Qualidade de projeto: 4 maneiras de gerenciar
Tudo o que você precisa saber sobre gerenciamento de qualidade em projetos
O gerenciamento da qualidade do projeto é a disciplina pela qual a qualidade é planejada, assegurada e controlada em um projeto. Você sempre encontrará textos sobre gerenciamento de qualidade em projetos em todos os tipos de metodologias e abordagens de projetos, o que reflete o fato de que, embora não seja o mais fascinante das áreas de gerenciamento de projetos, está lá como um dos mais importantes.
Falhar em entregar algo que seja de boa qualidade significa potencialmente todo seu investimento de tempo, dinheiro e recursos é desperdiçado porque você acabou com algo que não faz o que deseja e é adequado usar.
Este é onde o gerenciamento de qualidade em projetos entra. Ele garante que o que sai do projeto é adequado. Isso garante que o produto certo seja entregue no momento certo da maneira correta para atender às especificações dos clientes. Você precisa saber suas especificações para obter a qualidade certa, e chegaremos a isso em um minuto.
O gerenciamento de qualidade é da responsabilidade do gerente do projeto, embora você obtenha outros membros da equipe do projeto envolvidos para se basearem em seus conhecimentos.
Existem quatro maneiras de gerenciar a qualidade em projetos. Vamos dar uma olhada.
1. Planejamento de qualidade
O planejamento de qualidade ocorre nos estágios iniciais do projeto. É onde você, como gerente do projeto, descobrir o que precisa ir no plano de gerenciamento de qualidade e você anotá-lo. O plano de qualidade pode ser um documento por conta própria ou pode ser (e isso é mais comum) parte do plano geral de gerenciamento de projetos.
O plano de qualidade define os padrões de qualidade a serem alcançados durante o projeto. Estas podem ser coisas como padrões ISO que você deve aderir ou orientações que seus clientes exigem que você cumpra. Você terá que descobrir o que é isso. É provável que sua empresa tenha padrões que todos tenham que cumprir, então pergunte ao time certo para ajudar se você não conhece.
A entrada do seu cliente (seja você trabalhando para um patrocinador de projeto interno ou externo) é importante aqui porque são os que definem os objetivos de qualidade que formam parte importante do plano. Se você não sabe como a qualidade se parece, você não pode entregá-lo, então é aqui que executamos exatamente o que seremos julgados mais tarde.
O plano de qualidade define os prazos e os processos para avaliações de garantia de qualidade do projeto, então vejamos os próximos.
2. Garantia de qualidade
A garantia de qualidade é uma avaliação independente dos processos e resultados do seu projeto. É onde outro par de olhos - muitas vezes alguém de uma equipe corporativa de qualidade ou auditoria - olha o que você está fazendo para se certificar de que é adequado.
Você pode ter uma equipe de garantia de projetos que venha cumprir o papel de garantia de qualidade em vários pontos através do projeto, mas é mais provável que seja relevante durante a parte em que você está projetando e criando seus produtos finais.
A garantia de qualidade na prática parece uma revisão: alguém irá examinar o produto final ou a sua documentação e potencialmente entrevistar seu time para descobrir como eles estão funcionando. Você deve escrever uma revisão da revisão para que você possa ver o que e onde você deve melhorar ou se houver alguma área de preocupação.
É uma boa prática e um bom senso de negócios para agir sobre isso. Adicione-os à sua lista de tarefas do projeto e quebrar grandes tarefas para torná-las mais gerenciáveis se a peça de qualidade inteira se parecer com um trabalho incrivelmente grande.
3. Controle de qualidade
O controle de qualidade é muito semelhante à garantia de qualidade, exceto que é realizado pela própria equipe do projeto. Você ainda olha o que está produzindo e como você o está produzindo e faz seus próprios cheques.
Se você planejou isso, você fará isso conforme você acompanha, para que quando a garantia de qualidade não acontecer, não haverá surpresas.
As principais formas de verificação são a inspeção e o teste (seja uma amostra ou o item final). Você pode ter um plano de inspeção e teste que estabelece uma abordagem sistemática para testar os itens que seu projeto está fazendo e garantir que eles atendam às especificações dos clientes.
Você fará isso durante a fase de projeto e desenvolvimento ou desenvolvimento do seu projeto, pois você precisa de algum produto antes de fazer qualquer teste.
Dica: Registre os resultados de seus testes! Isso pode não soar como uma dica técnica de foguete, mas você ficaria surpreso com o quão fácil é esquecer de manter bons registros. O que você entende perfeitamente agora será uma planilha que não significa nada para ninguém em alguns meses.
Você precisa gravar seus resultados de qualidade de uma maneira que facilita voltar e ver o que aconteceu e o que você fez sobre isso. Lembre-se de adicionar as datas e o nome do testador para que você possa conversar com eles se precisar.
4.Melhoria Contínua
A parte final do quebra-cabeça de qualidade é a melhoria contínua. A qualidade do projeto deve ser melhorada continuamente e muitos gerentes de projeto acharão que este é o processo de qualidade mais fácil de implementar porque você estará acostumado a fazer comentários ou retrospectivas aprendidas. Estamos falando sobre o mesmo aqui.
O gerente do projeto deve buscar lições relevantes de outros projetos durante a fase de iniciação do projeto e construir esses no plano. Poderia também aprender com os erros que outras equipes fizeram, certo?
Ideias para melhoria contínua podem ser identificadas por qualquer pessoa, por isso vale a pena construir um slot regular nas reuniões da sua equipe para pedir ideias. Grave-os e implemente-os: seu coordenador de projeto pode assumir um papel nisso.
Se você não trabalha em um ambiente de fabricação ou construção, pode parecer que o gerenciamento de qualidade do projeto não é realmente relevante para você. Isso não é verdade mesmo! Se você tem um cliente-chave, cliente ou usuário, então a qualidade é importante. E mesmo se você é o cliente-chave, isso ainda importa porque você quer o que você entrega para ser um bom uso do tempo e dos recursos de todos. Isso significa entregar algo adequado para o propósito que todos adoram usar e trabalhar. O gerenciamento de qualidade do projeto ajuda você a chegar lá e esses quatro processos mostram como você pode fazê-lo.
Ficou ainda mais preocupado com a qualidade de seus projetos? Não de acessar nossos cursos que auxiliará no gerenciamento da qualidade: White Belt, Green Belt, Black Belt, Lean.