Virei líder, e agora? Como lidar com meu time?
Carreira

04 de maio de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Virei líder, e agora? Como lidar com meu time?

Virei líder. Como o meu time irá mudar? Todas as pessoas temem a mudança, admitam ou não.


Seu pessoal (por favor, não diga "subordinados" - que a linguagem está tão desatualizada) não sabe o que esperar de você como um líder, e você não sabe como será lidera-los.


A princípio, muitos líderes de primeira viagem, pensam que devem começar com todas as respostas. Porém, grandes líderes caminham com as perguntas certas. Em seguida, levam suas equipes para uma solução compartilhada.


Isto não só faz com que a equipe o compre como líder, também lhe dá um pulso para descobrir o que cada membro da equipe está pensando, e o que eles estão dispostos a contribuir. E por favor, escreva (ou peça a alguém) que anote as respostas à essas perguntas. E escreva as perguntas e respostas em um lugar onde todos lembrarão delas.


Faça três coisas, de alguma forma, todo santo dia:




  1. Pergunte-lhes o que está indo bem atualmente, e o que não está. Se você quiser respostas honestas e sinceras, seja honesto e sincero. E seja respeitoso com todos.

  2. Pergunte onde eles veem a equipe em um ano. Peça-lhes que descrevam em detalhes, o que a equipe estará fazendo, como ela estará trabalhando em conjunto e como e como cada membro terá contribuído para criar um futuro melhor, mais gratificante e mais produtivo.

  3. Pergunte-lhes o que e como a equipe vai chegar lá. Pergunte o apoio que eles precisam de você como supervisor. Pergunte o que eles precisam uns dos outros. E pergunte o que eles precisam de outras partes interessadas.


Sua equipe vai mudar e se adaptar, por causa de você, com base em como você faz essas perguntas.


Mas, além de fazer grandes perguntas ...



Como a equipe vai trabalhar junto agora que você é o líder?


Sua equipe quer que você seja bem-sucedido.


Após os possíveis sentimentos de ressentimento, defensividade ou competitividade diminuírem, os membros da equipe percebem que você é o responsável por fazer uma grande parte de suas vidas (40 horas por semana na maioria dos casos) ser ou não uma experiência agradável.


Não tenha medo de se apoiar em sua equipe, assim como eles se apoiarão em você.



Mas o que você deve tentar para ser o líder de sua equipe?



  1. Converse com toda a sua equipe regularmente em reuniões de pessoal. Você nunca vai saber o que está acontecendo com toda a equipe, a menos que você os ouça e construa um cenário a partir deles. E se eles trabalham remotamente, eles podem não ter ideia do que os outros membros da equipe estão fazendo. Peça relatórios de status e os leia realmente. Reconheça as informações que você recebe nas reuniões da equipe. Especialmente com funcionários remotos, seu trabalho é ser um conector. Você tem que conectá-los com seu trabalho, com o local de trabalho, com seus companheiros de equipe, e com você. Mesmo os funcionários mais antigos têm de aprender hábitos diferentes se começarem a trabalhar remotamente. E isso representa uma oportunidade para você, como líder, servir sua equipe em uma capacidade diferente.

  2. Reunir-se individualmente com os membros da sua equipe pelo menos uma vez a cada duas semanas para passar o trabalho, mas mais importante, para aprofundar as conexões pessoais e construir a confiança. Essa é a melhor maneira de fazer o trabalho. Se a confiança estiver quebrada, tente tudo o que puder para reconstruí-la.

  3. Peça feedback da sua equipe. Isso soa como, "Como eu estou fazendo?" Inicialmente, você pode obter uma resposta como, "Ótimo", especialmente se eles não sabem se eles podem confiar em você. Então, faça a pergunta: "Se houvesse uma coisa que você gostaria de me ver fazer de forma diferente que ajudaria a equipe a ser melhor, o que seria?"


Portanto!


Ouça! Ouça todos os comentários (sim, haverá uma abundância de feedbacks, quer você queira ouvi-los ou não). E aja sobre ele.


Somos todos humanos. O feedback pode doer um pouco, mas você pode se surpreender com o que você ouve. E quanto mais você ouve, mais você melhora.


E quanto mais você melhorar, mais confiança você ganha. Ser um líder requere quanto mais confiança você exala para que mais pessoas confiem em você.



E confie em mim, você vai ficar bem.


Ao longo do tempo, ser um líder eficaz significa ser adaptável e resiliente; ser capaz de lidar com a mudança e pensar estrategicamente, criticamente e criativamente; e ser capaz de lidar com pessoas complexas e situações requer que você tire de um amplo e profundo conjunto de habilidades.


Os cursos corretos de treinamento em liderança e gerenciamento podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades que você mais precisa para chegar ao próximo nível - e eles podem dar a você a perspectiva, prática e presença de mente para misturar as experiências e habilidades que você tem com as situações e Desafios futuros.


Em nossa plataforma EAD, nós desenvolvemos um curso exclusivo para você, que está começando no ofício de liderança. E o curso minha primeira liderança o ajudará a alcançar o máximo do seu time. Se você é um Green Belt ou Black Belt, você terá a possibilidade de aumentar ainda mais o impacto que suas ações terão nos projetos.



Como acalmar o rancor da sua equipe?


Reconheça os sentimentos de seus membros da equipe e respeito de onde eles estão vindo.


Você já foi preterido? Lembra como isso se sentiu? É onde eles estão.


Não diga: "Eu sei como você se sente." Você não sabe. Diga: "Eu sei que esta é uma situação difícil e embaraçosa dada a nossa história juntos. No entanto, estou empenhado em trabalhar com você para alcançar os objetivos da nossa equipe. Posso contar com você?


Assegure-lhes que, suas relações interpessoais permanecerão as mesmas, mas agora você tem responsabilidades diferentes do que você fez antes.


Mantenha sempre o foco no presente e no futuro.


Sua equipe vai dizer coisas como: "Você não era assim quando você era um de nós."


Em vez de ficar na defensiva, você pode responder com uma declaração como, "No passado, confiamos uns nos outros como companheiros de equipe. Agora, vou precisar de sua ajuda ainda mais como seu chefe. Estou ansioso para ver como podemos criar um futuro melhor juntos. E confie em mim; Eu te dou cobertura."


Pergunte o que eles querem em seguida para sua carreira, e assegure-lhes que você vai fazer o que puder para ajudá-los a alcançá-lo.


Se você esteve com a equipe por algum tempo, provavelmente já avaliou o desempenho e o potencial de todos.


Seu trabalho, agora, é ajudar todos os membros da equipe a liberar seu potencial.


Então faça. (E você provavelmente não precisa ouvir de mim como recompensar seu novo papel será.)


 
Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.