Empresarial e negócios

04/07/2024

Microsoft: conheça a história e lições

A Microsoft Corporation é uma empresa de tecnologia americana sediada em Redmond, Washington, que apoia a invenção, fabricação e licenciamento de bens e serviços relacionados à computação. 

Foi registrada no Novo México em 1976, após ser formada no ano anterior por dois amigos de infância. 

Veja como a Microsoft foi fundada e um breve resumo da história da empresa.

História da Microsoft

O início

Antes de Paul Allen e Bill Gates co-fundaram a Microsoft, eles eram ávidos geeks de computador em uma época em que o acesso a computadores era difícil de encontrar

Allen e Gates até faltaram às aulas do ensino médio para viver e respirar na sala de computadores da escola. Eventualmente, eles hackearam o computador da escola e foram pegos, mas em vez de serem expulsos, eles receberam tempo ilimitado de computador em troca de ajudar a melhorar o desempenho do computador da escola.

Com a ajuda do sócio Paul Gilbert, Gates e Allen administraram sua própria pequena empresa, a Traf-O-Data, enquanto estavam no ensino médio e venderam um computador para a cidade de Seattle para contagem de tráfego da cidade.

Bill Gates, abandono de Harvard

Em 1973, Gates deixou Seattle para cursar a Universidade Harvard como um pré-estudante de direito. No entanto, o primeiro amor de Gates nunca o deixou, pois ele passou a maior parte do tempo no centro de computação de Harvard, onde continuou aprimorando suas habilidades de programação. Logo Allen se mudou para Boston também, trabalhando como programador e pressionando Gates a deixar Harvard para que pudessem trabalhar juntos em tempo integral em seus projetos. Gates não tinha certeza do que fazer, mas o destino interveio.

O Nascimento da Microsoft

Em janeiro de 1975, Allen leu um artigo na revista Popular Electronics sobre o microcomputador Altair 8800 e o mostrou a Gates. Gates ligou para a MITS, fabricante do Altair, e ofereceu seus serviços e os de Allen para escrever uma versão da nova linguagem de programação BASIC para o Altair.

Após oito semanas, Allen e Gates demonstraram seu programa para a MITS, que concordou em distribuir e comercializar o produto sob o nome Altair BASIC. O acordo inspirou Gates e Allen a formarem sua própria empresa de software. Assim, a Microsoft foi iniciada em 4 de abril de 1975 em Albuquerque, Novo México — a casa da MITS — com Gates como o primeiro CEO.

Para onde a Microsoft pode chegar a partir daqui?

A reputação da Microsoft por sua relutância em abraçar mudanças é bem merecida, mas a empresa parece estar avançando com um renovado senso de propósito sob o olhar atento de Nadella. Para onde a Microsoft poderia ir a partir daqui?

1. Maior integração entre GitHub e Azure

A Microsoft finalmente percebeu que a nuvem é onde a batalha pelo domínio será travada. Como tal, é inevitável que a Microsoft aproveite sua aquisição do GitHub para atacar os serviços Amazon Web Services e Google Cloud agressivamente.

2. Ênfase renovada na pesquisa por voz

A Microsoft nunca teve muita sorte com seu negócio de busca, mas a empresa está jogando o jogo longo com tecnologias emergentes, como busca por voz. É provável que vejamos investimento contínuo em voz da Microsoft de uma perspectiva técnica (ou seja, mais melhorias/desenvolvimento da Cortana), bem como mais aquisições potenciais de empresas emergentes no espaço de voz.

3. Defesa vigorosa do seu negócio empresarial

O software da Microsoft pode ser impopular com a maioria dos consumidores, mas a empresa mantém um controle de ferro sobre a empresa graças ao domínio do Office. Embora a Microsoft provavelmente amplie seus horizontes nos próximos anos, ela terá que trabalhar duro para manter seu domínio sobre a empresa, especialmente à luz da competição agressiva de startups como a Box.

Ficou interessado no assunto? Explore também o curso gratuito de Fundamentos da Gestão e Liderança da FM2S! Uma oportunidade imperdível para adquirir uma visão completa sobre as competências essenciais de um líder.

Explore tópicos cruciais como conceitos de liderança e gestão, práticas eficazes, contexto histórico da liderança e temas atuais como ESG, diversidade e inclusão, e governança corporativa. Entenda como a liderança servidora se integra nas organizações modernas, promovendo um ambiente onde todos são valorizados e ouvidos.

Ideal para aspirantes a cargos de liderança, este curso equipa você com o conhecimento necessário para gerir processos e projetos, e ensina a liderar com empatia, integridade e um compromisso genuíno com o desenvolvimento da equipe.

Não perca essa chance de transformar sua carreira!

Além disso, para aqueles interessados em aprofundar ainda mais suas habilidades analíticas e operacionais, a integração de conceitos de Black Belt e Green Belt pode ser explorada, aplicando técnicas de Lean Six Sigma para otimizar os processos de análise de dados e gestão.

3 lições que podemos aprender com a Microsoft

O mundo é um lugar muito diferente do que era quando Gates e Allen fundaram a Microsoft em 1975, mas ainda há muitas lições valiosas a serem aprendidas na jornada da Microsoft.

