Seis Sigma

16/01/2017

Última atualização: 25/01/2023

Quais são os critérios para se avaliar bons Projetos de Melhoria?

Como avaliar Projetos de Melhoria?


Quando falamos nesse assunto, uma questão que vem à cabeça é – quais critérios poderíamos utilizar para escolhermos bons projetos? No artigo de hoje, gostaríamos de chamar a atenção para alguns critérios que serão muito úteis para você elaborar projetos de melhoria com alto potencial de ganho.



Quais os critérios para bons Projetos de Melhoria?



Quais são os pontos importantes dos Projetos de Melhoria?



Como definir os Projetos de Melhoria?



E o que você precisa para bons projeto de melhoria?


u gostaria de dar uma dica. Uma dica para quem lidera equipes ou projetos de melhoria: faça boas perguntas. Você deve pensar, estou careca de saber que é importante fazer boas perguntas, mas o que é uma boa pergunta? É isto que vamos falar. Gostaria que você guardasse 7 perguntas boas que servem para quase todos os fins.



Pergunta 1: Por quê?


Quando algum problema acontecer pergunte por que até encontrar a causa do problema. Cuidado. É muito comum você perguntar por que nas organizações e as pessoas responderem quem. Por que ocorreu este problema? Porque o Marcão esculhambou tudo. Isto não é uma resposta que vai ajuda-lo a resolver o problema. Quando alguém vier com este tipo de resposta, faça-o a mudar de foco estimulando-o a encontrar a causa.



Pergunta 2: qual o propósito?


Quando alguém vier com ideias mirabolantes ou sugestões de mudanças, pergunte qual é o propósito. “Eu quero comprar este novo sistema”. Qual é o propósito? Qual é o objetivo que iremos alcançar se fizermos isto?



Pergunta 3: o que é necessário para que isto seja feito?


Como diria o Dr. Deming: qual método devemos utilizar para realizarmos esta atividade? Isto ajudará o grupo a converter desejos em atividades.



Pergunta 4: os clientes vão dar alguma importância?


Como o esforço proposto será percebido pelo cliente? É importante também perguntar ao proponente como ele validou sua hipótese. Será que ele perguntou aos clientes ou é somente um chute?



Pergunta 5: qual é a premissa?


Se alguém propõe alguma coisa, é importante perguntar qual teoria está por trás desta proposição. Imagina que alguém proponha um aumento aos melhores funcionários. Qual é a teoria da pessoa por trás disto? O que ela espera com esta atitude?



Pergunta 6: que dados você possui?


Se a interlocutor não possui dados, não brigue. Pergunte como vocês poderiam obter os dados para comprovar o que ele diz. Como diria o Dr. Deming, como você sabe sobre isto?



Pergunta 7: de onde vem seus dados?


Muitos dados ruins estão disponíveis em bases para lá de duvidosas. Perguntar como os dados foram coletados, tratados e analisados é condição fundamental para um ótimo projeto ou resultado para a equipe.


Gostaram? Então mãos a obra e comecem a exercitar o roteiro de perguntas. Boas perguntas levam a bons resultados. Agora, se você ficou com vontade de melhorar seus conhecimento nesta área, Green Belt e Black Belt.