Filmes, programas de TV e livros têm desempenhado um papel importante em nossas vidas por décadas. Então, de Darth Vader e Walter White ao Iron Man e James T. Kirk, aqui estão 12 personagens fictícios dos quais todo líder e chefe podem aprender valiosas lições.
Chefe 1: Aragorn Elessar
De: Senhor dos Anéis
Embora Aragorn não tenha a tarefa de destruir o anel, nem levá-lo à destruição, ele protege Frodo o máximo que puder. Mesmo quando separado, Aragorn se esforça para criar distrações para ajudar Frodo a entrar em Mordor. O ponto é que no meio do caos e, provavelmente, uma tremenda quantidade de estresse, Aragorn sempre permanece focado na tarefa em mãos. Nesse mesmo sentido, lembre-se do seu objetivo inicial e nunca seja tentado a se afastar de suas crenças, nem mesmo por todo o dinheiro do mundo ... ou, neste caso, um anel.
Mesmo com empresas saindo da recessão, há uma batalha por aí! Basta lembrar que ninguém deve ficar para trás. Quando Merry e Pippin foram sequestrados por orcs, Aragorn se desvia da missão original para salvar sua equipe - onde eles passam uma infinidade de capítulos simplesmente correndo. Todos os membros da equipe provavelmente deram alguma coisa para o negócio manter-se vivo durante a recessão. Então dê-lhes uma ajuda meramente ouvindo seus problemas. Se não, você tem uma boa chance de perder talentos leais e excepcionais para os concorrentes.
Tudo somado, Aragorn exige o melhor daqueles que o rodeiam, conhece seus próprios limites, gosta de sujar as mãos - ele é literalmente um rei, mas prefere ser parte da missão como um guardião - e coloca o bem do todo acima do bem-estar próprio. Com um grande poder, vem uma grande responsabilidade, e Aragorn é o modelo perfeito de alguém que o aproveita não apenas para beneficiar os outros, mas também para o futuro reino.
Chefe 2: Darth Vader
De: Star Wars
Embora Darth Vader prove que nunca é tarde demais para ser redimido e perdoado, Vader é um excelente exemplo dos erros comuns que um líder deve evitar! Top erro para evitar: punição pela força de estrangulamento! A primeira vez que o vemos usá-lo foi quando alguém expressou uma opinião com a qual ele discordou. Para resumir tudo, Vader governa pelo medo, pois para ele incutir o medo faria com que sua equipe trabalhasse mais para sobreviver. Mas o medo diminuirá não apenas o moral, mas também a produtividade! Você também tem a chance de perder talentos valiosos que agora odeiam seus empregos.
E em vez de cultivar o talento inato dentro de seus próprios funcionários, Vader tenta de novo e de novo recrutar Luke Skywalker. Ele é tão obcecado em atrair alguém da oposição, que ele deixou sua empresa sem um sucessor. Ninguém na Estrela da Morte foi treinado para assumir! Então, o que acaba acontecendo? Sua morte significa agora o colapso literal de todo o Império. Devemos incentivar o talento entre seus funcionários, prestar atenção e escolher as pessoas que podem manter o seu negócio.
Acima de tudo, o Império não consegue aprender com seus erros. Eles gastam milhões na primeira Estrela da Morte, apenas para serem destruídos por uma simples falha estrutural. Eles então perderam muito tempo construindo a segunda Estrela da Morte, na qual gastaram muito mais dinheiro e tiveram uma falha estrutural ainda maior! Quando você está liderando um negócio, aceite seus erros e aprenda com eles. Volte para a prancheta para descobrir uma maneira melhor de realizar o que você quer.
Chefe 3: Gordon Gekko
De: Wall Street
A maioria das citações de Gordon Gekko fez história em Wall Street. Gekko ressalta que “um pescador sempre vê outro pescador de longe”. Quando se trata de negócios, há muitas pessoas que não têm boas intenções no coração. É importante que saibamos quem são essas pessoas e aprendamos a reconhecer que compartilhamos os mesmos interesses.
Outro ponto importante que ele enfatiza é que, quando você procura a aprovação de um colega de trabalho para tomar decisões de negócios, às vezes você será rejeitado. Mas não desanime e abandone sua decisão. Siga seu próprio caminho sempre que puder.
Seu melhor conselho? “O que vale a pena ser feito, vale a pena ser feito por dinheiro.” Não seja uma daquelas empresas que distribuem conteúdo gratuito ou hesitam em aumentar os preços apenas para atrair clientes. Se o seu produto vale a pena, as pessoas vão comprá-lo.
Chefe 4: Indiana Jones
De: Indiana Jones
Faça o que Indiana Jones faz de melhor - seja aventureiro e assuma riscos calculados. Mas Jones também é conhecido por ser sensato. Ele só assume riscos quando sabe que haverá um resultado favorável. Portanto, não tenha medo de entrar em contato, nem que seja simplesmente introduzindo um novo produto ou visando um novo mercado, mas leve em conta o potencial de risco dos empreendimentos comerciais.
Certifique-se de fazer sua lição de casa. Jones certamente o faz antes de iniciar uma nova missão. Esta lição é frequentemente ignorada. Antes de iniciar um negócio ou lançar um produto, verifique se você pesquisou o mercado e seu público-alvo ou se seu plano pode sair pela culatra. Afinal de contas, adicionar outro produto similar a um mercado lotado não é o caminho para um empreendimento de sucesso.
Mas por meio dos contínuos momentos cômicos de Jones, ele nos lembra de mostrar nosso lado humano. Não jogue todo o jargão corporativo ao falar com um cliente, use talvez uma piada ou duas - toda a conversa não precisa centrar-se em seu negócio.
Chefe 5: James Bond
De: James Bond
O que seria James Bond sem seus gadgets bacanas? Todo filme de Bond teve inúmeros dispositivos para ajudar Bond em suas aventuras. De assentos ejetores a chaveiros explodindo, Bond nunca tem medo de aproveitar os mais recentes aparelhos. No ritmo em que a tecnologia está se movendo, isso se tornou uma necessidade em todas as listas de verificação de negócios!
Acima de tudo, esteja pronto para improvisar! Para citar um exemplo: em Goldeneye, Bond é cercado por um exército russo, então decide fugir sequestrando um tanque e conduzindo-o pelas ruas da cidade. E você nem sempre tem que inspirar pessoas com discursos motivacionais para fazê-las fazer o que você quer. Bond muitas vezes esquece seus poderes de persuasão e simplesmente avança com suficiente confiança e coragem para que as pessoas sigam seu exemplo.
Chefe 6: James T. Kirk
De: Star Trek
Muitas vezes é fácil esquecer como é a vida na linha de frente, por isso, certifique-se de fazer parte da equipe. Quando você começa a perder essa perspectiva, fica mais difícil entender o que realmente está acontecendo. E se você não se envolver com a equipe, fica fácil perder a confiança. Kirk sempre fazia parte do time e sua equipe confiava em suas decisões porque ele conhecia os riscos do comando pessoalmente.
Ter conselheiros com diferentes visões de mundo é extremamente importante. Os conselheiros mais próximos de Kirk eram o comandante Spock, um vulcano comprometido com a filosofia da lógica, e o dr. Leonard McCoy, motivado pela curiosidade científica. Os dois frequentemente se chocavam, recomendando diferentes cursos de ação. Mas o conselho estava lá. E não deve parar por aí! Traga uma gama de pessoas, diferentes sexos e idades para a sua força de trabalho, para captar todo o potencial de uma variedade de ideias únicas.
