Melhoria de Processos

29/05/2017

Última atualização: 27/06/2024

QFD: o que é e como utilizar essa ferramenta?

Cada produto visa atender a uma necessidade específica do cliente, mas identificar o que os clientes realmente precisam é mais difícil do que parece. Sem uma compreensão clara dos pontos fracos do cliente, o processo de desenvolvimento pode tornar-se inchado, equivocado ou simplesmente condenado desde o início. 

O desdobramento da função de qualidade (QFD) é uma metodologia criada em resposta a este problema. Seu foco é fornecer uma estrutura clara para atender às necessidades dos clientes, começando com uma matriz chamada Casa da Qualidade. 

Continue lendo para saber mais sobre o QFD e como nosso modelo da Casa da Qualidade pode ajudá-lo a desenvolver um produto que atraia os clientes.

O que é o QFD?

A Implantação da Função de Qualidade (QFD), também conhecida como Desdobramento da Função de Qualidade, é uma metodologia e um conjunto de ferramentas projetadas para identificar e traduzir os requisitos do cliente em especificações de engenharia detalhadas e planos de produção. 

Desenvolvido inicialmente no Japão por Yoji Akao no final dos anos 1960, enquanto trabalhava para o estaleiro Mitsubishi, o QFD foi posteriormente adotado por empresas como Toyota e introduzido nos Estados Unidos na década de 1980. 

O QFD utiliza diagramas matriciais, como a Casa da Qualidade, para assegurar que os desejos e necessidades do cliente (Voz do Cliente) sejam continuamente considerados e incorporados durante todo o processo de desenvolvimento do produto, desde a concepção até a produção e além. 

Essa metodologia garante que todos os requisitos técnicos estejam alinhados com as expectativas do cliente, promovendo um foco constante nas necessidades do cliente em todos os marcos de design e garantia de qualidade ao longo do ciclo de vida do produto.

Por que implementar a implantação da função de qualidade (QFD)

A comunicação eficaz é um dos aspectos mais importantes e impactantes do sucesso de qualquer organização. A metodologia QFD comunica efetivamente as necessidades do cliente para múltiplas operações de negócios em toda a organização, incluindo design, qualidade, fabricação, produção, marketing vendas. 

Esta comunicação eficaz da Voz do Cliente permite que toda a organização trabalhe em conjunto e produza produtos com elevados níveis de valor percebido pelo cliente. Existem vários benefícios adicionais em usar o Quality Function Deployment:

As empresas devem trazer ao mercado produtos novos e aprimorados que atendam aos desejos e necessidades reais do cliente e, ao mesmo tempo, reduzam o tempo de desenvolvimento. A metodologia QFD destina-se a organizações comprometidas em ouvir a Voz do Cliente e atender às suas necessidades.

Por que as equipes usam QFD?

O QFD e a Casa da Qualidade podem parecer muito trabalhosos, mas o QFD é uma boa opção se alguma das seguintes situações se aplicar ao seu negócio:

Considere também que quanto mais tempo leva para desenvolver um produto e colocá-lo no mercado, mais recursos são investidos no desenvolvimento. É apenas um benefício para sua organização tornar o processo de desenvolvimento mais rápido e eficiente.

Descubra a importância de outras ferramentas essenciais como o QFD e no curso gratuito de Fundamentos da Gestão da Qualidade da FM2S! 

Este curso abrangente ensina os princípios e práticas da gestão de qualidade moderna, abordando metodologias como APQP, 5 porquês, ISO 9001, ISO 14001 e OHSA 18001. Combinando teoria e prática, os participantes aprendem estratégias para garantir excelência operacional e satisfação do cliente, incluindo técnicas específicas como Ciclo PDCA e Benchmarking. 

 Ao concluir, você estará preparado para implementar melhorias significativas em sua organização, elevando os padrões de qualidade e eficiência. 

Não perca esta oportunidade de transformar sua carreira e sua empresa!

Como implementar a implantação da função de qualidade (QFD)

A metodologia Quality Function Deployment é um processo de 4 fases que abrange atividades ao longo do ciclo de desenvolvimento do produto. Uma série de matrizes é utilizada em cada fase para traduzir a Voz do Cliente nos requisitos de design para cada sistema, subsistema e componente. As quatro fases do QFD são:

O uso eficaz do QFD requer participação da equipe e disciplina inerente à prática do QFD, que provou ser uma excelente experiência de formação de equipes.

