Body of Knowledge (BoK): O que é? Qual a sua importância?
BoK

15 de maio de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Body of Knowledge (BoK): O que é? Qual a sua importância?

O que é Body of Knowledge?

O Body of Knowledge (BoK) - ou corpo de conhecimento, em português - refere-se aos principais ensinamentos e habilidades necessários para se trabalhar em um campo ou setor específico, sendo geralmente definido por associações ou sociedades profissionais. Afinal, são os membros da profissão que descrevem o que é necessário para realizar seu trabalho e que formam a base para o currículo da maioria dos programas ou designações profissionais. Assim, as pessoas que procuram ingressar na profissão devem demonstrar seu domínio do corpo de conhecimentos para receber credenciamento que lhes permita praticar essas habilidades. Geralmente se demonstra domínio sobre o Body Of Knowledge através de exames rigorosos

E você? Se interessa em obter o Body of Knowledge mais completo para Gestão e Liderança?

Confira agora o curso de Black Belt da FM2S!

Entendendo o Body o Knowledge

O corpo de conhecimento é uma maneira mais formal de se referir às coisas que chamamos mais comumente de competências essenciais e habilidades exigidas atualmente. Não muito diferente de um anúncio de emprego, o corpo de conhecimento é uma lista de coisas que você deve saber e coisas que deve poder fazer antes de ser aceito como profissional pela organização que faz o credenciamento. As universidades, por exemplo, têm um conjunto de conhecimentos definido com o qual o aluno deve demonstrar sua familiaridade antes de receber um diploma. Enquanto os comércios têm um corpo de conhecimento em que um aprendiz trabalha para se tornar amplamente sabido do tema.

Aliás, o conteúdo real do body of knowledge de uma determinada profissão evolui com o tempo. Essa é uma das razões pelas quais as associações geralmente são responsáveis ​​pelo credenciamento, pois é muito difícil para as pessoas de fora de um setor específico acompanhar as novas técnicas e desenvolvimentos.

Body of knowledge e a ciência

Mas antes, o que é ciência?

A ciência consiste na soma de um corpo de conhecimento e de um processo. No cotidiano, é comum enxergar a ciência como uma coleção de fatos isolados e estáticos listados em um livro, mas isso é apenas uma pequena parte da história. Tão importante quanto isso, a ciência também é um processo de descoberta que nos permite vincular fatos isolados a entendimentos coerentes e abrangentes do mundo.

Levando em conta essa espécie de mito, a palavra "ciência" provavelmente traz à mente imagens como livros enormes, jalecos e microscópios, um astrônomo e seu telescópio, um naturalista na floresta tropical, as equações de Einstein rabiscadas em um quadro negro, o lançamento do ônibus espacial, e por aí vai…. No entanto, apesar de todas essas imagens refletirem algum aspecto da ciência, são todas muito simplistas, porque a ciência tem muitas facetas.

Projetando Redes de Conhecimento eficazes

"Redes de conhecimento", do inglês, Knowledge Networks, são grupos de indivíduos e equipes que se reúnem para inventar e compartilhar um body of knowledge. O foco de tais redes é geralmente no desenvolvimento, distribuição e aplicação de conhecimento. Organizações com fins lucrativos e sem fins lucrativos de todos os tamanhos estão aproveitando esse modelo para aprender mais rapidamente e colaborar produtivamente. No entanto, para todas as redes bem-sucedidas, outras perderam força devido à baixa participação, ambiguidade de objetivos, alianças misturadas ou incompatibilidades tecnológicas.

As redes de conhecimento são tão antigas quanto o comércio, pois o conhecimento era frequentemente implicitamente trocado na produção e na troca de bens e serviços. Nos dias medievais de guildas e aprendizes, existiam redes formais entre artistas, artesãos e comerciantes. Por outro lado, a colaboração baseada na Web da atualidade simplificou a identificação e distribuição de conhecimento codificado, a um custo menor e a uma maior distância física. A rede de conhecimento foi anunciada como um modelo de inovação e escala - um modelo que aproveita a agilidade e o alcance das conexões humanas, integrando informações práticas ao trabalho diário dos membros da rede. As redes podem ter 10 pessoas em um punhado de organizações ou 1.000 pessoas distribuídas em diferentes continentes e indústrias.

Quatro objetivos da rede de conhecimento

Pesquisas consideráveis ​​mostram que, a menos que as metas sejam claramente definidas e acordadas, as redes podem facilmente perder energia e ter um desempenho abaixo do esperado. Mesmo que os líderes da rede desenvolvam e comuniquem essas metas, isso não garante que elas possam animar os membros. Queríamos saber se propósitos específicos e resultados nomeados exigem diferentes designs de rede. O desenvolvimento do conhecimento de objetivo principal da rede (por exemplo, através da convocação, intermediação ou financiamento da criação de conhecimento) ou a difusão, escalonamento e absorção de idéias pelos participantes da rede de conhecimento? Dependendo da resposta, qual modelo de liderança e processo de convocação funcionam melhor?

As respostas dos líderes da rede de conhecimento, consultores e pesquisadores a essas questões sobre como projetar resultados se enquadram em categorias distintas. Vimos algumas metas de rede focadas externamente, coletivas e orientadas ao produto - como coordenação de grupo e publicação de capital do conhecimento. E vimos algumas metas com foco interno ou individual, como resolução de problemas, apoio a indivíduos e tradução ou adaptação de equipes membros em seu contexto local. Discernimos quatro tipos distintos de objetivos.

Confira agora mesmo nosso E-book de Trabalho em Equipe!

1. Coordenação

Quando a coordenação é um objetivo principal, a rede coordena e aproveita as atividades de conhecimento existentes dos membros por meio de suas estruturas, incentivos e normas.

2. Aprendizado / Inovação0

Quando o aprendizado e a inovação são objetivos importantes, a rede de conhecimento comissiona, acumula e distribui conhecimento para o consumo de seus membros ou como um bem público em geral. Algumas aprendizagens também são voltadas para dentro: a rede aprende sistematicamente sobre si mesma e seus processos.

3. Tradução / Adaptação Local

Quando tradução e adaptação local são os principais objetivos da rede, as equipes se juntam à rede de conhecimento para identificar e adaptar o conhecimento aos seus desafios locais específicos. Ao ingressar na rede como uma unidade, eles podem examinar com segurança e traduzir idéias novas ou controversas antes de retornar ao seu contexto doméstico. As equipes melhoram sua capacidade de absorção quando se tornam um "bloco de votação". Eles simplesmente não remixam ou reformulam idéias, mas se tornam redes, apoiando-se em suas casas por meio de sua experiência e vocabulário comuns.

4. Suporte de membros individuais

Quando esse é um objetivo importante, os indivíduos ingressam na rede para desenvolver, acumular e adaptar conhecimentos para apoiar o trabalho deles e de seus colegas. O suporte de membros individuais é o objetivo mais comum das redes de conhecimento corporativas que examinamos. Também vimos isso fortemente nas arenas globais de saúde e desenvolvimento.

Uma estrutura para redes de conhecimento eficazes

O cumprimento de qualquer um dos quatro objetivos de uma rede de conhecimento exige que os membros ajam aproveitando a coesão, a conversação e a conexão da rede, mas essas características não emergem do nada. Portanto você precisará de:

Resultados

Os resultados podem ser descritos como o cumprimento dos quatro objetivos da rede de conhecimento de coordenação, aprendizado, adaptação local e apoio de membros individuais. Dependendo do contexto, a rede obtém uma mudança mensurável na área de foco, seja receita, operações, satisfação no trabalho, aprendizado, sustentabilidade ou lucratividade.

Comportamentos

Comportamentos são aqueles que conduzem a resultados: coesão, demonstração de confiança, compartilhamento de conexão. Para tanto se utiliza uma plataforma de tecnologia comum somada ao investimento em colaboração, como reservar um tempo para responder às perguntas dos colegas. Em uma rede de conhecimento bem-sucedida, os membros se identificam com a rede e suas aspirações e compartilham prontamente suas conexões dentro e fora dela. Além disso, estão comprometidos em transferir o compartilhamento de conhecimento para a plataforma, para que todos possam se beneficiar.

Dinâmica

Dinâmica são ciclos de feedback, os sistemas e estruturas que sustentam um determinado comportamento. A dinâmica também pode ser um padrão de interação com o mundo exterior, como reações a ameaças e incentivos do mercado.

Projeto

O design abrange o conjunto de condições que os líderes de rede explicitamente colocam em prática para acionar a dinâmica e, por sua vez, colocar comportamentos em movimento. Assim, os líderes de redes de conhecimento altamente bem-sucedidos consideram o design uma alavanca. De fato, são como artistas sociais, aprimorando continuamente o design da rede de conhecimento.

 

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos

Blogs relacionados