1. Participação de mercado é igual a longevidade

A Microsoft nunca quis ser a melhor empresa de software — apenas a maior. A busca incansável da empresa por participação de mercado deu à empresa a influência e os recursos necessários para enfrentar as várias tempestades dos anos 90 e 2000.

Sem esse domínio inicial do mercado, a empresa talvez não tivesse sobrevivido a tantos erros.

Pense no seu produto e no lugar dele no seu setor e responda às seguintes perguntas:

2. Conheça seu comprador

Apesar de sua ampla adoção e impressionante penetração de mercado, os produtos da Microsoft nunca foram particularmente populares entre os consumidores. A empresa, no entanto, sempre conheceu intimamente seu comprador ideal — gerentes, não usuários finais. Esse conhecimento é essencial, especialmente para empresas que operam em mercados altamente competitivos.

Analise seus dados de usuários e projeções de crescimento e pense no seguinte:

3. Adaptar-se a mudanças fundamentais em um mercado é muito difícil

Pode ser muito difícil até mesmo para empresas jovens mudarem e se adaptarem a mudanças fundamentais em um mercado. A devoção servil da Microsoft ao modelo de software em caixa quase matou a empresa. 

Mudar o foco com sucesso em um mercado em mudança requer uma compreensão profunda não apenas de seus principais pontos fortes, mas também de suas fraquezas mais vulneráveis.

A Microsoft efetivamente criou, e então dominou, um mercado totalmente novo ao antecipar habilmente mudanças maiores no mercado nascente de computação doméstica. O que a Microsoft falhou em fazer, no entanto, foi responder de forma oportuna a mudanças claramente evidentes em como as pessoas compravam e usavam software e se adaptavam de acordo.

4. Considere onde seu produto “vive” em seu setor e responda às seguintes perguntas:

Janelas para o mundo

A Microsoft pode não ter o tipo de reputação que empresas mais novas como Google e Facebook desfrutam. No entanto, ela ocupa um lugar verdadeiramente único na história da tecnologia da computação. Sem a Microsoft, o mundo teria uma aparência, um sentimento e um funcionamento muito diferentes do que é hoje — e o impulso incansável de Bill Gates para ter sucesso foi uma força motriz por trás do incrível crescimento e longevidade de sua empresa.

Sob a liderança vigilante de Satya Nadella, a Microsoft emergiu de um dos seus períodos mais desafiadores para finalmente se tornar a empresa de tecnologia do século 21 que sempre prometeu ser. O futuro da empresa está longe de ser garantido, no entanto, e Nadella terá que continuar desafiando sua empresa a fazer melhor e ser melhor se sua empresa quiser ter sucesso.

Na Microsoft de Satya Nadella, parece que a qualidade pode finalmente ser mais importante que a quantidade.

História dos produtos Microsoft

Sistemas Operacionais Microsoft

Um sistema operacional é um software fundamental que permite que um computador opere. Como uma empresa recém-formada, o primeiro produto de sistema operacional da Microsoft a ser lançado publicamente foi uma versão do Unix chamada Xenix, lançada em 1980. O Xenix foi usado mais tarde como base para o primeiro processador de texto da Microsoft, o Multi-Tool Word, um predecessor do Microsoft Word.

O primeiro sistema operacional de grande sucesso da Microsoft foi o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System ), que foi escrito para a IBM em 1981 e baseado no QDOS (Quick and Dirty Operating System) do programador de computador Tim Paterson. No acordo do século, Gates licenciou o MS-DOS para a IBM, mas manteve os direitos do software. Como resultado, Gates fez uma fortuna para a Microsoft, que havia se tornado uma grande fornecedora de software.

Microsoft Mouse

O mouse da Microsoft foi lançado em 2 de maio de 1983.

Windows

Também em 1983, a maior conquista da Microsoft foi lançada. O  sistema operacional Microsoft Windows tinha uma nova interface gráfica de usuário e um ambiente multitarefa para computadores IBM. Em 1986, a empresa abriu o capital. O sucesso fez com que Gates se tornasse bilionário aos 31 anos.

Microsoft Office

1989 marcou o lançamento do Microsoft Office, um pacote de software que, como o nome descreve, é uma coleção de programas para uso em um escritório. Ainda usado hoje, ele inclui um processador de texto, planilha, programa de e-mail, software de apresentação de negócios e muito mais.

Internet Explorer

Em agosto de 1995, a Microsoft lançou o Windows 95. Isso incluía tecnologias para conexão à Internet, como suporte integrado para rede discada, TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e o navegador Internet Explorer 1.0.

Xbox

Em 2001, a Microsoft introduziu sua primeira unidade de jogos, o sistema Xbox. O Xbox enfrentou forte concorrência do PlayStation da Sony e, eventualmente, a Microsoft descontinuou o Xbox original em favor de versões posteriores. Em 2005, a Microsoft lançou o console de jogos Xbox 360, que foi um sucesso.

Microsoft Surface

Em 2012, a Microsoft fez sua primeira incursão no mercado de hardware de computação com o anúncio dos tablets Surface que rodavam Windows RT e Windows 8 Pro.

Leia mais: