Qual a melhor tecnologia de marketing para a sua empresa?
Qual a melhor tecnologia de marketing para a sua empresa?
Estamos no meio de 2019 e o número de produtos de tecnologia de marketing continua a crescer com o número atual fixado em 7.040, ante 6.829 em 2018. Embora os profissionais de marketing da sua empresa se alegrem sem dúvida com tantas opções para escolher, entusiasmo pode ser extraviado. A escolha de todos esses produtos para criar sua própria tecnologia de marketing personalizada será uma grande tarefa! E se o seu concorrente optou por uma nova ferramenta que permita alcançar os clientes em potencial mais rapidamente? Você faz o mesmo ou procura outro lugar?
Para completar, a maioria dos profissionais de marketing admite que não consegue acompanhar o ritmo das inovações de marketing. Então, está procurando a tecnologia de marketing perfeita? Sim e não. Sim, você não pode ter um conjunto de ferramentas que fará tudo o que você sempre quis. Não, a criação de uma tecnologia de marketing que oferece e obtém resultados é totalmente factível. Vamos dar uma olhada em algumas das principais preocupações que você precisa resolver antes de seguir em frente.
Entenda os requisitos de sua equipe de dentro para fora
Em vez de simplesmente pesquisar no Google uma lista aleatória de ferramentas, considere sentar-se com as pessoas que realmente usarão essas ferramentas primeiro. Provavelmente, sua equipe de marketing já possui uma lista de ferramentas que deseja experimentar. Portanto, entender os requisitos de sua equipe, trabalhar com os recursos de cada ferramenta e verificar se elas são adequadas, será crucial.
Aqui estão algumas perguntas que você deve considerar:
- Quais ferramentas nossa equipe usa atualmente?
- Quais ferramentas nossa equipe está de olho?
- Temos cada processo que nossa equipe de marketing está usando adequadamente documentado?
- Existem áreas em que nossa equipe de marketing está tendo problemas?
- Nossa atual pilha de tecnologias de marketing ajuda a equipe a concluir os processos com eficiência e rapidez?
- Quais são as características das ferramentas da lista de desejos da equipe de marketing que podem transmitir maior eficiência/capacidade?
- Esses recursos são realmente maiores do que o que podemos ativar?
Com base em suas respostas, liste os principais recursos necessários. Portanto, você pode perceber que a análise de mídia social pode ajudar sua equipe a criar conteúdo mais direcionado. Ou sua ferramenta de marketing por e-mail atual está desatualizada e três novas ferramentas podem ajudá-lo a consertar essas ineficiências com facilidade.
Veja o que seus concorrentes estão usando
Entender o que sua equipe deseja obter é um bom começo. Mas você pode pular para entender o que funciona e o que não funciona, analisando a tecnologia de marketing do seu concorrente. Afinal, se existem várias empresas por aí usando os mesmos (conjunto de) produtos de tecnologia de marketing, é provável que elas funcionem e obtenham resultados. Algumas ferramentas que podem ajudá-lo a espionar seus concorrentes:
- Siftery: usa a coleta automatizada de dados para rastrear quais ferramentas de marketing as principais marcas estão usando.
- Stackshare: um serviço de crowdsourcing que permite às empresas exibir toda a sua tecnologia para os desenvolvedores.
- Datanyze: usa o site de uma empresa para entender o que todas as ferramentas estão usando.
- Spyfu: vamos inserir palavras-chave e ver quais anúncios seus concorrentes estão publicando.
- SEMRush: fornece informações detalhadas sobre as ferramentas e táticas de SEO de seus concorrentes.
Existem muitas ferramentas por aí que podem ajudá-lo a espionar seus concorrentes. Se você estiver interessado em entender uma faceta específica da tecnologia de marketing de seus concorrentes, uma simples pesquisa no Google também será suficiente.
Entenda quanto tempo levará a implementação da nova tecnologia de marketing
Não vamos nos iludir, implementar uma nova tecnologia de marketing levará muito tempo e dinheiro. Portanto, uma vez que você tenha uma lista de ferramentas para testar, a primeira ordem dos negócios será entender o prazo necessário para implantar a tecnologia. Algumas perguntas a serem feitas nesta fase:
- A implementação será realizada de uma só vez ou gradualmente?
- Quanto tempo precisamos para testar cada novo produto?
- Quem será responsável por testar e implementar o(s) produto(s)?
- Quanto treinamento será necessário para cada ferramenta?
- Os dados precisarão ser movidos do nosso sistema para o novo? Em caso afirmativo, quanto tempo levará?
- Precisamos personalizar as ferramentas após a implementação?
É sempre melhor atribuir mais tempo do que o necessário. Na maioria das vezes, você encontrará problemas que não foram explicados antes. Você pode ter novos funcionários que não têm experiência com a geração atual de tecnologia de marketing, ou você perceber que o treinamento de seu pessoal exigirá mais tempo do que o inicialmente previsto, ou integrar as novas ferramentas aos seus aplicativos herdados pode ser um obstáculo maior do que o previsto. Superestime o tempo necessário e adicione um pouco mais, apenas por precaução. O marketing é uma disciplina em constante evolução.
Responsabilize uma pessoa por cada ferramenta de tecnologia de marketing
Depois de distribuir sua tecnologia de marketing, considere designar uma pessoa para cada uma das ferramentas. Idealmente, deve ser alguém que tenha sido treinado mais ou que tenha uma vasta experiência. Essa pessoa trabalhará como o principal responsável caso o resto da equipe precise da solução de problemas. Ele/ela também pode executar experimentos com a ferramenta e apresentar maneiras inovadoras de usá-la. O tempo que a pessoa em questão deve gastar na ferramenta depende inteiramente da carga de trabalho existente e do tamanho da sua empresa. Inicialmente, a pessoa responsável será mais necessária à medida que sua equipe negocia com sua curva de aprendizado. No entanto, à medida que ganham fluência no uso da(s) ferramenta(s), os responsáveis podem gradualmente renunciar ao controle.
Enquanto em pequenas empresas, uma única pessoa pode dedicar de 10 a 30% do seu tempo para entender uma ferramenta, em organizações maiores, mais do que uma pessoa pode precisar trabalhar nela em período integral. Contratar gerentes dedicados para supervisionar a transição ou pedir ao provedor de serviços que envie alguém também pode funcionar.
Dedique algum tempo à inovação
Suas novas ferramentas de marketing permitirão que você execute algumas de suas tarefas de maneiras novas e interessantes. Embora o seu apontador possa encontrar algumas maneiras de encontrar novos usos de sua ferramenta designada, você também pode ter sua equipe trabalhando neles. Existem várias maneiras de fazer isso.
Em primeiro lugar, você pode dar a cada funcionário uma certa quantidade de tempo para brincar com as novas ferramentas e verificar se elas podem criar novas táticas ou eficiências. Isso foi tentado pelo Google, que concede a seus funcionários 20% de seu tempo para trabalhar em seus próprios projetos. Se alguns dos projetos forem úteis, equipes maiores poderão assumi-los e transformá-los em processos ou produtos em toda a empresa.
Como alternativa, você pode configurar uma equipe de crescimento que terá a tarefa específica de experimentar ferramentas e táticas para encontrar seus melhores casos de uso. Essas equipes investigam ativamente sua equipe de marketing e fornecem uma perspectiva externa, defendendo o advogado do diabo contra as práticas estabelecidas.
Conclusão
Embora os orçamentos de tecnologia de marketing estejam aumentando, seria melhor se você usasse seus próprios requisitos para avaliar se uma atualização é realmente necessária. Lembre-se de que não existe uma fórmula perfeita. De fato, seria melhor se você visse sua tecnologia existente ou futura como um trabalho permanente em andamento.
As ferramentas provam ser úteis ou caem no esquecimento à medida que as equipes se familiarizam com elas ou encontram melhores opções na linha. Como a tecnologia de marketing é um campo em evolução no momento, é fácil se apaixonar pela síndrome dos objetos brilhantes e pular de uma ferramenta para outra sem sentido. O melhor curso de ação é desenvolver uma estratégia de marketing e encontrar as ferramentas que melhor se ajustam a ela.