Princípios da administração: entendendo a teoria e a liderança
Administração está interpretando políticas e tornando-as operacionais. Liderança, no entanto, envolve o estabelecimento de uma visão clara, comunicando-a aos outros e tê-los dispostos a segui-lo. Liderança eficaz – que é necessária para uma administração bem-sucedida – exige ser capaz de coordenar e equilibrar conflitos entre indivíduos ou grupos.
Um líder tem as habilidades para chegar à frente em uma situação de crise e assumir o controle de maneiras criativas que levam à resolução. Embora haja considerável sobreposição entre administração e liderança, também existem diferenças. Um líder não é necessariamente um administrador e vice-versa.
Princípios da Administração
Para qualquer administração – empresas, governo, instituições educacionais – para funcionar adequadamente, os princípios de gestão que incluem hierarquia, controle, unidade de comando, delegação de autoridade, especialização, objetivos, centralização e descentralização, devem ser seguidos. Toda administração tem uma hierarquia que geralmente é representada como uma pirâmide. Os chefes de departamentos nas organizações tomam decisões que dizem respeito às suas divisões. A tomada de decisão final, no entanto, cabe ao chefe da organização. A unidade de comando estabelece quem é o responsável por reportar a quem. A delegação de autoridade começa no topo e desce pela cadeia de comando, o relatório funciona de volta. Especialização refere-se a pessoas fazendo o que eles foram contratados para fazer, em vez de serem atribuídas tarefas fora de suas descrições de trabalho. Toda organização precisa ter objetivos claramente definidos que todos os funcionários tentam atender. Centralização refere-se à autoridade no topo, a descentralização é quando a responsabilidade é delegada a vários níveis.
Princípios da Liderança
O princípio básico da liderança é liderar pelo exemplo. Os princípios da liderança, que são mais fundamentais do que objetivos ou políticas, especificam que, para ser um bom líder, a pessoa deve ser honesta, competente, voltada para o futuro, inspiradora, inteligente, justa, liberal, corajosa e direta. e imaginativo. Quanto mais desses traços um líder possuir, maior a probabilidade de as pessoas seguirem.
Teorias da Administração
As teorias iniciais de administração, desenvolvidas por Henri Fayol, identificaram os princípios básicos da administração e especificaram que todos os gerentes tinham que planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Outras teorias tradicionais de administração incluem a abordagem "neoclássica" da administração, que adotou uma abordagem mecânica que ignorou a natureza humana e a "Abordagem de Gestão Comportamental", que baseava suas teorias de gestão na ideia de que os administradores poderiam buscar soluções democráticas e flexíveis. Uma teoria contemporânea da administração é "Teoria da Contingência", que especifica que, quando os gerentes tomam uma decisão, eles devem levar em consideração todos os fatores-chave. A “Teoria do Sistema” considera a organização como tendo entradas, processos, produtos e resultados inter-relacionados. Como uma máquina, se você remover uma parte, como o disco rígido de um computador, o sistema não funciona. A "Teoria do Caos" estipula que os eventos são aleatórios e raramente podem ser controlados. Essa teoria sustenta que os negócios evoluem como sistemas biológicos: quanto mais complexa uma empresa se torna, mais estrutura e energia é necessária para manter a estabilidade.
Teorias da Liderança
Há um debate sobre se a liderança pode ser aprendida. A teoria do "Grande Homem" é que os líderes nascem, não são feitos, e que eles virão para o primeiro plano quando houver necessidade.
Por outro lado, a “Teoria do Comportamento” argumenta que os líderes são feitos, não nascidos, enquanto que “Liderança Participativa” sustenta que mais cabeças são melhores que uma e que, ao se envolver na tomada de decisões, aumenta a compreensão daqueles que tomam as decisões.
Os fatores centrais para a “Liderança Situacional” incluem a motivação e as capacidades dos seguidores. De acordo com a “Teoria da Contingência”, a capacidade de um líder depende de várias considerações, como estilo de liderança e comportamento dos seguidores, bem como outras preocupações situacionais.
“Liderança Transacional” afirma que recompensa e punição são o que motiva as pessoas e que tem que haver uma cadeia clara de comando. O tema subjacente da "Liderança Transformacional" é que as pessoas seguem alguém que as inspira e que uma pessoa com visão e entusiasmo pode realizar grandes coisas.
Dica: Baixe gratuitamente nosso E-book sobre Liderança
Quais são as vantagens e desvantagens dos princípios da administração?
Para uma empresa em dificuldades financeiras, entrar na administração representa uma grande oportunidade para mudar as coisas enquanto se protege de certas ações legais. Se você está enfrentando ameaças de liquidação, ou assédio por parte de credores furiosos, a administração é projetada para oferecer um espaço onde o futuro da empresa possa ser avaliado e as condições certas postas em prática para sua recuperação.
Há vantagens e desvantagens de entrar na administração, no entanto, que este artigo irá explorar ainda mais.
Vantagens de entrar na administração
O melhor negócio para credores
Ao avaliar o curso certo de ação, um administrador da insolvência sempre buscará o retorno máximo para os credores da empresa. Se uma administração é escolhida, então ele concluirá que a administração oferece a possibilidade de maior retorno financeiro do que liquidar a empresa.
Administração oferece à sua empresa um ring-fence contra ações legais
Para empresas insolventes, um dos maiores estresses pode ser uma ação legal agressiva dos credores. Estas podem incluir cartas de julgamento do Tribunal de Comarca, petições de liquidação, e várias outras cartas ameaçadoras. No entanto, quando uma empresa é colocada na administração, uma moratória é colocada em todas as ações legais.
Além de oferecer um tremendo alívio para diretores preocupados, isso pode permitir que a empresa tenha tempo de se reagrupar e ajudar o melhor curso de ação para que possa continuar a negociar.
Administração permite a reestruturação da empresa
Os administradores geralmente são profissionais experientes que podem oferecer uma percepção real para transformar um negócio. Como um dos principais objetivos da administração é resgatar os negócios como uma empresa em funcionamento, os amplos poderes do administrador têm a possibilidade de deixar uma empresa em uma posição amplamente melhorada.
A empresa sobrevive
Para empresas em administração, as opções geralmente são poucas e distantes entre si. Administração oferece a possibilidade de uma empresa sobreviver e continuar negociando em oposição à finalidade de ser liquidada.
Desvantagens de entrar na administração
Alto custo
A administração raramente é um processo rápido. Alguns casos duram muitos meses e, em alguns casos, mais de um ano. Um dos custos dessa atividade, incluindo as taxas por vezes significativas pagas ao administrador, pode custar muito dinheiro à sua empresa.
Embora essas taxas sejam geralmente deduzidas do que teria sido pago aos credores, o que significa que os próprios diretores não incorreriam em custos diretos, pode acabar sendo um procedimento mais caro do que um pré pacote ou uma liquidação voluntária.
As administrações da empresa também envolvem honorários legais, que são um custo significativo em seus direitos.
Perda de controle
Na administração, o poder do funcionamento direto das sementes da companhia limitada dos diretores para um administrador. Esse administrador terá imensos poderes à sua disposição, incluindo o descarte de ativos da empresa, a reestruturação corporativa e até mesmo a liquidação da empresa, se considerar que isso proporcionará um retorno melhor para os credores.
Negociação pode ser impactada por publicidade negativa
Como qualquer empresa que vai para a administração será anunciada no London Gazette, e possivelmente em outras mídias, o anúncio pode ter implicações em relação à capacidade da empresa de continuar negociando com os fornecedores atuais. A reputação da empresa também pode sofrer se os clientes perderem a confiança.
A investigação sobre a conduta dos executivos da empresa
Uma vez que a empresa tenha entrado na administração, um enorme escrutínio será colocado nos assuntos da empresa, incluindo ações tomadas durante os três anos anteriores de negociação.