Roda da vida: tenha uma vida equilibrada
A roda da vida é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal que permite aos indivíduos visualizar e equilibrar vários aspectos das suas vidas.
É um exercício simples, prático e flexível que permite o usuário avaliar as suas necessidades, definir objetivos em relação aos valores fundamentais e, em última análise, desfrutar de uma vida mais plena.
A maioria das rodas tem entre 8 e 10 segmentos que representam categorias essenciais para uma existência saudável e equilibrada. A ideia por trás da roda da vida é atribuída ao pioneiro do desenvolvimento pessoal Paul Meyer, que fundou o Success Motivation Institute em 1960.
Apesar de muitas interpretações da roda da vida nos últimos anos, cada versão partilha o objetivo comum da transformação pessoal.
Para que serve a roda da vida?
A roda da vida é uma ferramenta de coaching frequentemente usada no início de um acompanhamento para ter uma visão geral de sua vida em um determinado momento.
O princípio deste exercício é obter uma visão clara do que está acontecendo nas diferentes partes de sua vida (trabalho, amor, dinheiro, família...) organizando-as, avaliando certos aspectos e, assim, mostrando-lhe o estado das coisas em um momento.
A filosofia por trás do processo é que a vida está conectada e devemos aspirar a ter equilíbrio em todas as áreas de nossa existência.
Portanto, não é tanto "equilíbrio entre trabalho e vida pessoal", mas reconhecer o trabalho como parte integrante da vida e, portanto, ter uma abordagem mais holística de como alcançamos o contentamento.
Se sentirmos que estamos falhando em uma parte de nossas vidas, isso terá um efeito adverso em nosso bem-estar geral e felicidade.
Em outras palavras, se deixarmos nossas amizades ou saúde se deteriorarem, é provável que tenha um impacto negativo em nosso desempenho no trabalho ou em nosso relacionamento com nosso parceiro.
Após uma avaliação, você pode facilmente colocar sua energia onde é importante para você e, assim, aumentar significativamente seu desenvolvimento.
Como usar a roda da vida?
Para usar a roda da vida, é necessário seguir alguns passos simples:
- Escolha 8 áreas da sua vida que são importantes para você e que deseja avaliar. Abaixo estão alguns exemplos:
- Família;
- Amizades;
- Vida social;
- Amor;
- Carreira;
- Trabalho;
- Finanças;
- Desenvolvimento Pessoal;
- Espiritualidade;
- Estudos;
- Saúde;
- Bem estar;
- Esporte;
- Contribuição para o mundo;
- Hobbies.
2. Pegue numa folha e desenhe um círculo. A partir do centro do círculo, desenhe linhas para cada um dos domínios escolhidos.
3. Para cada segmento do círculo, indique com uma cruz o seu nível de satisfação. 0 significa que você não está nada satisfeito e 10 que você está extremamente satisfeito.
4. Conecte os pontos. É então possível visualizar a satisfação que tem pela sua vida em geral, mas também por área particular. Em seguida, ordene cada área por ordem de importância.
Isso o ajudará a definir a prioridade das ações a serem tomadas, levando em consideração a importância pessoal de cada uma das áreas.
Como analisar a sua roda?
Fazer este exercício leva-o a refletir sobre a sua percepção da satisfação que sente atualmente com a sua vida.
Uma vida percebida como plenamente realizada, em todas as áreas escolhidas, é representada por um círculo com uma nota de 10 em todas as áreas.
Uma vida equilibrada é representada por um círculo com notas próximas em todas as áreas. Em relação às notas mais baixas, faça-se as seguintes perguntas:
- Estas notas são muito baixas? Se sim, qual é o motivo? Essas áreas impedem que você prospere porque você não prestou atenção a elas ou não cuidou de desenvolvê-las?
- As áreas às quais você dedica mais energia e tempo são as áreas mais prioritárias para você?
- Em que área você gostaria de se esforçar, gastar energia e tempo para melhorar sua vida?
