Gestão de Projetos

28/07/2019

Última atualização: 31/10/2022

Como o SCRUM é utilizado em projetos na Saúde, Educação e Marketing?

Como o SCRUM está transformando a Saúde, Educação e Marketing?

A transformação digital está remodelando o mundo do trabalho. Da Internet das Coisas (IoT) à análise de dados, à nuvem, mobilidade e inteligência artificial (IA), as tecnologias disruptivas estão permitindo que as organizações mudem fundamentalmente como operam e entregam valor aos clientes. É aí que o Scrum entra.

Mas à medida que a concorrência global aumenta, também aumentam as demandas por retornos mais rápidos, plataformas fáceis de usar e metas flexíveis. Eis o Scrum. Uma vez restrito ao domínio dos desenvolvedores de software, hoje Scrum evoluiu além do departamento de TI. Agora, as organizações de saúde, educação, manufatura e muitas outras indústrias estão adotando o Agile - com resultados impressionantes para corresponder.

De acordo com uma pesquisa da Forbes Insights, as organizações que conseguem obter maior agilidade obtêm recompensas abundantes. Entre eles estão o tempo de comercialização mais rápido (relatado por 60% dos entrevistados), inovação mais rápida (59%), melhores resultados não financeiros, como experiência do cliente e qualidade do produto (58%), e aumento do moral dos funcionários (57%).

Todo CEO brilha o olho na hora que tem sob sua gestão um time capaz de resolver os problemas e aprender ao longo do caminho do projeto. Não é só definir escopo bem feito, mas utilizar fluxograma, ciclo PDCA ou até implantar nos projetos o conceito Lean do Just in Time. É sobre isto que o Scrum vai ajudar sua equipe à fazer.

Healthcare: Mantendo o Ágil Vivo e Bem

As organizações de saúde estão adotando cada vez mais tecnologias novas e inovadoras, como aplicativos baseados na web. De plataformas de comunicação clínica a ferramentas de monitoramento de saúde, os aplicativos da Web podem ajudar a melhorar o atendimento ao paciente e aumentar a eficiência dos negócios.

Mas o desenvolvimento de aplicativos para o setor de saúde pode ser desafiador, se não impossível, ao usar metodologias tradicionais. Projetos atribuídos a apenas uma pessoa podem levar meses para serem concluídos. Além disso, as operações em silos podem impedir que especialistas em privacidade e segurança de dados compartilhem conhecimento especializado. Os resultados são pouca cobertura de habilidades, múltiplos pontos de falha e baixa moral dos funcionários.

Felizmente, o Scrum pode capacitar as equipes para dividir o trabalho como entenderem, incentivando ao mesmo tempo maior colaboração e proporcionando maior visibilidade do progresso de um projeto. Os benefícios são de longo alcance, incluindo redução de tempo para fornecer novos recursos, melhor cobertura de habilidades em todo o Time Scrum e produtos de maior qualidade, já que as revisões pós-sprint permitem que quaisquer defeitos sejam identificados anteriormente no processo.

Lembre-se, melhorar a saúde é salvar vidas. Não há espaço para erro aqui, e os processos que ajudam podem e devem ser implementados. Em geral, o Scrum traz os seguintes benefícios para a mesa.

Feedback rápido e regular: crucial para determinar o que é aceitável e o que não é. Isso é ainda mais importante quando o ciclo de desenvolvimento envolve a adesão a um marco regulatório. O Scrum na verdade acelera o ponto em que a auditoria interna pode acontecer para melhor garantir a conformidade regulatória.

Tempo acelerado de implementação: trata-se de salvar vidas primeiro - embora a vantagem competitiva possa ser um benefício adicional.

Monetização mais rápida: tornar lucrativos os serviços de saúde com qualidade resultará em mudanças mais rápidas e mais fáceis de adotar.

Maior retenção de talentos

Menos defeitos no produto

O Scrum é necessário no setor de saúde para ajudar a promover mudanças que apoiem a tomada de decisões clínicas dentro de atendimento ao paciente altamente eficaz e administração de negócios. Tudo isso existe enquanto também continua em conformidade com as exigências em constante mudança das agências reguladoras.

Educação: Obtendo a atenção dos princípios do Scrum

Até mesmo as instituições educacionais tradicionais enfrentam agora uma concorrência crescente. As escolas se multiplicaram e o ensino à distância aumentou drasticamente em popularidade. Essa é uma das razões pelas quais o Agile nas escolas ajuda professores e alunos a prosperar.

Então, como o Scrum pode ser aplicado na sala de aula? A Escola Preparatória Grandview, uma escola particular de ensino fundamental e médio na Flórida, iniciou a implantação do SCRUM para descobrir novas formas de apoiar o aprendizado centrado no aluno e um envolvimento mais profundo.

Para implementar princípios e práticas ágeis na sala de aula, o Grandview começou a usar quadros brancos ou folhas grandes de papel para dividir as tarefas semanais em colunas intituladas Fazendo ou AprendendoBloqueado e Feito . Em seguida, os professores forneceram metas de aprendizado e fizeram os alunos visualizarem como poderiam alcançá-los, usando o quadro e acompanhando seu progresso com notas adesivas.

Para manter os alunos responsáveis pelos seus Learning Canvas, também conhecidos como quadros Scrum, eram exibidos na parede para os alunos visualizarem, interagirem e comentarem. Os professores imediatamente viram uma maior colaboração, comunicação e transparência entre os alunos e funcionários. De fato, uma pesquisa da Grandview de 2017 com 16 professores revelou que todos, exceto um, começaram a usar o Learning Canvas na sala de aula.

“[Por meio do Agile], os alunos estão aprendendo a direcionar seu próprio aprendizado de forma colaborativa”, disse um dos professores. “Os alunos não estão apenas aprendendo conteúdo, mas estão aprendendo a adaptar-se e a trabalhar verdadeiramente juntos, o que os tornará prontos para o futuro.”

Marketing: Campanha por melhores resultados

Com seus tesouros de dados de consumo, a indústria de marketing é a combinação perfeita para os princípios do Scrum. Se você pensa em marketing, pensa em dados, o que significa que é tudo sobre aprendizagem. E o Scrum, no fundo, é uma estrutura de aprendizado. Não se trata apenas de fazer o trabalho mais rápido. É realmente sobre como aprendemos o mais rápido possível, se estamos fazendo a coisa certa ou a coisa errada? E então, como nos adaptamos com base nisso? '”

Por exemplo, confiando nos processos iterativos do Scrum, um departamento de marketing pode validar e testar hipóteses para determinar por que os clientes realmente desejam um determinado produto e como uma série de mensagens mais direcionadas pode aumentar a receita.

Uma solução para interrupções - em diferentes verticais

Graças às tecnologias disruptivas, como nuvem e aplicativos móveis, as barreiras à entrada em quase todos os setores estão desaparecendo rapidamente. Mas embora seja mais fácil para as organizações começarem a trabalhar na era digital, obter os produtos e serviços certos para fora da porta é mais difícil do que nunca. O Scrum pode aumentar a probabilidade de sucesso, permitindo que todos os setores incentivem a colaboração, lidem com situações complexas rapidamente e se adaptem às tendências do mercado.