Como funciona o aprendizado?
Quando você está tentando aprender inglês, um novo instrumento musical ou um novo esporte, Green Belt, ou Black Belt, nós podemos tirar proveito do aprendizado acelerado. Mas o problema é: como achar tempo para praticar o aprendizado acelerado? A chave para acelerar o aprendizado não é colocar mais horas no seu treino. Mas maximizar a eficácia do tempo gasto aprendendo.
Balde com Água
Vamos dizer que você era para encher um balde com água. A maioria dos baldes não deve ter nenhum problema em reter a água até que comece a transbordar na parte superior.
Mas, na realidade, não é assim que nossos cérebros funcionam. Na verdade, a maioria das informações que entra em nosso cérebro acaba vazando. Em vez de olhar para a memória do nosso cérebro como um balde que mantém tudo. Devemos tratá-lo pelo que ele é: um balde que está vazando.
Comparar nosso cérebro com um balde furado pode parecer ruim, mas é exatamente isto que acontece. A menos que você nasceu com uma memória fotográfica perfeita. Nossos cérebros não foram projetados para lembrar todos os fatos, informações ou experiência que passamos em nossas vidas.
Como lembrar de 90% de tudo que você aprender?
A pirâmide do aprendizado, desenvolvida na década de 1960 - amplamente atribuída ao Instituto NTL em Bethel, Maine- descreveu como os seres humanos aprendem. Como mostra a pesquisa, verifica-se que os seres humanos lembram de:
- 5% do que eles aprendem em aulas (ou seja, palestras ou aulas na universidade / faculdade)
- 10% do que eles aprendem quando leem (ou seja, livros, artigos)
- 20% do que eles aprendem com audiovisual (ou seja, aplicativos, vídeos)
- 30% do que eles aprendem quando veem uma demonstração (cases ou exemplos)
- 50% do que eles aprendem quando envolvidos em uma discussão em grupo (debate).
- 75% do que eles aprendem quando eles praticam o que aprenderam (learning by doing)
- 90% do que eles aprendem e usam imediatamente (em projetos ou ensinando aos outros)
No entanto, como a maioria de nós aprende?
Livros, aulas tradicionais, Vídeos - métodos de aprendizagem não-interativos que correspondem à 80-95% das informações que aprendemos durante a vida “escolar”, entram por um ouvido e saem pelo outro. É por isto que nosso Green Belt possui um método diferente.
O ponto aqui é que, em vez de forçar nossos cérebros sobre como lembrar mais informações com métodos "passivos", devemos concentrar nosso tempo, energia e recursos em métodos "participativos" que comprovadamente fornecem resultados mais eficazes, em menos tempo.
Isso significa que:
- Se você quiser aprender a falar uma língua estrangeira, você deve se concentrar em falar com nativos e pedir feedback imediato (em vez de aplicativos móveis). Um lugar que aprendíamos muito era conversando com a galera de outros países no Live Mocha. Lá, ao falar errado, o seu interlocutor te corrigia na hora.
- Se você quiser entrar em forma, você deve trabalhar com um personal trainer (em vez de assistir vídeos de treino Youtube). Isto eu posso confirmar, já que quando eu contratei um personal trainer, mesmo malhando menos, tive resultados melhores. Concorda Paulo Gomes?
- Se você quer aprender um novo instrumento, contratar um professor de música local em sua cidade. Aprendi piano e teclado no conservatório com aulas individuais. Já o cavaquinho, tentei aprender sozinho com as cifras na internet. Coitados dos que foram nos meus quadrados de samba (chamar de roda é sacanagem).
Em última análise, tudo sobre aprendizado se resume a isso ...
Tempo ou dinheiro?
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: "Eu não tenho tempo para fazer isso, aquilo, aquele outro ..."
Sou culpado por usar este tipo de desculpa. É o padrão que nos deixa confortável para não nos desafiarmos e aprendermos coisas novas.
Mas o tempo é o recurso mais democrático de todos. Não importa quem somos, onde estamos no mundo, ou o quanto nós nos esforçamos para a eficiência, temos apenas 24 horas em cada dia. Cada minuto é único, e uma vez que ele se foi, ele nunca pode ser recuperado, ao contrário de dinheiro.
Então, se todos nós temos 24 horas em um dia, como é que vamos explicar as histórias de sucesso de jovens milionários que começaram do nada, ou um estudante em tempo integral que vai de iniciante a fluência de conversação em espanhol depois de apenas 3,5 meses? Eles aprenderam como maximizar a eficácia, ao invés de apenas a eficiência.
Digamos que a pessoa A gasta uma hora aprender uma língua e retém 90% do que ela aprendeu. E a pessoa B passou nove horas aprendendo e reteve 10% apenas. Na conta de padaria, a pessoa B passou 9x mais tempo aprendendo do que a pessoa A, mas guardou a mesma quantidade de informação (A: 1 * 0.9 = B: 9 * 0.1).
Entendeu?
Embora a exatidão destes números possa ser debatida, a lição é clara. A maneira de ter mais tempo não é focar nas pequenas vitórias, como assistindo 5 minutos de vídeos no YouTube ao invés de 15 minutos. O segredo é focar nas grandes vitórias, escolhendo o método mais eficaz desde o início. Uma solução premium de aprendizado como o que desenvolvemos em nosso EAD pago, pode economizar meses, senão anos de lutas, erros e o mais importante, tempo. É fazer o máximo no tempo limitado que temos concentrando-se em soluções que proporcionam o maior impacto, dizendo não a todo resto.
