Blog

19/07/2015

Última atualização: 14/06/2024

SWOT Pessoal: o remédio contra crise

Qual a origem da Matriz SWOT?

Há certa controvérsia, pois tanto Albert Humphrey da Stanford University como George Albert Smith Jr e C Roland Christiensen da Harvard University são mencionados como autores. E quando começou a ser aplicada? Foi na década de 50 que Kenneth Andrews, também de Harvard, começou a utilizar a modelo de analise SWOT que utilizamos hoje, por meio do preenchimento de uma matriz. E para que podemos utilizá-la? Para elaborarmos um diagnóstico estratégico sobre como estamos (pontos fortes e fracos) e para onde iremos (oportunidades e ameaças).

Gostaríamos de convidá-lo a elaborar um SWOT pessoal. Quais sãos os seus pontos fortes e fracos? E quais são as oportunidades e ameaças que você enxerga? Num ano de crise como 2015, elaborar uma análise SWOT irá ajuda-lo na elaboração de um plano que aumentará muito suas chances de sucesso. E como fazer isto? Vamos lá.

 A primeira coisa para definirmos uma boa estratégia é determinarmos o objetivo ou meta. Qual nosso objetivo ou meta? Depois, fazemos a análise SWOT preenchendo a Matriz. Em seguida, identificamos as forças e os principais indicadores para medirmos o sucesso de nossa estratégia, ou seja, quais KPIs nos dirão se alcançamos nossa meta ou objetivo. Somente depois destas 3 ações nós elaboraremos o plano de ação para batermos a meta. Agora, vamos focar "no como" preencher a Matriz SWOT.

Quais são os principais passos da Matriz SWOT?

Passo 0: defina seu objetivo. O que queremos realizar? Depois, defina seus KPIs que medirão seu objetivo. Como saberemos que a mudança é uma melhoria?

Passo 1: colete as informações. Liste suas fortalezas atuais. Depois, liste suas fraquezas. Seja sincero. Evite a falsa modéstia ou o excesso de confiança. Para coletar os dados você pode conduzir entrevistas individuais ou fazer um brainstorming em grupo. Eu gosto de utilizar um pouco de cada. Para ajuda-lo, elabore um questionário antes de conduzir a entrevista individual ou em grupo. No SWOT pessoal a dica é elaborar algumas questões sobre sua atividade profissional.

Passo 2: liste todas as oportunidades que existem no futuro. Oportunidades são fortalezas em potencial. Se você aproveita as oportunidades aqui listadas, consegue criar uma nova fortaleza no futuro. Depois preencher com as fortalezas, faça o mesmo para as ameaças. Lembre-se que as ameaças podem ser suas fraquezas futuras.

Passo 3: revise a sua Matriz SWOT e elabore um plano de ação para alcançar suas metas e objetivos que leve em conta todas as quatro perspectivas.

Como mapear as suas forças?

Considere isso a partir de sua própria perspectiva, e do ponto de vista das pessoas ao seu redor. E não seja modesto ou tímido - seja o mais objetivo possível. Conhecer e usar seus pontos fortes pode torná-lo mais feliz e mais satisfeito no trabalho.

Como mapear as suas fraquezas?

Novamente, considere isso de uma perspectiva pessoal/interna e uma perspectiva externa. As outras pessoas veem deficiências que você não vê? Os colegas de trabalho sempre superam você em áreas-chave? Seja realista - é melhor enfrentar todas as verdades desagradáveis o mais rápido possível.

Como mapear as suas oportunidades?

Você pode encontrar oportunidades úteis no seguinte:

Eventos de rede, aulas educativas ou conferências.

Além disso, importante, veja seus pontos fortes e pergunte a si mesmo se estes abrem oportunidades - e olhem suas fraquezas e se perguntam se você pode abrir oportunidades, eliminando essas fraquezas.

Como mapear as suas ameaças?

Realizar essa análise geralmente fornecerá informações importantes - pode apontar o que precisa ser feito e colocar os problemas em perspectiva.

Quer mais ajuda para sua SWOT pessoal?

Se você tiver dificuldade em definir quais são as oportunidades pessoais para você, sugiro o uso de uma metodologia chamada Effectuation. Esta metodologia nos diz que suas oportunidades virão do que você sabe fazer, das pessoas que você conhece e dos ativos que você possui. É muito comum as pessoas lerem em alguns jornais ou sites que determinado setor da economia está bombando e listarem-no como oportunidade.

Não recomendo, pois se você não possuir contatos neste setor, não saber como este funciona e não possuir os ativos que este valoriza, o risco de fracasso será muito grande. Por isto, quando for listar suas oportunidades pense em quem você conhece e o que eles precisam. Depois, leia suas fortalezas e tente conectá-las ao atendimento das necessidades dos seus conhecidos. Isto dá muito certo.

Lembro que em 2006, minhas fortalezas eram tempo, capacidade de aprendizado, paixão por matemática, por ensinar e análise de dados. Aí, pesquisei junto aos meus conhecidos quais eram suas necessidades. Descobri que um de meus amigos precisava indicar um aluno para o núcleo de análise de dados e melhoria de processos de minha universidade. Como requisitos da vaga, o cara tinha de ser focado, ter vontade aprender e estar disposto a ganhar um salário abaixo do mercado durante 2 a 3 anos.

Entrei de cabeça. Fiz meu Green Belt, Black Belt e Master Black Belt no Núcleo. Conduzi, nestes 9 anos, mais de 100 projetos de melhoria e treinei mais de 1000 profissionais na área. Pude aproveitar todas as minhas fortalezas nesta simples oportunidade que meu amigo me indicou. Mão a obra! Faça sua SWOT e mergulhe no seu plano! Compensa.

Quer um exemplo SWOT pessoal?

Como seria uma avaliação SWOT pessoal? Analise esta análise SWOT para Marco, um gerente de publicidade.

Quais as Forças do Marco?

Quais as Fraquezas do Marco?

Quais as Oportunidades do Marco?

Quais as Ameaças do Marco?

O que Marco fez com a análise?

Como resultado da realização desta análise, Marco dá um passo ousado de se aproximar de seu colega Simon sobre a licença de maternidade do diretor artístico. Marco propõe que ele e Simon cubram os deveres do trabalho, trabalhando juntos e cada um usando seus pontos fortes. Para sua surpresa, Simon gosta da ideia. Ele sabe que ele apresenta muito bem, mas ele admite que ele geralmente está impressionado com as ideias criativas de Marco, que ele sente são muito melhores do que a maioria dele.

Ao trabalhar em equipe, eles têm a chance de fazer com que seus clientes menores se sintam ainda melhor com o serviço que estão recebendo. Isso aproveita a fraqueza de seus competidores nesta área.

Quer aprender mais ainda?