Mas o que faz de Kirk um líder brilhante é a capacidade de saber quando deixar uma filial da empresa. Neste caso, ele explodiu a Enterprise para salvar a Federação. Às vezes é importante deixar algo para o benefício maior. Isso pode incluir produtos que não são mais necessários ou um serviço que não é mais adequado à finalidade.
Chefe 7: Jason Bourne
De: A Identidade Bourne
Empreendedores muitas vezes se encontram gastando muito tempo procurando a ideia perfeita, em vez de tentar obter o produto ou serviço lá fora. Embora seja bom pensar antes de implementar, às vezes você pode se desviar do foco inicial ou perder completamente o enredo. Seja qual for o tamanho do desafio, Jason Bourne nunca hesita em avançar, mas sempre se certifica de que seu progresso é para alcançar seu objetivo inicial. Bourne sempre se certificou de executar - em mais de uma maneira.
Seja no cumprimento de tarefas ou em combate, os reflexos de Bourne têm o hábito de tirá-lo de problemas. Mas essa resposta automatizada se resume a treinamento e prática. Pode não parecer fascinante, mas ao ritualizar as tarefas mais mundanas ao ponto de torná-lo um trabalho de piloto automático, você terá mais poder disponível para desafios maiores.
Chefe 8: Jay Gatsby
De: O Grande Gatsby
Jay Gatsby desempenha o papel de empresário à perfeição - há uma razão pela qual ele é chamado de "great" Gatsby. Gatsby acredita na primeira impressão, e apesar do que qualquer um pode dizer, as primeiras impressões têm a capacidade de construir ou quebrar um acordo. Ele se veste bem e, como mestre em networking, sempre deixa uma impressão duradoura nos principais contatos futuros.
Formando uma carreira de sucesso para si mesmo a partir de um começo humilde, Gatsby mostra que nenhuma ambição é grande demais! Isso vem de mãos dadas com a capacidade de se concentrar. Embora ele se concentre em seus negócios, o resultado desejado parece ser o coração de Daisy Buchanan. Acreditando continuamente que seu foco vai ganhar o resultado final, ele é levado ao sucesso. Isso também destaca a importância de estabelecer metas.
Chefe 9: Sherlock Holmes
De: Sherlock Holmes
O sucesso de Sherlock Holmes, como ele certamente gostaria de nos lembrar, repousa unicamente em seus talentos inatos. É uma congregação de qualidades, entre as quais inclui o poder de dedução - apesar de seus vícios visíveis - que o tornam tão bem-sucedido. Qual a maior lição que pode ser aprendida? Há mais de uma maneira de abordar um problema, seja saindo disfarçado ou sabendo as perguntas certas a serem feitas. Se uma abordagem falha, ele simplesmente apresenta outra ideia, não importa o quão bobo possa parecer.
Isto liga-se à importância do detalhe! Não deixe nada passar por você! No momento em que uma pessoa entra na sala, Holmes pode dizer onde esteve e até o que tinha para o jantar. Requer muita paciência, mas sempre observe seus clientes e parceiros.
Embora Holmes examine atentamente os casos, muitas vezes as pessoas vêm até ele de longe para resolver seus problemas. Não importa o quão difícil seja trabalhar, sua reputação o precede - todos sabem que ele é o homem certo para o trabalho. Em muito esse sentido, sua marca mostra quem você é, e o serviço ao cliente e a meta comercial corretos servirão de milagre para sua reputação.
Chefe 10: Sulley e Mike
De: Monsters Inc.
Da empresa falida e começada na sala de correio, Sulley e Mike rapidamente se tornam a equipe de maior susto na fábrica. O potencial estava lá, e embora a universidade não despertasse necessariamente nenhum talento inato, a cultura corporativa na qual eles se encontravam. dava chances àqueles que mostravam habilidade possível. Liderança nem sempre vem do topo; aqueles que estão no fundo e que sobem, geralmente entendem melhor o negócio. E quando Sulley finalmente pega o primeiro lugar, ele não se esconde em seu escritório. Então, um líder humilde é um líder eficaz.
O trabalho em equipe é essencial, e é ainda melhor se você se der bem. Mike e Sulley trabalham juntos como uma unidade e, embora Sulley possa ser visto como a estrela da equipe, Mike é o estrategista. Jogue fora dos pontos fortes e fracos do outro.
Chefe 11: Tony Stark
De: Homem De Ferro
A verdadeira marca de qualquer líder de tecnologia é a capacidade de se adaptar. O que se pode realmente aprender com Tony Stark é que sempre deve haver um plano A, B, C ou mesmo D, para garantir que você evolua de acordo. Quando o seu negócio se torna desatualizado, ou mesmo ineficaz, abrace a mudança e procure maneiras de resolver a situação. Tome Stark, por exemplo, ele fechou a divisão de armas de sua empresa para uma nova direção nos negócios. O Homem de Ferro passa a vida melhorando sua armadura e criando melhores maneiras de fazer o traje funcionar. Em mais de um caso, a nova atualização salvou sua vida - ou até mesmo o mundo. Mesmo em momentos de crise, nunca pare de inovar.
Então, claro, nunca desista! Você certamente não pode parar o Homem de Ferro. Com certeza, as pessoas perceberam e começaram a copiar seus designs. Isso significou a busca incessante de tentar ficar à frente do jogo - inovação, inovação, inovação! Nem tudo vai dar certo, mas você vai se deparar com algo que o tornará verdadeiramente distinto em seu mercado. No momento em que o Homem de Ferro terminou, ele já estava no terno número 42.
Acima de tudo, aprenda a reconhecer e nutrir oportunidades. Isto é melhor visto em Homem de Ferro 3, quando o Mandarim quase bateu o Homem de Ferro. Mas na história dos livros em quadrinhos, o mandarim certa vez procurou a ajuda de Stark para um projeto chamado Advanced Idea Mechanics (AIM). Depois de ser evitado por Stark, o mandarim fez um negócio lucrativo para si mesmo, sempre visualizando um alvo nas costas de Stark. De volta ao dia, quando o Yahoo! era o rei dos mecanismos de busca, Sergey Brin e Larry Page tentaram vender seus algoritmos para o Yahoo! por US $ 1 milhão. Eles foram ignorados e, para encurtar a história, olhem para o Google agora! Você nunca sabe que aliança ou parceria se tornará valiosa, portanto trate a todos com respeito e pense nos impactos futuros.
Chefe 12: Walter White
De: Breaking bad
Walter White é possivelmente o empresário mais infame da TV. O sucesso de White é largamente atribuível ao seu produto superior - blue meth, que é 99,1% puro. Mas além de sempre se recusar a comprometer a qualidade da metanfetamina, o que torna seu produto tão superior? Ele é bom no que faz. Embora seja um cientista brilhante, White trabalha abaixo de seu potencial como professor de química do ensino médio. Apenas quando ele é diagnosticado com câncer de pulmão terminal, ele volta para a ciência em que ele é tão bom - mesmo que seja por desespero em ganhar dinheiro rápido para sustentar sua família após sua morte. Funciona: ele pega a simples operação de cozinhar metanfetamina e a transforma numa potência internacional. Encontre algo em que você seja realmente bom e continue com isso.
White é um excelente estrategista. E embora ele tenha cometido vários assassinatos, como estrategista, White sempre procedeu pelo livro. Depois que Walt e seus parceiros roubam 1.000 galões de metanfetamina, Mike faz um acordo para vender sua parte e a de Jesse para Declan, uma revendedora rival. Declan, no entanto, também exige a participação de Walt para que ele possa obter o famoso produto de metanfetamina fora do mercado. Walt faz um acordo, de modo que Declan agora distribui a metanfetamina de Walt. Através desta estratégia, Walt cria um novo papel dentro da indústria como um fabricante puro, sem envolvimento no mercado de rua.