Visualização de dados

23/03/2020

Última atualização: 31/10/2022

Power BI Desktop: como utilizá-lo e sua interface

Antes de abordar o Power BI desktop, é válido relembrar que o Power BI é um software que veio para mudar ações de gestão consolidadas desde os primórdios da computação. Sempre foi muito comum a utilização de diversos arquivos para realizar controles em uma empresa, como por exemplo planilhas, documentos, tabelas, gráficos e muitos outros. Dessa forma, ao longo do processo de tomada de decisão, gastava-se mais tempo procurando dados do que propriamente pensando na decisão que deveria ser tomada.

Nesse sentido, foi desenvolvida uma extraordinária ferramenta de BI (Business Intelligence), responsável por tratar e organizar dados visualmente para a criação de dashboards: o Microsoft Power BI. Sua principal função é otimizar o processo de interpretação independente da quantidade de dados a fim de preparar a tomada de decisão. Assim, a informação que antes necessitava de mais de 5 arquivos, é possível de ser extraída com apenas um clique.

Neste artigo, confira o que é Power BI e como utilizá-lo, além de alguns detalhes sobre a sua interface, funções e vantagens. Mas antes, disponibilizamos gratuitamente o E-book de Power BI FM2S:

Mas o que é BI - Business Intelligence?

Business Intelligence é o conjunto de tecnologias que permitem às empresas analisar dados em benefício de suas tomadas de decisão.

O termo Business Intelligence (BI) refere-se a aplicativos, infraestruturas, ferramentas e práticas que fornecem acesso a informações. Além disso essas ferramentas analisam essas informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho de uma empresa. Em outras palavras, Business Intelligence é o processo de análise de dados orientada por tecnologia para descobrir informações que podem ser usadas para ajudar os líderes de negócios e outros usuários finais a tomar decisões mais informadas.

Quer saber mais sobre BI, confira também:

O que é Power BI?

Power BI é um software de Business Intelligence desenvolvido pela Microsoft. Através de um conjunto de serviços chamado Microsoft 365, é possível obter, tratar e editar dados, além de criar painéis e relatórios interativos para realizar análises e obter insights a fim de orientar o processo de tomada de decisão.

O software opera através de um conjunto de serviços e aplicações que trabalham para transformar dados em informações visuais, atrativas e personalizáveis. Além disso, permite o compartilhar e acessar de maneira prática essas informações.

Assim, é possível também construir dashboards, gerando uma visão totalmente ampla de todos os KPIs importantes da sua empresa, além de acompanhá-los em tempo real.

Aproveite para conhecer a formação em visualização de Dados, disponível na assinatura FM2S. Com ela você tem acesso aos cursos de Power BI, Power BI 2 além do curso de como Elaborar Dashboards. Deixamos abaixo uma introdução do curso de Power BI:

 

Como posso utilizar?

O Power Bi não é famoso somente pelos layouts de visualização de dados. Ele também possui uma disponibilidade de utilização em três formas diferentes:

Assim, o usuário pode trabalhar da maneira que lhe for mais agradável.

Uma sugestão utilizada por muitos profissionais é criar o seu dashboard utilizando o Power BI Desktop e publicá-lo através do serviço do Power BI. Em seguida, você pode compartilhar o seu painel com outros usuários para que eles também possam extrair informações dos seus dados.

Power BI Desktop: interface

Uma vez que compreendemos o que é Power BI e suas três formas de uso, vamos explicar aqui um pouco mais sobre como o programa funciona para você se familiarizar com a ferramenta.

O Power BI Desktop é uma ferramenta que permite ingerir, transformar, integrar e enriquecer seus dados. Conectando-se a todas as suas fontes de dados, o Power BI Desktop simplifica a avaliação e o compartilhamento de dados com dashboards escaláveis, relatórios interativos, recursos visuais incorporados e muito mais.

Após aberto o programa, você vai se deparar com quatro áreas com funções diferentes conforme a figura 1:

[caption id="attachment_26687" align="aligncenter" width="600"] Figura 1. Tela inicial do Power BI Desktop[/caption]

  1. Barra de ferramentas: localizada na parte superior da tela, consiste em uma interface gráfica que permite uma ação rápida do usuário. Dessa forma, será através dela que você vai inserir seu conjunto de dados, mudar para a tela de edição e utilizar muitas outras funções exclusivas do Software;
  2. Power View: o power view é a parte central em branco onde você irá montar o seu dashboard selecionando os estilos de tabelas e gráficos disponíveis na barra de visualizações, localizada à direita do power view;
  3. Barra lateral esquerda: nesta barra você consegue alternar entre o power view, as tabelas que estão “nos bastidores” do seu dashboard e a conexão entre elas;
  4. Barra de edição: nesta área ficam localizados os tipos de gráficos e também a aba de formatação dos mesmos. Assim, através desta barra também é possível importar dados de diversas fontes como Phyton, R e até mesmo da internet.

Quais são as vantagens de usar o Power BI?

Deseja capacitar sua organização com a finalidade de tomar decisões confiantes com análises de última hora? Obter análise de self service em escala empresarial? Conheça já o curso de Power BI disponível na Assinatura FM2S!

Principais diferenças entre as versões gratuitas e pagas

Importação de dados

Todas as versões do Microsoft Power BI permitem que você retire dados de mais de 70 tipos de fontes diferentes. Isso abrange desde bancos de dados à arquivos de diferentes formatos. Apenas para a licença Power BI paga é possível inserir controles e APIs.

Carregamentos

Os usuários da versão business podem usar até 48 cargas diárias a depender do tipo de acordo com os servidores da Microsoft. Por outro lado, para os que utilizam das versões gratuita ou pro, são permitidas no máximo 8 cargas por dia.

Conexão com outros aplicativos

Apenas nas versões pagas do software é possível interagir com outros aplicativos com o Google Analytics, Salesforce, Microsoft Dynamics e muitos outros.

Dados do Excel

Apenas as versões pagas é que permitem a interação de dados com o Microsoft Excel através do MS Publisher, mas todas as versões permitem a exportação de dados para o Excel.

Ainda assim há recursos disponíveis como os visualização em dispositivos móveis e de publicação direta na web, assim a informação fica acessível apenas para os que tiverem o link que foi gerado.

Esperamos ter lhe ajudado com este tutorial. Não se esqueça de acessar a nossa Plataforma EAD e conheça em nossa formação em visualização de dados os cursos Power BI e Como Elaborar Bons Dashboards da FM2S.

Leia mais no blog: