos.
Aproveite para conferir mais sobre mapeamento do fluxo de valor (VSM).
Crie fluxo
O processo de detectar e suavizar esses gargalos e pontos problemáticos é chamado de melhoria do fluxo. Ao visualizar e otimizar o processo interno de entrega, as equipes podem fornecer recursos muito mais rapidamente.
Estabelecer puxar
Uma vez que o fluxo seja estabelecido, a equipe só trabalhará em iniciativas quando a necessidade do cliente for estabelecida - em vez de confiar demais nas previsões de mercado e de concorrência.
Busque a perfeição
Nesse estágio, o valor foi definido, os fluxos de valor foram mapeados, as etapas consideradas desperdiçadas foram removidas e os sistemas de fluxo e extração estão em vigor. Buscar a perfeição significa repetir esse processo várias vezes até que o melhor valor possível seja definido sem desperdício.
Se você é o líder de uma equipe de um departamento de desenvolvimento tentando adotar o desenvolvimento de software lean, os valores são mais específicos para esse tipo de trabalho, mas ainda estão profundamente enraizados no fundamento das filosofias do pensamento enxuto. Enquanto o pensamento enxuto está mais preocupado com o trabalho técnico da equipe de desenvolvimento, o desenvolvimento inclui práticas lean focadas nas pessoas (equipes e usuários de software).
7 Princípios - Práticas Lean
Existem 7 princípios estabelecidos para criar produtos de software mais eficientes. Cada um desses princípios vem com um conjunto de táticas, práticas lean e processos que as equipes de desenvolvimento podem aplicar imediatamente:
- Eliminar desperdício. Tudo o que não agrega valor ao cliente é considerado desperdício.
- Amplie o aprendizado e crie conhecimento. O aprendizado acontece através da implementação de ciclos curtos de iteração e da coleta contínua de feedback para ajustar os resultados à medida que as necessidades dos usuários se tornam mais claras.
- Adie decisões críticas. Esperando até o último momento responsável para tomar uma decisão. O último momento responsável é definido como o momento em que você aprendeu o suficiente sobre uma decisão para agir de acordo.
- Crie qualidade. Criando qualidade no nível de codificação para que, em vez de rastrear e procurar defeitos, eles possam ser evitados desde o início.
- Respeite as pessoas. O respeito neste contexto é definido como dar voz aos membros da equipe e valorizar suas opiniões. O respeito se estende à comunicação, à resolução de conflitos e ao incentivo a discussões saudáveis e produtivas sobre as decisões de negócios.
- Entregue rapidamente. Começa identificando as coisas que estão desacelerando a equipe e eliminando-as. Entregar rápido não significa excesso de trabalho até o esgotamento para atingir os prazos. trata-se de criar as versões mais funcionais das soluções e, em seguida, aprimorá-las com o tempo usando o feedback do cliente
- Otimize o todo. Localizando os componentes do processo que dependem um do outro e otimizando todos eles, em vez de apenas uma parte dele.
E finalmente, Startup Lean
É principalmente para equipes de desenvolvimento de novos produtos e startups que ainda não formularam um produto acabado. A ideia é validar as premissas iniciais feitas pelas startups neste estágio inicial do ciclo de vida, para garantir que o que elas estão criando esteja resolvendo problemas reais do usuário. Sob essa abordagem, o aprendizado, em vez de fornecer constantemente, é mais importante para o sucesso a longo prazo das equipes de produtos.
Se você é gerente de produtos, o gerenciamento enxuto de produtos é composto por práticas lean de liderança de produto profundamente enraizadas em todos os princípios e filosofias descritos anteriormente. Eles são mais táticos e acionáveis, com a intenção de liderar as equipes em busca de prazos de entrega mais curtos e oferecer o maior valor possível para os clientes. A ideia é fazer tudo isso sem sacrificar os recursos ou o bem-estar das pessoas que formam as equipes de desenvolvimento lideradas pelos gerentes de produto.
Aproveite e conheça em nossa formação em carreira e liderança o curso de Liderança para novos gestores FM2S.
Armadilhas Lean de gerenciamento de produtos a serem observadas
A decisão de adotar o lean vem com muitas barreiras burocráticas e culturais. No geral, a maioria das organizações que não adotam um modelo lean eficiente e bem-sucedido tendem a enfrentar os mesmos problemas. Para iniciantes, para se tornarem mais enxutos, os líderes devem comunicar que há dificuldades em todos os níveis, tanto culturais quanto operacionais.
Algumas das maiores deficiências na implementação de uma abordagem enxuta para gerenciamento ou desenvolvimento acontecem logo no início do processo - antes das equipes fazerem o trabalho. Quando há uma base magra defeituosa, o restante de sua estrutura magra provavelmente desmoronará. Confira alguns fatores:
Falta de uma estratégia de implementação
Implementar o desenvolvimento enxuto em uma organização não é tão fácil quanto explicar os benefícios para a equipe e enviar a eles uma lista de tarefas. Antes de começar, a equipe de liderança deve estabelecer uma visão acionável e objetivos que toda a organização entenda.
Métricas Lean / KPIs ruins
Além das métricas usuais de desenvolvimento de produtos, a liderança encarregada de fazer a transição enxuta deve ter métricas específicas para acompanhar os resultados da transformação enxuta. Isso significa ter métricas e KPIs que avaliam a eficácia e eficiência do lean na organização, tanto cultural quanto operacionalmente.
Na essência, práticas lean e métodos são sobre a criação de produtos que atendem às necessidades reais dos usuários. O Lean ajuda os gerentes de produto - e as equipes com quem trabalham - a manter um fluxo consistente e valioso de comunicação com os usuários, o que, por sua vez, cria produtos sustentáveis com uma longa vida útil.
Aproveite para conhecer em nossa Formação Lean o curso de Liderança Lean - Gemba Walking. Pra você que não sabe por onde começar, conheça o nosso Curso Gratuito de Introdução ao Lean.