QFD Nível 1

A Casa da Qualidade é uma ferramenta eficaz usada para traduzir os desejos e necessidades do cliente em características de design de produto ou serviço, utilizando uma matriz de relacionamento. Geralmente é a primeira matriz usada no processo QFD. A Casa da Qualidade demonstra a relação entre os desejos do cliente ou “O que é” e os parâmetros de projeto ou “Como”.

 A matriz consome muitos dados e permite que a equipe capture uma grande quantidade de informações em um só lugar. A matriz ganhou o nome de “Casa da Qualidade” devido à sua estrutura que lembra a de uma casa. Uma equipe multifuncional com profundo conhecimento do produto, da Voz do Cliente e das capacidades da empresa deve completar a matriz. As diferentes seções da matriz e uma breve descrição de cada uma estão listadas abaixo:

Após a conclusão da Casa da Qualidade, os requisitos técnicos derivados do VOC podem então ser implantados nas equipes apropriadas dentro da organização e preenchidos nos QFDs de Nível 2 para uma análise mais detalhada. Este é o primeiro passo para conduzir o VOC durante todo o processo de design do produto ou processo.

Nível 2 QFD

A matriz QFD de nível 2 é usada durante a fase de desenvolvimento do design. Usando o QFD Nível 2, a equipe pode descobrir quais conjuntos, sistemas, subsistemas e componentes têm maior impacto no atendimento aos requisitos de projeto do produto e identificar as principais características do projeto. 

As informações produzidas a partir da execução de um QFD de Nível 2 são frequentemente usadas como uma entrada direta para o processo de Análise de Modo e Efeitos de Falha de Projeto (DFMEA) . Os QFDs de nível 2 podem ser desenvolvidos nos seguintes níveis:

Esta informação torna-se então o “O que é” para o QFD e os componentes e outros possíveis “Como” são listados e classificados para determinar os componentes críticos. Os componentes considerados críticos exigiriam então a progressão para um QFD de nível de componente.

Para componentes adquiridos, essas informações são valiosas para comunicar características-chave e críticas aos fornecedores durante as negociações de fornecimento e como uma entrada para o envio do Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP) .

Nível 3 QFD

O QFD Nível 3 é usado durante a Fase de Desenvolvimento do Processo, onde examinamos quais dos processos ou etapas do processo têm alguma correlação com o atendimento às especificações do componente ou peça. 

Na matriz QFD de nível 3, os “O que” são as especificações técnicas dos componentes e os “Como” são os processos de fabricação ou etapas do processo envolvidos na produção da peça. A matriz destaca quais processos ou etapas do processo têm maior impacto no atendimento às especificações da peça. Essas informações permitem que as equipes de produção e qualidade se concentrem nos processos Críticos para a Qualidade (CTQ), que fluem para o QFD de Nível 4 para análise mais aprofundada.

Nível 4 QFD

O QFD de Nível 4 não é utilizado com tanta frequência quanto os três anteriores. Dentro da matriz QFD de Nível 4, a equipe deve listar todos os processos críticos ou características de processo na coluna "O que" à esquerda e, em seguida, determinar os "Como" para garantir que peças de qualidade sejam produzidas e listá-los no topo da matriz. 

Por meio da classificação das interações dos "O que" e dos "Como", a equipe pode determinar quais controles podem ser mais úteis e desenvolver metas de qualidade para cada um. Essas informações também podem ser usadas para criar Instruções de Trabalho, Folhas de Inspeção ou como uma entrada para Planos de Controle .

O objetivo do Desdobramento da Função de Qualidade não é substituir o processo de design existente de uma organização, mas sim apoiar e melhorar o processo de design de uma organização. 

A metodologia QFD é um meio sistêmico e comprovado de incorporar a Voz do Cliente no processo de design e produção. QFD é um método para garantir que os requisitos do cliente sejam traduzidos com precisão em especificações técnicas relevantes, desde a definição do produto até o design do produto, desenvolvimento e implementação de processos. 

O fato é que toda empresa, organização e setor tem clientes. Atender às necessidades do cliente é fundamental para o sucesso. A implementação da metodologia QFD pode permitir que você transmita a voz de seus clientes em todos os seus processos para aumentar sua capacidade de satisfazer ou até mesmo entusiasmar seus clientes.

Leia mais: