Neste e nos próximo 2 posts iremos discutir sobre as três questões fundamentais em qualquer mudança cultural.
Começaremos por:
Temos a liderança para fazer isso um sucesso?
Vamos abordar cada questão e a questão da liderança sendo a primeira e a mais importante a explorar.
Primeiramente, o que é um líder? Simples: é alguém que tem seguidores. Seus seguidores estão dispostos a fazer o que ele diz, apenas porque ele diz isso. Eles podem segui-lo por causa de seu personagem ou eles podem seguir por causa de sua posição, ou talvez seja sua personalidade, ou sua competência, ou apenas uma combinação crítica desses quatro aspectos de quem ele é. Mas o fator crítico é que eles estão dispostos a segui-lo, eles estão dispostos a agir, e muitas vezes eles estão dispostos a sofrer severas dificuldades e sacrifícios por esse líder. Se ele / ela diz para fazer algo, eles fazem isso. Eles não precisam de mais nada.
Como esse líder obtém o seguinte para fazer essas coisas? Há muita coisa na literatura sobre liderança, e algumas delas são extraordinárias - Robert Greenleaf é um dos melhores. Parte da literatura coloca o tópico de liderança completamente fora de contexto, mas outros tocam em todos os pontos principais, mas não enfatizam as características críticas muito críticas. Não pretendo explorar plenamente a liderança. Isso não é necessário no momento, mas o que discutiremos é as características críticas que todos os líderes devem ter. São também as habilidades que o líder desta iniciativa Lean deve ter. Dependendo do tipo de mudança cultural realizada, ou talvez de onde ou quando isso aconteça, os líderes desses esforços também precisam de outras habilidades, mas estas são as habilidades críticas que são absolutamente necessárias para qualquer líder. Se ele / ela está faltando em qualquer dessas características, o esforço - seja ele uma iniciativa Lean ou a ultrapassagem de uma nação - quase certamente falhará.
Pense em um líder, qualquer líder.
Poderia ser um grande político como Churchill, Martin Luther King ou mesmo John F. Kennedy. Poderia ser um líder esportivo como Vince Lombardi ou talvez um líder espiritual como Gandhi ou Cristo. Todas essas pessoas eram grandes líderes. Seus diferentes campos de atuação eram diferentes, eles compartilhavam algumas habilidades comuns que levaram ao seu sucesso. Dito isto, quais são as características comuns compartilhadas por esses líderes? Por todos os líderes?
Primeiro, todos os líderes têm um plano.
O plano de Martin Luther King foi imortalizado por seu discurso "Eu tenho um sonho". Ainda hoje, cerca de 40 anos depois, muitas pessoas citam suas palavras: "... um dia vivem em uma nação onde eles não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter". E o plano de passivo de Gandhi? resistência? Talvez o mais grandioso de todos era o plano de Cristo. Mesmo tendo morrido há mais de 2000 anos, seu seguimento ainda cresce. Todos tinham um plano.
O líder da iniciativa Lean também deve ter um plano. Faltando essa pessoa ou seu plano, meu conselho é forte e claro. Nem mesmo comece. Se você tentar realizar esta iniciativa sem uma liderança forte e um plano forte, você falhará. Além disso, você aumentará as expectativas de seus funcionários e suas expectativas serão esmagadas. Isso torna o próximo esforço mais difícil. Certamente, não se apresente nesse esforço. Encontre um bom líder e desenvolva um plano sólido antes de começar.
A segunda característica
A segunda característica necessária que todos esses homens compartilhavam era a capacidade de articular seu plano para que as pessoas pudessem entender e comprar. Eles têm a capacidade de levar as pessoas envolvidas. Não é coincidência que todos esses exemplos também sejam ótimos oradores. Não tenho tanta certeza sobre Gandhi, mas os outros podem hipnotizar um grupo com seus discursos. Sobre Vince Lombardi, seu grande linebacker médio Ray Nietzsche disse uma vez: "Quando o treinador Lombardi disse para se sentar, eu nem procurei uma cadeira". Os discursos eram uma ferramenta extremamente forte que lhes permitia atrair, motivar e ativar um seguimento. Muitas vezes, o conteúdo de seus discursos era muito motivador por direito próprio, mas não se enganava: a escolha de palavras e o tipo de entrega faziam uma grande diferença. O líder desta iniciativa Lean deve ter essa habilidade também. Eles devem ser capazes de fazer com que a iniciativa Lean ganhe vida para os envolvidos. Não só eles devem encorajar as mãos e os pés de seus seguidores a se moverem na direção certa, eles também devem motivar as pessoas e envolver seus corações também.
Existem alguns exemplos de iniciativas de sucesso onde a pessoa que elaborou o plano não era a pessoa que irá articulá-lo. Por isso, as habilidades devem ser bem pensadas, assim como a comunicação pois isso funcionará de forma diferente, uma vez que quem irá executar deverá estar no Gemba diariamente - observando, lidando com problemas e interagindo com todas as pessoas nas instalações. O líder deve ser capaz de lidar com questões e problemas rapidamente - em suma, eles devem ser capazes de liderar a partir da competência.
A terceira
A terceira e final, característica necessária de um líder é a vontade de atuar seguindo o plano, com exclusão de tudo. Ele deve exibir a habilidade para não perder de vista o objetivo e manter o percurso apesar dos obstáculos, obstáculos e resistência. Ele deve estar disposto a agir, a qualquer custo, para alcançar os objetivos necessários. Essa capacidade de agir é uma grande necessidade. Muitos grandes planos falharam não porque o plano não era necessário ou o plano não era bom o suficiente, mas porque a liderança não tinha a coragem e o caráter para tomar decisões difíceis. No final, isso comprometeu todo o esforço, e o plano, simultaneamente. Nós vemos isso com muita frequência.
Por fim,
Para agir corretamente, eles devem primeiro ser capazes de reconhecer exatamente o que é a situação, e eles devem estar conscientes dos acontecimentos no Gemba. Em segundo lugar, eles mesmos devem ser excelentes solucionadores de problemas. Eles devem ser capazes de classificar as opções e aplicar corretamente os fim,valores necessários. Finalmente, eles devem ter a sabedoria, a coragem e o caráter para agir quando a ação é necessária e, inversamente, deve usar essas mesmas habilidades para evitar quando a inação pensativa é o comportamento apropriado.
Então, o líder de sua iniciativa Lean - seja você ou outra pessoa - deve ter essas três habilidades necessárias:
A capacidade de desenvolver um plano
A capacidade de articular este plano e envolver outros
A capacidade de atuar no plano
Escolha cuidadosamente o seu líder, e se você não tem alguém com essas habilidades, encontre uma pessoa que faça. Não há substituto para a liderança. Para se aprofundar assista nossas aulas sobre Liderança, White Belt, Green Belt e Black Belt, além do Lean do PMP.