Tipos de indicadores em projetos de melhoria
O que são indicadores de melhoria?
Indicadores de melhoria são fundamentais para avaliar o desempenho em projetos de melhoria ou identificar oportunidades de melhoria. Os KPI (key performance indicator ou indicador-chave de desempenho) são métricas quantitativas e qualitativas que nos permitem medir desempenho de um projeto ao longo do tempo. Sua importância é devido a sua capacidade de permitir monitorar o progresso do projeto, identificar desvios em relação aos objetivos estabelecidos e tomar ações para corrigir esses desvios.
Por que usar indicadores em projetos de melhoria? Qual a importância em utiliza-los?
Ao aplicar projetos de melhoria na sua empresa, você precisa saber se ele trouxe resultados benéficos como, otimização do takt time, identificar oportunidades de melhoria, ajudar na tomada de decisão, entre outros. É fundamental o uso de indicadores para avaliar se todas as melhorias do projeto trouxeram os resultados esperados e onde mais precisa ser melhorado ou corrigido. Os indicadores possibilitam que os gestores visualizem o progresso do projeto, identifiquem eventuais problemas e tomem decisões mais precisas e embasadas.
Os indicadores também são importantes para garantir que os esforços da empresa estejam alinhados com seus objetivos estratégicos. Com base nos indicadores, é possível ajustar as ações em andamento ou até mesmo repensar a estratégia do projeto, caso necessário.
Além disso, a utilização de indicadores ajuda a aumentar a transparência do projeto, permitindo que todos os envolvidos tenham acesso às informações e resultados alcançados. Isso ajuda a manter a equipe motivada e engajada com o projeto, além de facilitar a comunicação entre os membros da equipe e com outras áreas da empresa.
Quais os tipos de indicadores?
Cada projeto de melhoria requer que indicadores sejam definidos de acordo com o objetivo do projeto, para que os dados certos sejam coletados para depois serem estudados. Existem três tipos de indicadores em projetos de melhoria: indicadores de resultado, que estão ligados ao atendimento da necessidade do cliente; indicadores de processo, que estão relacionados com a caminhada para alcançarmos os resultados e; indicadores de equilíbrio, que são os nossos contra indicadores.
Indicadores de resultado
Indicadores de resultado nos dizem onde vamos chegar. Respondem diretamente a segunda pergunta e nos diz se as mudanças estão de fato levando à melhoria. Estes são os indicadores que você quer impactar. Dizem como está desempenhando o sistema: qual o resultado final. Estes indicadores também são chamados de itens de controle.
Exemplos de indicadores de resultados:
- Para a qualidade: número de unidades defeituosas.
- Para os sistemas de medição: reclamações a cada 1000 produtos.
- Para a vida pessoal: vezes em que chega atrasado em uma reunião.
- Para um processo de vendas: vendas realizadas por mês.
Indicadores de processo
Indicadores de processo nos dizem se estamos fazendo o que planejamos para chegar aos resultados. Para chegar onde queremos com nossos sistemas, devemos executar as mudanças em nossos processos, não apenas planejá-las. Estaria o processo se comportando de maneira esperada? É isso que nos dirá os indicadores de processo. Iremos discutir mais a fundo a questão de sistemas, processos e procedimentos na etapa do Measure, do Define.
Exemplos de indicadores de processos:
- Para qualidade:
- Porcentagem de operadores treinados no novo procedimento.
- Porcentagem de máquinas calibradas na linha de produção (note que estes dois indicadores impactam no indicador de resultado).
- Para sistemas de medição: nível de precisão das máquinas.
- Para a vida pessoal: vezes que coloca seu despertador para despertar.
- Para um projeto de vendas: número de ligações realizadas.
Indicadores de equilíbrio
Por fim, os indicadores de equilíbrio são nossos contra indicadores. Não podemos melhorar uma parte do sistema e piorar outra. Temos que ter boas medidas para sinalizar se não estamos afetando negativamente o sistema. Exemplos de indicadores de equilíbrio:
- Para a qualidade: número de inspeções.
- Para um sistema de medição: tempo gasto com calibrações.
- Para a vida pessoal: número de erros ocasionados pelo estado de desatenção provenientes da necessidade de acordar mais cedo todos os dias.
- Para um projeto de vendas: número de descadastro em campanhas de e-mail marketing.
Quais são os desafios comuns associados à indicadores?
Ao medir o desempenho utilizando indicadores, é muito comum se deparar alguns desafios, que inclui o seguinte:
- Definição clara de objetivos;
- Escolha dos indicadores;
- Estabelecer metas;
- Comunicação eficaz;
- Disponibilidade de dados;
- Monitoramento constante.
Portanto, para tornar os desafios citados, é necessário ter o conhecimento dos processos de sua empresa e todos os envolvidos, deve haver metas e objetivos bem definidos, os processos chave, os drivers do desempenho e as competências básicas exigidas pelos funcionários precisam ser identificados antes que uma medição efetiva do desempenho possa ser alcançada.
Para você entender melhor o que são indicadores, como escolher os certos para o seu projeto, como gerenciar as pessoas envolvidas e seus processos, confira nossa certificação Lean Six Sigma Green Belt.