- Qual área seria mais fácil de melhorar e lhe daria mais satisfação?
- Como se sente diante da sua roda? Você está satisfeito(a)?
- Você, consciente ou não, negligenciou alguns aspectos da sua vida?
Este exercício irá ajudá-lo a identificar as áreas para as quais você quer chamar sua atenção.
Como definir metas e objetivos com base nos resultados da roda da vida?
Olhe para a sua roda completa e concentre-se em sua forma. Como você pode criar uma roda de forma mais uniforme? Quais áreas da vida exigem mais do seu foco agora?
Agora é hora de definir metas para cada área da vida. Sim, você pode até definir pequenas metas para as áreas em que se classificou muito bem, porque sempre há espaço para crescimento! Aqui estão algumas ideias para você começar com o brainstorming:
Saúde física
- Exercício por 30 minutos, 3x por semana;
- Preparação da refeição para o almoço toda semana;
- Criar um cronograma de exercícios consistente;
- Experimentar uma nova forma de exercício, como ioga, pilates, zumba, etc;
- Beber 8 xícaras de água por dia;
- Tomar um multivitamínico diariamente.
Espiritualidade
- Fortalecer a vida de oração;
- Explorar novas práticas espirituais (cristais, incenso, meditação, etc.);
- Formar relacionamentos com outras pessoas que têm crenças espirituais semelhantes.
Relacionamentos
- Passar tempo com amigos próximos pelo menos duas vezes por mês;
- Fazer sua família se reunir uma vez por mês;
- Identificar as pessoas de quem você está mais próximo e faça um esforço para falar com elas com frequência e procure apoio quando precisar.
Criatividade
- Explorar uma nova ideia criativa;
- Praticar ativamente seu hobbie criativo algumas vezes por semana;
- Encontrar uma comunidade de pessoas que se consideram “criativas” e forme relacionamentos com elas.
Desenvolvimento Pessoal
- Explorar mais sobre o seu tipo de personalidade;
- Ouvir um podcast inspirador duas vezes por semana;
- Ler um livro de autoajuda por mês;
- Começar uma prática diária de mediação.
Visão Geral da Vida
- Criar um quadro de visão para refletir sobre o que você realmente deseja na vida;
- Refletir sobre seu progresso em direção aos seus objetivos todos os meses;
- Explorar diferentes oportunidades e possibilidades para a sua vida. Empurre-se para fora da sua zona de conforto.
Bem-estar Emocional
- Praticar o autocuidado por pelo menos 10 minutos diariamente;
- Criar um ritual de autocuidado;
- Tentar aconselhamento/terapia;
- Cercar-se de indivíduos positivos e com a mesma mentalidade.
Como a roda da vida pode ajudar na tomada de decisões?
Fundamentalmente, a roda de vida permite que as pessoas vejam imediatamente quais áreas de suas vidas podem precisar de melhorias.
A técnica da roda de vida oferece às pessoas uma visão de quão satisfeitas estão com sua vida nas principais categorias predefinidas, como saúde, finanças e relacionamentos.
É uma ferramenta que pode ser usada por qualquer pessoa e por todos, até mesmo pelos próprios treinadores em suas próprias vidas.
E não apenas uma vez, esta ferramenta pode ser usada em intervalos regulares para avaliar onde se está na vida em diferentes momentos e fases.
A roda da vida é uma metáfora que descreve o ciclo natural das coisas, e como todos os acontecimentos de nosso mundo estão interligados. Ela também pode ser usada para realizar uma análise ou julgamento sobre qualquer situação.
Embora não haja restrição ou regra sobre quando a Roda da Vida pode ou deve ser usada, prova ser bastante útil empregá-la antes da tomada de uma decisão.
Esta é uma ferramenta rápida e simples de usar, não apenas para ajudar a avaliar em qual área você precisa se concentrar imediatamente, mas também para descobrir se você está equipado para lidar com esse segmento da vida.