Decisões: como a liderança toma boas decisões?
Blog

06 de dezembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Decisões: como a liderança toma boas decisões?

Como um líder toma boas decisões?

Muito se questiona sobre como os líderes de sucesso tomam as melhores decisões, mesmo em situações de grande pressão ou adversidade. O processo que permite essas escolhas vem do acúmulo de experiências em situações difíceis, de relações com personalidades distintas e de resoluções de problemas imprevistos. Com o tempo, o comportamento de um líder torna-se parte de seu inconsciente, capacitando-o a avaliar e tomar decisões rapidamente.

Os líderes mais bem-sucedidos são decisores instintivos. O processo de tomada de decisão envolve uma compreensão aguda das relações de causa e efeito dentro dos padrões comportamentais e circunstanciais. Conhecer os pontos de inteligência e interligação das variáveis e pessoas ​​envolvidas nesses padrões permite que um líder tome decisões com confiança e projete seus possíveis resultados.

Com a prática incessante ao longo de suas carreiras, os líderes se tornam capazes de lidar com a pressão associada a tomada de decisões. É comum que executivos seniores relatem que dependem fortemente de seus sentimentos para tomar decisões difíceis. O processo envolvido na consideração das possibilidades e das consequências de suas escolhas se tornaram integrados ao conjunto de suas experiências de vida e emoções.

As capacidades de antecipar padrões de negócios, encontrar oportunidades em situações de pressão e ajudar as pessoas que a superar dificuldades são fundamentais para os líderes de sucesso. A liderança bem-sucedida pode ser aprendida mais rapidamente ao acostumar-se com as realidades e processos envolvidos nas tomadas de decisão.

Não é atoa que os melhores CEOs tenham tanto dinheiro. De acordo com pesquisas realizadas pela Associated Press e pelo EPI, os salários nesses cargos pode ultrapassar os milhões de dólares com facilidade.

Separamos algumas dicas para que você exercite sua capacidade de tomada de decisão e adquira boas práticas para liderar de maneira confiante e eficiente.

Faça os outros sentirem-se seguros

Muitas vezes os líderes podem intimidar seus colegas no ambiente de trabalho por conta de seu título e poder. Líderes bem-sucedidos desviam a atenção de si mesmos e encorajam os outros a expressar suas opiniões. Eles são especialistas para fazer os outros se sentirem seguros em compartilhar o que pensam, respeitando e mediando os diferentes pontos de vista.

Eles usam de sua forte presença para criar um ambiente acessível, e não intimidador.

Tome decisões

Os líderes bem-sucedidos facilitam o diálogo entre as equipes, permitindo que seus colegas cheguem às melhores conclusões estratégicas. Grandes gestores investem seu tempo de maneira eficiente para que concluam tarefas e tomem decisões a todo momento.

Esse processo sustenta o progresso dos projetos, mantendo alto o envolvimento entre a equipe e as tarefas, característica fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Comunique Expectativas

Grandes líderes são, em geral, grandes comunicadores. A capacidade de se expressar de maneira clara é especialmente importante ao tratarmos das expectativas. Ao deixar claro o que se espera de seus colegas, o bom gestor reforça os valores fundamentais da empresa e define as diretrizes que encaminharam o sucesso de um projeto.

Desafie as pessoas a pensar

Os líderes mais bem-sucedidos compreendem as mentalidades, capacidades e áreas de conhecimento de seus colegas. Eles usam esse conhecimento para delegar de maneira estratégica e desafiar sua equipe de maneira consciente. Este tipo de gestor mantém sua equipe com os pés no chão e monitora constantemente a qualidade dos processos.

Investir na capacidade e desenvolvimento de seus funcionários é fundamental para o crescimento de seu negócio. Ao desafiar sua equipe, o gestor de sucesso mantém as mentes ativas. Considere esta máxima: se você não está pensando, você não está aprendendo coisas novas; se você não está aprendendo, você não está crescendo.

Seja responsável pelas tomadas de decisões e suas consequências

Líderes bem-sucedidos permitem que seus colegas os gerenciem. Isso não significa que eles estão permitindo que os controlem, mas sim se mostrando disponíveis e proativos para as necessidades de seus colegas. O líder de sucesso ouve as demandas e é capaz de hierarquizá-las o melhor cumprimento das metas e tarefas relacionadas aos projetos da empresa.

Além de orientar e se aproximar dos funcionários envolvidos, ser responsável perante os outros é um sinal de que o líder se concentra mais no sucesso do projeto e da empresa que seu sucesso individual.

Conduza pelo exemplo, sempre

Liderar por meio do exemplo é uma das estratégias mais básicas da liderança e muitas vezes é tida como fácil, porém poucos líderes são capazes de seguir essa regra tão valiosa. Líderes bem-sucedidos praticam o que pregam e consistentes em suas ações.

Eles não deixam que as circunstâncias definam seus comportamentos, pois estes estão calcados em princípios. Ser consistente na harmonização de suas ações com seus princípios é fundamental para manter liderança de sucesso.

Fique atento ao desempenho e recompense o trabalho

Os grandes líderes sempre se mantêm atentos aos funcionários mais eficientes e os indicadores de desempenho de seus negócios.

Os gerentes mais experientes analisam os números e medem o ROI do desempenho, não aceitando resultados inconsistentes. Porém, não deixam de reconhecer prontamente o trabalho duro e os esforços de sua equipe, independentemente dos resultados

Forneça feedback contínuo

É importante que os funcionários se sintam amparados por seus líderes. Para isso é importante que o gestor se mostre presente não apenas para delegar tarefas, mas também para fornecer um feedback constante que permita ajustes nos desempenhos e nas expectativas.

Líderes de sucesso entendem a importância da perspectiva e a relevância do feedback no crescimento de suas próprias carreiras. É a partir dessas observações que os funcionários buscarão aperfeiçoamentos, permitindo que a empresa avance como um todo.

Pergunte, procure conselhos e peça ajuda

Líderes bem-sucedidos fazem perguntas e buscam conselhos o tempo todo. Muitos funcionários tem a impressão de que seus líderes conhecem tudo, porém isso está mais associado à nossa percepção de poder do que à realidade.

Os líderes têm uma profunda sede de conhecimento e constantemente estão buscando aprender coisas novas. Eles são motivados pelo compromisso de melhorar a si mesmos e o desempenho de seus funcionários e têm medo de buscar conhecimentos com pessoas que identificam terem encontrado boas soluções.

Resolva problemas; evite procrastinação

Líderes bem-sucedidos abordam as questões de frente e sabem como descobrir o coração do assunto em questão. Eles não procrastinam e, assim, tornam-se proficientes na resolução de problemas.

Grandes líderes não evitam circunstâncias desconfortáveis e buscam extrair o máximo de conhecimento em todos os momentos. Avançar na vida e na carreira é, em grande parte, fazer aquilo que não se gosta de fazer.

Invista em relacionamentos

Líderes bem-sucedidos não se concentram em proteger seu domínio ou concentrar mais poder. Ao invés disso, eles o compartilham ao investir em relacionamentos mutuamente benéficos. Líderes bem-sucedidos buscam relacionar-se com outros líderes e potenciais “alavancadores”; pessoas que podem ampliar sua esfera de influência, mas, principalmente, expandir os horizontes da empresa e de seus funcionários.

Os líderes compartilham a colheita de seu sucesso para ajudar a criar um impulso para aqueles que os rodeiam. Um foco importante do líder de sucesso é a criação de oportunidades para que todos cresçam.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.