7 razões pelas quais o RH é muitas vezes incompreendido
A queixa mais comum que os profissionais de Recursos Humanos recebem por e-mail relata uma verdadeira história de terror. Os funcionários contam histórias intermináveis sobre como eles foram tratados pela pessoa da equipe de RH, descrevem os funcionários da equipe de recursos humanos como indiferentes, incompetentes e sem noção, acusam a equipe de estar fora de contato com as necessidades dos funcionários e de favorecer a administração e a linha da empresa em detrimento das preocupações dos funcionários.
O pior de tudo? Os funcionários acusam o RH de fechar os olhos ao assédio sexual e racial, intimidação de chefes e colegas de trabalho e tratamento notório por suas empresas. Os funcionários contam histórias nas quais a equipe de RH demonstra total ignorância da lei e falha em seguir suas próprias políticas e procedimentos escritos.
Todos os funcionários de RH são burros, ruins, apenas orientados para a empresa e indiferentes? Não mesmo. Mas, como profissão, o RH exibe comportamento e ações que podem fazer com que os funcionários os considerem suspeitos.
Na verdade, o presidente de uma empresa orientada para funcionários que aprecia o RH contou uma história sobre um gerente de RH fazendo um anúncio em uma reunião de equipe. Eles estavam felizes por ele? Um colega perguntou. Uma pergunta aparentemente considerada idiota, foi o que indicou o silêncio que se seguiu depois. Não, ele disse, não é uma pergunta estúpida, mas ele é o RH e isso faz a diferença. Por que? O colega perguntou. Oh, ele disse, porque os funcionários são cautelosos com o RH por causa do que ele está envolvido. Note que esta é uma empresa orientada para funcionários que aprecia o que o RH traz para a mesa.
Se houver uma questão disciplinar, um representante de RH, sem dúvida, estará lá. Um membro da equipe de recursos humanos testemunha e participa de todas as reuniões de rescisão de contrato de trabalho. A equipe influencia quem é contratado, quem é promovido e as faixas salariais oferecidas aos funcionários. Claro, você pode amar sua equipe de RH, mas isso não te impede de agir com cautela.
É difícil para os funcionários de RH serem da turma ou fazer amigos próximos no trabalho. Se você se arrisca, você é cuidadoso com quem você escolhe e você está sempre preparado para apoiar a empresa sobre a amizade. Assim, muitos funcionários não conhecem seus funcionários como pessoas. É a partir desse ambiente que os funcionários trazem suas histórias de terror de recursos humanos. Em resposta às reclamações frequentes dos funcionários, os seguintes pensamentos podem ajudá-lo a entender a visão de RH.
7 motivos para que o RH seja mal compreendido
Ninguém pode fingir falar por todos os departamentos de RH do mundo todo, mas a maioria dos funcionários de RH está comprometida com seus funcionários e com a empresa. Eles evitam causar dor aos funcionários. Aqui estão as razões pelas quais os funcionários podem perceber a situação de forma diferente.
A pessoa da equipe de RH é presa diariamente em um ato de equilíbrio entre o papel do defensor dos funcionários e o papel do parceiro e defensor da empresa - E, não, o funcionário nem sempre vê ou entende que a pessoa dos recursos humanos está desempenhando dois papéis. Eles medem a pessoa pelo seu efeito sobre a necessidade declarada do funcionário. Por exemplo, o funcionário quer que o RH faça uma exceção para ele; o funcionário não percebe que uma exceção para ele começa a estabelecer um precedente sobre como a empresa deve tratar outros funcionários - funcionários que podem ser menos merecedores de uma exceção. Tudo o que o empregado ouve - e muitas vezes diz a todos os seus amigos, é que o RH disse "não".
Todas as informações sobre os funcionários são confidenciais - Mesmo quando a pessoa da equipe de RH lida com uma questão, quer a questão envolva medidas disciplinares ou apenas uma conversa, as medidas tomadas e os resultados são confidenciais. Um funcionário de RH pode dizer ao funcionário reclamante que o problema foi resolvido. Por causa da confidencialidade dos funcionários, eles não podem revelar mais. Isso pode deixar o funcionário reclamante acreditando que o problema não foi resolvido.
Os membros da equipe de RH precisam de provas documentadas de que existe um problema - As testemunhas também são úteis, assim como mais de um funcionário enfrenta o mesmo problema. É difícil agir com base na palavra de um funcionário, especialmente se a outra parte negar o problema.
O que um funcionário pode considerar um comportamento não razoável por parte de um gerente ou outro funcionário, o RH pode encontrar limites aceitáveis de comportamento e expectativas organizacionais - Os funcionários podem ter um conflito de personalidade ou estilo de trabalho. O chefe pode supervisionar um funcionário mais de perto do que o desejado. O RH pode conversar com todas as partes, mas muitas vezes ninguém está errado.
Quando um funcionário não gosta de seu trabalho ou metas de trabalho ou experimenta um conflito com o estilo de gerenciamento de seu supervisor, o RH nem sempre consegue encontrar um novo emprego para o funcionário - Além disso, devido ao custo de admissão e treinamento dos funcionários, é provável que a organização tenha políticas sobre a frequência com que um funcionário pode mudar de posição. De fato, provar-se no trabalho atual é o caminho mais rápido para um novo emprego cobiçado.
O RH não sabe sobre as promessas que você diz que seu gerente fez a você sobre um aumento, uma promoção, uma folga especial ou uma atribuição recompensadora, a menos que a promessa tenha sido documentada em seu plano de desenvolvimento de desempenho - Você é bem-vindo para reclamar com o RH se tiver apontado o problema para o seu gerente. Mas a história final é provavelmente a sua palavra contra a palavra dele. É possível que você tenha entendido mal o seu gerente? Se não, tenha cuidado com as promessas feitas - quando ele demonstrou que não cumpre suas promessas. Trabalhe com o RH em uma transferência interna.
O RH nem sempre é responsável por tomar a decisão - Na verdade, a decisão que você não gosta pode ter sido tomada pelo seu chefe ou pelo presidente da empresa. Um bom RH orientado para a empresa, não culpará publicamente outros gerentes por decisões com as quais eles possam discordar. E eles não vão falar mal das decisões de seu chefe ou de outros gerentes da empresa, então você pode nunca saber onde a decisão foi tomada. E, muitas vezes, quando um gerente toma uma decisão impopular, em vez de aceitar o calor, eles culpam o RH pela decisão.
Assim, um escritório de RH que não responde e não ajuda, evitando ajudar os funcionários em seus problemas, nem sempre é o caso. (Embora a gente saiba que tais organizações existem, vamos esperar que sejam raras.) Há razões legítimas pelas quais o RH não pode atender aos desejos de todos os funcionários.
Se a equipe de RH ouve, comunica-se ativamente e informa ao funcionário por que uma decisão é tomada ou uma ação não tomada, é muito menos provável que os funcionários escrevam perguntando como resolver suas histórias de terror. Essas informações devem ajudar sua equipe de recursos humanos a ser menos mal compreendida pelos funcionários.