5 Exemplos da aplicação de fluxogramas
Ferramentas da Qualidade

06 de julho de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

5 Exemplos da aplicação de fluxogramas

Os fluxogramas são diagramas visuais, ou seja, permitem desenhar uma imagem da maneira como um processo, ou atividade realmente funciona, para que você possa entender e desenvolver ideias, fornecendo uma visão panorâmica do processo. Neste artigo, você confere 5 exemplos da aplicação de fluxogramas em diversas atividades.

Utilidades de um fluxograma

Fluxogramas mostram claramente os principais blocos de atividades ou os principais componentes do sistema em um processo. Compreender o processo e como ele opera atualmente é um passo importante no desenvolvimento de ideias sobre como melhorá-lo. Isso torna os fluxogramas especialmente úteis nas fases iniciais do trabalho de melhoria.

Um fluxograma detalhado é uma visualização em close do processo, geralmente mostrando dezenas de etapas. Esses fluxogramas facilitam identificar loops de retrabalho e complexidade em um processo. Fluxogramas detalhados são úteis depois que as equipes identificam problemas ou quando estão fazendo alterações no processo.

Quando Utilizar um fluxograma?

Em geral os fluxogramas são utilizados nas organizações com os seguintes propósitos:

Um exemplo disso são os desenvolvedores de software. Eles podem usá-los para descobrir como as partes manuais e automatizadas de um processo se juntam. Membros inexperientes da equipe podem seguir um fluxograma para ajudá-los a concluir as atividades na ordem certa.

Da mesma forma, um fabricante pode garantir que mantenha seus valores aplicando um fluxograma de controle de qualidade que apresente perguntas e pontos de decisão. E um departamento de RH pode combinar um fluxograma com um organograma para mostrar às pessoas com quem entrar em contato sobre questões e quando.

Vamos agora conferir 5 exemplos da aplicação de fluxogramas e seus proventos.

1- Melhoria contínua

Um dos processos mais importantes em uma empresa é a melhoria contínua. Melhoria Contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa atingir, ininterruptamente, resultados cada vez melhores – sejam eles nos produtos e serviços da empresa, ou então em seus processos internos. A melhoria contínua pode ser atingida através de diversas metodologias e boas práticas organizacionais.

[caption id="attachment_24941" align="aligncenter" width="594"]Fluxograma Melhoria Contínua Fluxograma Melhoria Contínua[/caption]

É um dos princípios básicos da gestão de processos de negócios (BPM) e controlar esse processo adequadamente é muito importante. No processo de melhoria contínua, qualquer pessoa na empresa pode fazer uma sugestão de melhoria, que será estudada por analistas de processo e, se aceita, enviada ao Comitê de Mudança.

No Master Black Belt FM2S você confere como promover programas de melhoria e assessorar a alta gestão no desdobramento estratégico. Aproveite para conferir.

[caption id="attachment_24926" align="aligncenter" width="600"]Master Black Belt Master Black Belt[/caption]

2 – Healthcare

Os fluxos de trabalho de Healthcare são definidos como etapas de trabalho documentadas adotadas pelas organizações de prestadores de serviços de saúde para realizar atendimento de rotina ao paciente, operações hospitalares e processos relacionados aos negócios. Os fluxogramas do processo de assistência médica ajudam a melhorar os controles internos, a eficiência e a coordenação necessários para cuidar eficazmente dos pacientes.

[caption id="attachment_24942" align="aligncenter" width="280"]Healthcare Flowchart Fluxograma Healthcare[/caption]

Ao documentar as etapas específicas do processo executadas por uma instituição de saúde ao lidar com o fluxo de trabalho de BackOffice de processos de negócios, admissões de pacientes, fluxo de pacientes e operações de emergência, o custo pode ser reduzido com princípios do Lean Manufacturing ou até mesmo automação de processos. Independentemente da metodologia de aprimoramento escolhida para a tarefa, a modelagem de processos e a análise de fluxograma na área da saúde podem beneficiar todos os processos, que podem ser simplificados por motivos de eficiência, satisfação do paciente e conformidade.

Aproveite para conferir o curso de Especialista Lean Healthcare da FM2S. Se preferir, você pode começar gratuitamente através de nosso curso de Introdução ao Lean Healthcare gratuito.

3 – Solução de Problemas

O terceiro dos 5 exemplos da aplicação de fluxogramas é com a solução de problemas. Os problemas estão no centro do que muitas pessoas fazem no trabalho todos os dias. Esteja você resolvendo um problema para um cliente, apoiando aqueles que estão resolvendo problemas ou descobrindo novos problemas para resolver, os problemas que você enfrenta podem ser grandes ou pequenos, simples ou complexos e fáceis ou difíceis.

[caption id="attachment_24943" align="aligncenter" width="478"]Fluxograma Solução de Problemas Fluxograma Solução de Problemas[/caption]

Os fluxogramas ajudam a visualizar melhor as causas desses problemas, facilitando as ações para resolvê-los. Eles também são importantes para enxergar o leque de opções, caso uma possível solução não consiga resolver o problema. Além disso, existem muitos métodos específicos que podem ajudar a criar soluções, como é o caso do Design Thinking, A3 Problem Solving e muitos outros.

4 – Mapeamento de processo

O mapeamento de processos consiste no desenho gráfico de todas as etapas e atividades que formam um processo. É uma ilustração que identifica as etapas, entradas e saídas e outros detalhes relacionados de um processo, resultando em uma imagem passo a passo do processo.

[caption id="attachment_24944" align="aligncenter" width="471"]Fluxograma de Mapeamento de Processo Fluxograma de Mapeamento de Processo[/caption]

Os mapas de processos ajudam a caracterizar os relacionamentos funcionais entre várias entradas e saídas. As três ferramentas de mapeamento de processo comumente usadas para criar mapas de processo detalhados são o fluxograma do processo, fluxograma de implantação e fluxograma de caminho alternativo. Na imagem temos o fluxograma de mapeamento de processo.

Aproveite para conferir a vídeo aula de como fazer um fluxograma passo a passo do curso de SIPOC, Fluxograma e Mapeamento de Processos FM2S.

 

5 – FMEA

FMEA – Failure Mode and Effect Analysis – é uma ferramenta da ciência da melhoria útil na análise de causa-e-efeito e para garantir que as causas de falha de um produto desapareçam. O objetivo do FMEA é fornecer uma abordagem sistemática e identificar, em um ambiente complexo, para onde a atenção deve ser voltada a fim de reduzir o risco de fracasso.

[caption id="attachment_24946" align="aligncenter" width="325"]Fluxograma FMEA Fluxograma FMEA[/caption]

E se tratando de uma abordagem sistemática, o fluxograma acaba sendo uma ótima ferramenta de visualização dessa abordagem por etapas, como pode ser visto na figura.

Um sistema é dividido em componentes e os modos de falha para cada componente são identificados. Para cada modo de falha, os efeitos, a gravidade do efeito final no sistema e as causas potenciais são examinados. Na medida do possível, a frequência ou a probabilidade dos modos de falha são estimadas.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos