Você tem as características de um bom funcionário?
Carreira

21 de agosto de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Você tem as características de um bom funcionário?

Como você diferencia um colaborador ruim de um bom?


Você deve estar pensando em que tipo de pergunta estúpida é essa, é simples, um bom funcionário retrata boas qualidades de funcionários como a pontualidade, a confiabilidade, um membro da equipe perfeita e, o mais importante, alguém que trabalha duro, muito duro. Atualmente, Certificação Lean, Green Belt, Black Belt e PMP, também contam bastante. Os colaboradores ruins são exatamente o contrário.


No escritório, todos queremos ser um bom funcionário e inspirar os outros a serem um, mas existem certos traços de personalidade de um bom funcionário que você deve possuir para se tornar um bom funcionário. Além disso, atualmente, as métricas de avaliar o sucesso de uma pessoa estão mudando. Agora, mais do que você ganha, as pessoas estão procurando outros bons traços de funcionários para medir o sucesso que você tem no seu trabalho.


O dinheiro é importante e o seguirá de qualquer maneira, se você puder se tornar um bom funcionário. Quando você é proativo e toma iniciativas para completar algumas das tarefas que outros negam, ele irá buscar-lhe alguns pontos de máximo em sua avaliação, o que, por sua vez, irá ganhar incentivos mais elevados. Se você é novo na indústria ou é experiente, você deve tornar seu objetivo obter o nome do Hall da Fama de sua empresa um dia.


A maioria dos funcionários seniores são vistos queixando-se sobre a forma como os jovens estão trabalhando, eles pensam que eles não têm um senso de responsabilidade e essa é a razão pela qual os prazos não são atendidos regularmente. Mesmo quando se trata de assumir a responsabilidade deles, eles voltam e continuam acusando os outros.



Quais as qualidades do bom funcionário?


Aqui estão algumas das qualidades que diferenciam os bons funcionários do resto:



Nenhum risco, nenhum ganho


Os bons funcionários estão sempre prontos para correr riscos. Eles adoram assumir os desafios independentemente de quão difíceis as coisas aparecem. O processo de pensamento do melhor funcionário é: se você não assumir desafios, então, como é que você saberá quanto potencial você tem. Pode acontecer que eles sejam malsucedidos, mas pelo menos sua coragem é apreciada que, quando ninguém estava disposto a assumir o cargo, eles tentaram realizar o trabalho. Na maioria dos casos, quando eles aceitam desafios, eles acabam sendo bem-sucedidos em seu empreendimento. Os funcionários estagnados nunca pensam em mergulhar, ficam felizes sentados em uma esquina e aplaudindo para seus companheiros de trabalho.



Possui qualidade de liderança


Haverá traços de líder em potencial neles e, na ausência de gerente, será capaz de lidar com a equipe de forma eficiente. A autoconfiança, a capacidade de decidir por conta própria e de gerenciar os membros da equipe sem mostrar o poder, são algumas das lideranças e boas qualidades de um colaborador.



Autocrítica


Todos nós podemos nomear centenas de coisas negativas e positivas sobre os outros, mas quando se trata de apontar alguns dos nossos próprios traços de personalidade, então todos ficamos muito impressionados. Aqui é onde os funcionários bons e produtivos diferem do resto, eles sabem onde eles precisam melhorar e, caso não consigam descobrir corretamente, eles não hesitam em procurar a ajuda de seus colegas de trabalho ou o gerente em todos.



A flexibilidade é a chave


Um bom funcionário exibirá a imensa quantidade de flexibilidade e estará pronto para aceitar qualquer tipo de trabalho que lhe seja oferecido. Ele traz uma atitude positiva e está ansioso para providenciar o seu melhor para o trabalho que está na mão. Um bom funcionário nunca tem medo de assumir novas responsabilidades.



Conhece bem o seu trabalho


Quando o colaborador é alocado um trabalho, o gerente espera que ele trabalhe por conta própria sem fazer centenas de perguntas em cada etapa. O gerente tem seu próprio trabalho para lidar, portanto, se o indivíduo continuar fazendo-lhe a pergunta, então não é útil para delegar o trabalho para ele, em vez disso, o gerente teria completado todo o trabalho sozinho. Nesse caso, um bom funcionário assumirá o cargo e o completará sem fazer muitas perguntas.



É divertido trabalhar em conjunto


Como um bom funcionário, você é o modelo de quase todos lá no chão, então seu comportamento e ação devem ser assim. Outros devem desfrutar da sua empresa e devem esperar trabalhar com você.



Auto-motivado


Para crescer no local de trabalho, o bom funcionário torna-se um ponto para se motivar a aprender mais sobre o trabalho. Mantenha-se com as últimas atualizações sobre o trabalho e dê total dedicação para ele. Eles não olham para outra pessoa para motivar, em vez disso, o trabalho que eles fazem atua como uma inspiração.



Gerencia o chefe


Ele conhece bem o seu chefe. Ele sabe se seu chefe gosta mais de comunicação verbal ou confia mais no email. Dependendo da orientação de seu chefe, ele comunica a necessidade de seu chefe. Ele sabe melhor quando e como quebrar as más notícias para ele. Faça os arranjos da reunião de acordo com sua preferência. Ao fazê-lo, ele logo se torna um dos funcionários confiáveis de seu gerente e ganha vantagem em sua equipe com muito trabalho e presença de espírito.



Organizado completamente


Como um bom funcionário, espera-se que conheça seu papel e as responsabilidades que você terá para compartilhar. Assim, após a conclusão desses, o bom funcionário estará ativamente ajudando seus gerentes com sua parcela de trabalho, pois isso o ajudará a obter conhecimento das responsabilidades que um gerente possui.



Conhecedor sobre o objetivo


A qualidade de um bom funcionário é que ele trabalha com os objetivos futuros em mente. Ele trabalha para atingir o objetivo do projeto em um aspecto mais amplo.



Concentrando-se nos detalhes


Há sempre algo que geralmente os funcionários negligenciam, mas se você tem um bom funcionário em sua equipe, você verá como ele cuida de tudo para tornar o projeto bem-sucedido. Para ser o melhor e ter essa vantagem criativa sobre os outros, os bons funcionários se esforçam muito e investem tempo em fazer coisas que os outros não prestam atenção.



Faça o seu trabalho


Se você é um bom funcionário, então você deve ter suporte suficiente para fazer as coisas com o apoio dos outros. Quando necessário, outros irão ajudá-lo a completar sua tarefa apenas porque você também os ajudou no momento de necessidade.



Energia positiva


Os bons funcionários sempre têm uma aura positiva ao seu redor e você vai gostar de trabalhar junto com eles. Eles estão sempre prontos para fornecer suas sugestões úteis para fazer as coisas e, às vezes, escondem as luzes das atenções e fazem seu trabalho silenciosamente. Não importa como eles estão fazendo isso, mas o importante é que eles estão fazendo isso com sucesso.



Amam o que eles fazem


Se você não está fazendo coisas que você ama, então você não pode dar o seu melhor para o trabalho. Portanto, essa é uma característica que diferencia um bom funcionário dos outros. Você tem que amar seu trabalho completamente para ser o melhor nisso, caso contrário você não poderá realizar melhor.



Paciente na natureza


Não fica desesperado se algo der errado, ao invés mantém a calma durante o período e resolve o problema sem criar problemas. O bom funcionário nunca repetirá seus erros e não irá voltar atrás apenas para escapar da situação. Ele preferiria evitar todo o seu caminho para resolver o problema.



Atitude gerencial


Não importa qual é o grade que você tem, você deve ter atitude e qualidades gerenciais em todo o lado, se você realmente quer alcançar esse estágio em algum momento da sua carreira profissional. A fim de provar suas habilidades de gestão, você pode gerenciar as expectativas dos seus colegas, incluindo o seu chefe e outros no departamento e tentar realizar o trabalho que lhe é fornecido dentro do prazo estipulado. Se você quiser se destacar como um bom funcionário, é importante que você se interesse em fazer um relatório de progresso, mesmo quando você não é convidado.



Gerenciamento do tempo


Para ser bom no que você faz, você realmente precisa gerenciar seu tempo muito bem, priorizando o trabalho que você tem em sua mão. Você não deve adiar qualquer trabalho que envolva mais de um departamento, porque isso significa que, por sua culpa, todos os outros departamentos também sofrerão. Não se trata apenas de gerenciar seu tempo bem, em vez disso, você também pode administrar o tempo do seu chefe.



Aberto às discussões


Quando você está sentado em um lugar fechado, isso não significa que você vai fechar sua mente também, em vez disso, se você manter sua mente aberta para uma conversa interessante, então isso tornará o ambiente de trabalho ainda melhor.



Saiba o que está acontecendo


Eles estão completamente conscientes das últimas tendências e gostam de compartilhar os detalhes com os outros também. Não se trata apenas das tendências locais, em vez disso, eles mantêm um toque no que está acontecendo no mundo também. Para que as coisas aconteçam, um pouco de pesquisa é necessário aos fins de semana.



Trabalham deforma colaborativa


Eles não só olharão para o que é melhor para eles, mas também suportarão outros, suscitarão preocupações, comunicam os benefícios e também ajudam você a tirar as folhas quando necessário.



Tenha uma resposta para tudo


Quando você vai até eles por uma solução, então eles terão apenas a resposta perfeita para sua consulta. Eles iriam fornecer-lhe uma solução no local e isso acontece porque eles estão completamente conscientes de que os prós e contras do trabalho.



A honestidade é a melhor virtude


Mentira não o levará a qualquer lugar, em vez disso, prejudicará sua reputação. Portanto, se você está tentando ser um bom funcionário, é importante que você seja um orador honesto e tente manter os gerentes e os clientes satisfeitos somente com suas verdadeiras palavras.



Boa personalidade


Um bom funcionário sempre se encaixa na equipe atribuída a ele sem qualquer caos ou problemas. Sua personalidade seria muito agradável e será bem-vinda e amada pela maioria.



Apresentável


Isso não significa que ele seja bom ou não, em vez disso, ele deve ser apresentável na frente do cliente. Ele está representando sua organização, portanto, ele deve ser bom em comunicação e deve ter conhecimento suficiente do trabalho, para que ele possa impressionar o cliente e trazer mais negócios.



Humilde


Você nunca verá um bom funcionário se vangloriando de como eles são bons em seu trabalho, em vez disso, eles estarão na terra e modestos sobre seu corpo de trabalho.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.