A capacidade de reter mais conhecimento em uma era de acesso infinito a informações e incontáveis distrações é uma habilidade poderosa para alcançar qualquer objetivo que temos mais rápido. Incluindo seus objetivos profissionais. Ao aprender a se lembrar mais informações todos os dias, podemos gastar menos tempo reaprendendo o conhecimento que dizemos ter, e nos concentrarmos em adquirir novos.
Estamos todos correndo contra o tempo, e hoje é o mais cedo possível. A questão é: como você vai gastá-lo melhor? Nossa sugestão: acesse nossa plataforma, faça nossos cursos, aplique o conhecimento o mais rápido possível, ensine seus colegas e foque! Isto mesmo, foque no que você precisa desenvolver para alcançar seus objetivos. Sejam eles profissionais, de saúde, estéticos, enfim, a imaginação é o limite. Força, suor e vitórias. Estes são os votos da FM2S. Escolha nossos cursos com coaching de projeto, pois é a garantia de que você reterá 90% do que aprendeu.
Como se dá o aprendizado?
Aprendizado: como você aprende? Aulas presenciais? Aulas online? Exercícios? Cases? Exemplos? Ou você é autodidata e aprende tudo sozinho? Como uma escola de formação de aperfeiçoamento profissional, esta questão é a que mais nos toca. Somos fanáticos na busca por formas para que o aprendizado ocorra de um jeito mais tranquilo e prazeroso. A cada novo curso, buscamos adicionar tudo aquilo que aprendemos até o momento sobre fazê-lo aprender.
Em nossa nova Certificação Green Belt, buscamos reforçar tudo que aprendemos neste último ano sobre o aprendizado online. E, desta maneira, trabalhamos duro para que você sai desta certificação ainda melhor do que entrou. Como não nascemos pronto, cada aprendizado alcançado é um tijolo a mais que assentamos na ponte para nosso futuro.
Mas, afinal, como aprendemos? Acredito que aprendemos um pouquinho por dia e, nossa missão, é não deixar este pouquinho se perder. Por que? Porque o aprendizado desperdiçado hoje, não pode ser aprendido em dobro amanhã. Por isto, quebramos as longas aulas que tínhamos no Green Belt antigo em pedaços menores. Hoje, ao invés das 14 aulas passadas, temos 93, pois cada aula é uma pílula de aprendizado que pode ser apreciada diariamente.
Outro ponto necessário para aprendermos, são os exercícios de fixação. Eles nos obrigam a aplicar o conceito que vimos na aula, na prática. E, pela prática reiterada, nós conseguimos fixar o conceito em nosso HD. Como diria o famoso pensamento de Confúcio: Eu ouço, eu esqueço. Eu leio, eu lembro. Eu faço, eu aprendo. Com base nisto, colocamos inúmeros exercícios assistidos de Minitab e o detalhamento de alguns cases. Agora é possível você acompanhar a resolução dos exercícios pausadamente, repetindo as instruções em seu computador.
Como se dá o Aprendizado completo?
Além o material teórico focado e da resolução passa a passo dos exercícios, buscamos integrá-lo por meio dos nossos posts no assunto. Então, após assistir a aula sobre o SIPOC, acessando nosso site, você encontrará facilmente nosso artigo sobre o tema. Depois, a FM2S elaborou também planilhas para te auxiliarem na construção dos SIPOCs quando você estiver na sua empresa. Porque quem trabalha, sabe o quanto é difícil conseguir levar o conteúdo das aulas direto para o trabalho, sem que haja sistemas ou planilhas.
É importante, além da parte de conteúdo, contar com um apoio pedagógico. Poder contar com alguém que irá responder suas dúvidas e acompanha-lo, caso deseje, por um assunto mais complicado do tema. Nisto, também há novidades. A FM2S conta com um canal de conexão com você, para que suas dúvidas sejam respondidas de maneira expressa. Por isto, pedimos que façam perguntas. Já que a cada resposta, você fará o aprendizado de alguém ser melhor.
Lançaremos ao final de outubro, uma série exclusiva de vídeos em nosso canal do Youtube. Nesta série, serão respondidas algumas questões que chegaram ao longo do nosso primeiro ano de operação EAD. São ótimas questões, que adicionam informações sobre conteúdos que não estavam claros em nossa comunicação. Assim, teremos uma conversa diária.
E as vídeo-aulas?
Mas você pode se perguntar: como as vídeo-aulas da FM2S são diferentes? Dinâmica. Quando você está na sala de aula, é possível enxergar o professor em diferentes ângulos, por isto, estamos utilizando duas câmeras. O vídeo com duas câmeras, fica menos monótono de se assistir. Imagina que depois de um dia atribulado na empresa, ao chegar em casa e acessar sua certificação EAD, você não queria assistir um ppt narrado. Algumas empresas, chamam a leitura dos slides de aula, mas nós chamamos de ppt narrado e, olhando para a retenção de público deste tipo de vídeo, vimos que o resultado é muito ruim. Ou seja, o público não espera comprar uma certificação EAD e ganhar a leitura da apostila.
Além disto, nosso vídeo aula é conectada com a apostila e, nossa apostila, tem um slide resumo e toda descrição deste embaixo. A parte visual é importante, mas a ausência do texto explicativo do slide, pode deixa-lo obrigado a buscar mais conteúdo em livros, para entender o assunto. Aqui é diferente. A apostila é completa.
Por último, gostaríamos que acessasse nossos treinamentos e começasse um curso. Nunca é tarde demais para aprender, ainda mais quando o aprendizado significa aperfeiçoamento profissional. Entrando em nossa página, você encontrará diversos treinamento pagos e alguns gratuitos, porque disseminar conteúdo é uma das formas de mudarmos a produtividade do Brasil pela educação. A cada história de sucesso dos nossos alunos, recebemos uma injeção de ânimo. E, a certeza de que vocês estão construindo um país melhor para nossos filhos.