Aprenda cinco maneiras de superar gargalos nos negócios
Empresas, assim como casamentos, começam com as projeções mais otimistas. Todos os empreendedores esperam crescer, superar obstáculos e escalar novas alturas dia após dia. Infelizmente, não tão simples assim. Os gargalos nos negócios são inevitáveis em um momento ou outro e geralmente são responsáveis pela taxa de sucesso abismal entre as startups. Mesmo empresas estabelecidas enfrentam gargalos durante todo o seu ciclo de vida e, se não forem gerenciadas, têm o potencial de atrapalhar o crescimento e talvez até destruir a própria empresa.
Diante disso, o gargalo nos negócios parece previsível. É claro que enfrentaremos desafios, dizemos a nós mesmos. E, no entanto, quando esses desafios chegam, nos encontramos irremediavelmente fora de nossas profundezas.
O viés de otimismo, como é conhecido nos círculos científicos, refere-se a como o cérebro humano é simplesmente conectado para procurar o resultado mais favorável de qualquer situação. E, embora esperar o melhor sempre seja uma coisa boa, ele também pode jogar contra nós, tornando as coisas mais otimistas do que realmente são, minimizando a ameaça que realmente existe.
Portanto, se você tem cautela ultimamente, aqui estão cinco gargalos em potencial nos negócios que você realmente deve observar e como se preparar contra eles:
Má gestão financeira
Ficar sem dinheiro é algo que as startups e marcas estabelecidas têm medo. O que fazemos se secarmos nosso orçamento antes de empatar? Essa pergunta é suficiente para manter qualquer empresário acordado à noite. Eles têm todos os motivos para isso. Uma análise das startups revelou que, das empresas que falharam dentro de um ano após o início, 29% afundaram por falta de dinheiro.
Felizmente, o número de maneiras pelas quais você pode manter sua linha de crédito ativa explodiu hoje. Bancos e empresas de capital de risco são os principais itens de fluxo de caixa, no entanto, você também pode procurar financiamento coletivo e investidores. O financiamento coletivo não é apenas uma ótima maneira de permitir que seu próprio público-alvo financie você, mas obtenha informações valiosas sobre o que eles desejam, independentemente de seu produto ter algum mercado.
À medida que sua empresa se expande, você precisará ter todo esse dinheiro disponível para automatizar o marketing, investir na capacitação de vendas e desenvolver produtos mais avançados ou melhores serviços. A maioria das empresas deseja passar do gasto de capital para o operacional, pois isso permite que elas usem a receita de uma empresa para alimentar seu crescimento. O CapEx por si só é frequentemente visto como um gargalo nos negócios.
No entanto, poucos conseguem realizá-lo. A nuvem está ajudando mais empresas a migrar para o OpEx, pois permite que elas trabalhem em um modelo de pagamento conforme o uso. Hoje, quase todas as iniciativas de produtividade, como armazenamento de dados, desenvolvimento, colaboração em equipe, comunicação e gerenciamento de projetos, podem ser realizadas na nuvem.
Gerenciamento de tempo ineficiente
Já teve a sensação de que simplesmente não há horas suficientes durante o dia? E aquela necessidade nauseante de adiar o que precisa ser feito agora? A má gestão do tempo acontece com todos nós e é um gargalo muito persistente nos negócios.
O problema com a interpretação usual do gerenciamento de tempo é que as pessoas tentam colocar tanto trabalho no menor tempo possível. Afinal, essa é a definição de "eficiência", certo? Uma pergunta melhor aqui seria por que superestimei as tarefas deixadas para trás? Se pudéssemos fazer uma avaliação honesta da situação, poderíamos alocar o tempo necessário, caso em que a administração do tempo deixaria de ser um problema.
Além de entender adequadamente quanto tempo precisamos, as empresas também lutam incessantemente para acompanhá-lo. Com demasiada frequência, ficamos tão perdidos no meio das coisas que acabamos perdendo todo o conceito de tempo. A nuvem pode vir novamente em seu socorro aqui se você se encontrar perdido.
Muitos processos
Diante disso, seus processos são para ajudá-lo a obter maior produtividade e, na maioria das vezes, eles o fazem. Mas eles também podem atrapalhar o seu caminho, se não forem gerenciados adequadamente. É verdade que a explosão repentina da computação em nuvem permitiu que as empresas procurassem e experimentassem uma variedade de soluções diferentes para seus problemas. Não é incomum ver marcas utilizando 2-3 aplicativos de produtividade diferentes, apenas para experimentá-los.
À medida que uma empresa cresce, o mesmo acontece com seus sistemas. Mas a ênfase excessiva no processo e no sistema pode levar à microgestão, onde os funcionários são literalmente ditados em todos os aspectos de seu trabalho, deixando pouco para sua própria imaginação ou iniciativa.
Obviamente, esse estado de coisas pode levar à perda de moral e produtividade. Em vez disso, é melhor que as empresas se concentrem nas pessoas e não nas estruturas. O processo pode se tornar um gargalo nos negócios, instalando maneiras robóticas de fazer coisas que sufocam a criatividade. Embora processos e procedimentos sejam ótimos para tarefas repetitivas, permitir que as equipes estabeleçam suas próprias regras funciona melhor para ajudar na criatividade.
Extinção da sua rede de negócios
Sua rede é o seu patrimônio líquido, diz um negócio popular. Uma boa rede permite que você atenda aos requisitos de sua organização obtendo melhores negócios, abrindo novas oportunidades, encontrando melhores talentos e obtendo informações privilegiadas no mercado e nos concorrentes.
Mas, criar uma boa rede é mais fácil falar do que fazer. Simplesmente trocar cartões em uma feira, fazer amigos em festas e adicionar mais pessoas no LinkedIn não significa rede. Sua rede deve ser formada por pessoas que possam realmente agregar valor ao seu negócio. Por falta de reciprocidade, você também deve poder ajudá-los quando eles precisarem de você.
Você pode começar mapeando sua rede existente. Faça uma lista das pessoas que você conhece, o que elas fazem e quais benefícios potenciais podem oferecer à sua empresa. Em seguida, destaque as pessoas que você acha que oferecem mais valor. No entanto, lembre-se de que talvez você não consiga determinar todas as suas necessidades, não remova todos os que não parecem imediatamente dignos de nota.
Crescimento rápido demais
O crescimento, sendo um gargalo nos negócios, parece contra-intuitivo. Mas o crescimento excessivo também pode atrapalhar sua empresa. Os gerentes podem ficar tentados a escalar rápido demais, a fim de superar os concorrentes ou obter lucratividade da empresa rapidamente. No entanto, ao fazer isso, eles podem expor sua marca a vários riscos.
Você precisa considerar algumas questões importantes antes de decidir aumentar a escala. Por exemplo, seu fluxo de caixa é capaz de acompanhar sua iniciativa de crescimento? A fundação da sua empresa está sendo comprometida em nome do crescimento? Seus clientes existentes estão satisfeitos enquanto você está focado em obter novos?
Por exemplo, o Groupon alcançou grande sucesso com seu conceito de compra em grupo de cupons. Eles tiveram tanto sucesso que foi criada uma linha direta para ajudar os viciados em Groupon. Em uma tentativa de capitalizar seu sucesso enquanto ainda podem, o Groupon começou a se expandir agressivamente, apenas para ver os preços de suas ações despencarem. A empresa começou a ignorar seus clientes existentes em sua tentativa de garantir novos e, ao fazê-lo, acabou perdendo os dois. Um pouco de premeditação pode ajudar bastante a sua empresa a se expandir em um ritmo saudável.