Cinco principais tendências ágeis em 2020
As metodologias ágeis estão focadas em fornecer recursos rapidamente, adaptando-se ao feedback instantaneamente e agregando valor a todas as etapas do ciclo de vida. Em 2020, esperamos ver uma tendência importante no ágil que influenciará a maneira como as empresas desenvolvem, testam, entregam e interagem em seus produtos de software que estão revolucionando as formas de consumo, como plataformas on-line e aplicativos. As empresas de desenvolvimento de software, inovação e reengenharia que buscam aumentar sua agilidade estão se concentrando cada vez mais em alinhar sua abordagem aos princípios ágeis. Vamos analisar as cinco principais tendências ágeis que mais impactarão as organizações este ano.
Rastreamento de entrega de valor comercial
Uma das tendências ágeis mais importantes em 2020 será gerenciar e rastrear a entrega de valor comercial. Ao seguir esse caminho, permite que as organizações de desenvolvimento selecionem as prioridades certas e comemorem os sucessos certos. Na verdade, isso foi desenvolvido e já está sendo aplicado, porém agora, ganhou uma proporção muito maior.
À medida que o ágil se torna cada vez mais incorporado às estratégias das organizações, as partes interessadas estão começando a dar um passo atrás para observar as maneiras pelas quais o ágil está agregando valor e tentando obter mais visibilidade de onde a organização está se destacando ou paralisando.
O Gerenciamento do mapa de fluxo de valor (VSM) é uma maneira de rastrear uma entrega. Ele permite que uma organização veja como, quando e para quem está agregando valor. Também pode mostrar o quão perto da entrega está uma solicitação específica. Pode-se ver o quanto a metodologia ágil está agindo em termos de logística.
Você pode conferir os cursos de VSM e Lean Logistics na Plataforma EAD FM2S.
Gerenciamento de portfólio Lean
Tradicionalmente, cada linha de negócios desenvolvia sua própria estratégia anual e usava seu orçamento para contratar e financiar os projetos sob seu alcance. Os backlogs eram criados com frequência convertendo documentos de requisitos existentes em histórias de usuários, para que as equipes de desenvolvimento pudessem "usar ágil".
Ao usar processos de agilidade comercial no nível de portfólio, você tem mais visibilidade e colaboração, o que permite que suas várias estratégias se alinhem a uma visão comum. O orçamento por fluxo de valor, e não por projeto, permite uma estrutura organizacional que otimizará todo o sistema. O financiamento e a governança usando princípios Lean e ágeis permitem orçamentos dinâmicos alinhados aos resultados.
O gerenciamento de portfólio começa com os executivos concordando com estratégias, objetivos, resultados e principais resultados de alto nível que ajudam suas organizações a medir e atingir suas metas estratégicas. O trabalho é dividido em recursos e, finalmente, histórias de usuários alinhadas com a estratégia de alto nível.
Planejamento trimestral, alinhamento, transparência, colaboração e mensuração de resultados alinhados com a estratégia são práticas que podem ser novas para uma organização. A cultura também deve ser aquela que define a estratégia e capacita a equipe a tomar mais decisões sobre como implementar. A organização deve se tornar Lean (enxuta) em seus processos, eliminando coisas como longas cadeias de aprovação ou outros gargalos.
Torne-se um especialista Lean. Conheça a formação Lean FM2S em nossa Plataforma EAD.
Engenharia de Qualidade
Bem como o Lean Manufacturing aplicado ao gerenciamento de Projetos é uma das tendências ágeis deste ano para dar agilidade ao desenvolvimento de novos produtos/softwares/serviços, o Seis Sigma é outra que faz parte da engenharia e confere qualidade por meio da estatística. Testar em um ambiente ágil requer engenharia de qualidade e não garantia de qualidade. A diferença é que a engenharia da qualidade envolve testes contínuos do produto e processos, ao mesmo tempo em que alavanca fortemente a automação. Ele garante que o produto seja submetido a testes eficazes para remover erros.
Em uma abordagem convencional de desenvolvimento seja ele de um serviço/produto ou até mesmo um software, o teste é um gargalo no processo de lançamento. Como as agendas geralmente são compactadas, os testadores tradicionalmente têm menos tempo para realizar seus trabalhos e encontrar problemas. Os testadores também têm tempo para colaborar com os desenvolvedores da interface do usuário e da API para verificar a usabilidade do software antes que ele seja construído.
DevOps
Falando agora especificamente para desenvolvimento de softwares, que é uma das grandes tendências ágeis para 2020, DevOps é um conjunto de práticas específicas que combina desenvolvimento de software e operações de tecnologia da informação que visam reduzir o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e fornecer entrega contínua com alta qualidade de software. É baseado nos conceitos de gerenciamento enxuto e na obtenção eficaz de desenvolvimento e operações. Ele procura remover o desperdício do ciclo de vida de desenvolvimento de software e acelera a entrega do software.
O Agile e o DevOps juntos podem melhorar a comunicação e a colaboração gerais da equipe para reduzir falhas e atrasos de software. O DevOps integra testes contínuos no processo de desenvolvimento e entrega para garantir que o código de qualidade seja produzido continuamente.
Agilidade em Recursos humanos
Embora qualquer organização se beneficie da mudança para uma mentalidade e práticas ágeis, o RH prosperará especialmente em uma cultura ágil. Práticas de contratação, funções, planos de carreira, cultura, gerenciamento de desempenho e treinamento são todas as áreas que precisam ser atualizadas para se alinhar aos valores e princípios ágeis.
Os princípios ágeis promovem uma cultura na qual há segurança em assumir riscos e inovar. As aulas de liderança enxuta e ágil ensinam os líderes a praticar técnicas de liderança servidora nas quais apoiam e capacitam, em vez de atribuir ou controlar o trabalho daqueles que se reportam a eles.
A menos que toda a organização compreenda as expectativas dos líderes, pode haver confusão e frustração quando as pessoas tentam descobrir as expectativas de seus papéis.
Sem uma mudança cultural e de mentalidade praticada pelos líderes do mais alto nível, a verdadeira transformação ágil dificilmente terá êxito.
Aproveite para conhecer o curso de Liderança para novos gestores em nossa Plataforma EAD.
Conclusão
Uma transformação completa e ágil requer uma mudança de pensamento para toda uma empresa. Agilidade não é simplesmente uma questão de seguir diretrizes em uma estrutura ou aprender um novo conjunto de termos de vocabulário para gerenciamento de projetos. É uma mudança de mentalidade que afeta a maneira como todas as pessoas da organização trabalham.
No coração de uma cultura ágil está a disposição de continuar aprendendo e se adaptando para melhorar. A cultura e a mentalidade abrangem coisas como colaboração, transparência, pensamento crítico, trabalho em equipe, aprendizado e crescimento.
Não se esqueça de entender seus clientes, agregar valor rapidamente, obter feedbacks e repetir o ciclo de desenvolvimento que é o alvo do seu negócio. Esses são todos os conceitos que podem ser usados em TI, gerenciamento de produtos, gerenciamento de portfólio, RH ou realmente, qualquer outro domínio, daí vem a importância de se estudar as tendências ágeis para 2020.
A chave em manter-se ágil e não perder o foco e o objetivo está em responder frequentemente a seguinte questão: quais são os resultados que estamos buscando e como nosso trabalho está contribuindo para alcançar esses resultados?
Sabendo da importância da metodologia ágil, recomendamos os nossos cursos de metodologias ágeis e especialista scrum. Não perca tempo e confira!