Qual é o segredo do Linkedin?
O segredo para a autopromoção bem-sucedida no LinkedIn é primeiro criar um perfil de estrela do rock e depois lembrar as pessoas quem você é, o que você faz e porque você é especial. Quase todos os aspectos do seu perfil on-line devem ressaltar sua marca pessoal.
Mas como criar a sua marca pessoal?
Título. Seu título aparece logo abaixo do seu nome. Muitas pessoas escrevem seu título de trabalho aqui, mas por que não utilizar esse espaço para dizer às pessoas o que você tem, quais as habilidades que você possui? Aqui estão algumas dicas de alto impacto:
- Líder de marketing digital experiente em geração de leads
- Gerente de marketing de nível superior, gerador de receita e construtor de marca
- Experiente comerciante procurando nova oportunidade
Status. Atualize seu status pelo menos uma vez por semana e tenha em mente a orientação 80/20 ... oito em cada dez atualizações devem reforçar sua marca pessoal. Use este espaço para informar as pessoas sobre o trabalho que você está fazendo, o tipo de emprego que está procurando ou sobre eventos, livros e artigos relacionados à carreira. Por exemplo:
- Marco está planejando uma conferência nacional para provedores de soluções móveis.
- Fernanda está lendo o E-Book de Gestão de Processos e recomenda...
- A Paula está hospedando um evento melhoria de processos no dia 16 de novembro. Registre-se agora para expandir sua rede.
- Murilo está pesquisando as empresas farmacêuticas da área de Campinas para oportunidades de redução de custos.
A atualização do seu status é o que eu chamo de matar dois coelhos com uma cajadada: Um, ele lembra as pessoas do que você faz e dois, isso ajuda a mantê-lo alto no radar da sua rede.
Como configurar os campos do Linkedin?
Resumo. Se você vai bater seu peito um pouco, este é o lugar para fazê-lo. Se é difícil para você se gabar de si mesmo, faça parceria com um colega de trabalho e trabalhe com os perfis uns dos outros. Reforce suas conquistas, resuma suas credenciais e posicione-se para o seu próximo trabalho.
Habilidades. Não perca este importante aspecto do seu perfil. É fácil ignorar, uma vez que está escondido na seção Sumário. Esta área ajuda a direcionar a função de pesquisa do LinkedIn para praticar o seu melhor SEO e incluir palavras e frases que destacam seu talento, tais como Eventos, Cópias, Publicidade, Geração de leads, etc.
URL personalizada. O LinkedIn atribui automaticamente um URL que liga diretamente ao seu perfil público, mas você pode personalizá-lo. O meu é www.linkedin.com/in/virgilioms simplesmente porque é assim que sou conhecido. A maioria das pessoas opta por usar o seu primeiro e último nome. Se o seu primeiro + sobrenome não estiver mais disponível, seja criativo! Utilize novidades.
Cuidado com as Gabolices
Mas cuidado para não cair em armadilhas ao criar seus perfis públicos, gravitando em relação a palavras-chave não originais. De acordo com o gerente do LinkedIn de comunicações globais, Darain Faraz, a regra de ouro para se vender efetivamente é: mostrar, não contar.
A análise do LinkedIn sobre os perfis no site revela que o "criativo" é o adjetivo mais usado em descrições pessoais, seguido de "estratégico" e "motivado". Faraz sugere que, ao invés de apenas usar a retórica para convencer colegas e potenciais empregadores, como são apaixonados (4º na lista de palavras-chave), os profissionais devem descrever suas conquistas tangíveis.
"Quando você diz coisas como 'eu sou estratégico', 'eu sou dinâmico', 'eu sou criativo', isso é adorável, mas ao invés de dizer isso, mostre-me como você é com fatos e dados. Temos ferramentas no LinkedIn que permitem transformá-lo em mais de um portfólio de seu trabalho".
Ele acrescenta: "Mostre sua personalidade e mostre seu sucesso. Você pode fazer o upload de apresentações, então, se você tiver aumentado as vendas por quantidade de X, diga-nos que, em vez de dizer "Eu sou um vendedor de vendas altamente motivado".
Os vendedores de habilidades que promovem com maior frequência em seus perfis, enquanto isso, têm uma inclinação claramente digital. Embora o "marketing" seja previsivelmente o mais comum, as "mídias sociais" e "marketing de mídia social" tornam-se no top 10, nos 2º e 6º lugares, respectivamente. Faraz admite estar "surpreso" em relação à alta velocidade das redes sociais na lista. Enquanto isso, o "marketing digital" é a 8ª habilidade mais popular e o "marketing por e-mail" vem 10.
Por isso, o que você pode nos mostrar para provar que é a melhor pessoa do mundo para alguém contratá-lo? Como você desdobrou os projetos do White Belt? Do 5S? Do Lean? E o seu projeto Green Belt ou Black Belt? Precisa ser difundido.
Como você faz o desdobramento do que aprende? Como consegue aplicar? Hoje, o que as empresas mais precisam é alguém que sabe resolver problemas. Alguém que sabe trazer conhecimento de fora do sistema, para que as metas sejam batidas. E, se você consegue mostrar que sabe fazer isso? Sairá na frente, certamente.
Se precisar de ajuda para turbinar seu Linkedin, fale conosco. Como nosso aluno, você merece nosso auxílio e suporte nesse momento.