À esquerda degradê vermelho. Ao fundo, potes com comida e um pote com dinheiro. No canto inferior direito, o logotipo da FM2S.
Carreira

05 de junho de 2024

O que é budget? Entenda como fazer um

O que é budget?

A palavra inglesa budget é derivada da palavra latina “bulga”, que significa uma bolsa ou mochila de couro usada para transportar suprimentos de alimentos. Mais tarde, o budget foi ampliado para significar não apenas o contêiner, mas também aquilo que ele continha.

"Budget" refere-se ao budget, um plano financeiro que estima as receitas e despesas de uma entidade por um período de tempo definido, geralmente anual. Em um contexto empresarial, governamental ou pessoal, o budget é uma ferramenta essencial para a gestão financeira, ajudando a controlar gastos, prever fluxos de caixa, e direcionar recursos para áreas prioritárias. 

Como surgiu o budget?

budget começou na Inglaterra. Já em 1760, o Chanceler do Tesouro apresentava o budget nacional ao Parlamento no início de cada ano fiscal. O objetivo era verificar o poder do rei de cobrar impostos e controlar o gasto de dinheiro por funcionários públicos. Em 1837, o budget foi efetivado pela Lei de Reforma.

O primeiro budget empresarial: General Motors

Donaldson Brown foi um pioneiro no budget empresarial em duas empresas, a DuPont, e mais notoriamente, como CFO da General Motors sob o comando do lendário CEO Alfred P. Sloan. 

Em 1914, Brown, um gênio em finanças, foi solicitado a elaborar um relatório sobre o desempenho de vários departamentos operacionais da DuPont, desenvolvedora de polímeros, um grande conglomerado americano. Foi nesse ponto que ele desenvolveu o procedimento hoje conhecido como fórmula DuPont. Isso envolveu a divisão de itens como planta e outros itens de investimento fixo, bem como valores vinculados ao capital de giro em diversas categorias, como matérias-primas, produtos em processo, produtos acabados, contas a receber e saldos de caixa operacionais necessários. 

Essa análise detalhada permitia aos gestores entender melhor as áreas onde a empresa está se saindo bem e onde pode melhorar, seja aumentando a margem de lucro, otimizando o uso dos ativos, ou ajustando a estrutura de capital.

Com um momento quase paralelo à atividade que acontecia na General Motors, em 1922, foi lançado um livro sobre budget empresarial de James Oscar McKinsey. McKinsey tornou-se o fundador da famosa empresa de consultoria que leva seu nome. Mas o seu livro, Budgetary Control , publicado em 20 de junho de 1922, estabeleceu a McKinsey como o pai dos budgets empresariais.

A importância do budget

A importância de fazer um budget é uma lição financeira que não pode ser subestimada. Quando você inicia sua jornada financeira, seguir um budget pode ajudá-lo a praticar hábitos financeiros básicos.

Um budget ajuda a criar estabilidade financeira. Ao monitorar as despesas e seguir um plano, um budget torna mais fácil pagar as contas em dia, criar um fundo de emergência e economizar para despesas importantes, como carro ou casa. No geral, um budget coloca uma pessoa em uma situação financeira mais sólida, tanto no dia a dia quanto no longo prazo. Green Belts são treinados para identificar e eliminar desperdícios em processos. Ao aplicar essas técnicas, os custos desnecessários podem ser cortados, tornando o budget mais eficiente.

Ainda não está convencido? Abaixo estão cinco boas razões pelas quais todos deveriam criar e cumprir um budget.

Ajuda você a trabalhar em direção a metas de longo prazo

Um budget ajuda você a descobrir seus objetivos de longo prazo e trabalhar para alcançá-los. Se você simplesmente vagar sem rumo pela vida, jogando seu dinheiro em cada objeto novo e brilhante que chamar sua atenção, como você conseguirá economizar dinheiro suficiente para comprar um carro ou dar entrada em uma casa?

Um budget obriga você a mapear seus objetivos, economizar dinheiro, acompanhar seu progresso e tornar seus sonhos realidade. Ao ver quanto dinheiro você ganha e quanto dinheiro você gasta através de um budget, você pode criar um mapa de onde precisa ir para atingir seu objetivo, seja comprar uma casa em alguns anos ou fazer pós-graduação.

O budget também pode ser usado para metas de curto prazo. Se o novo jogo do Xbox ou o suéter de caxemira na vitrine da loja são inatingíveis no momento, um budget pode ajudá-lo a entender o que você precisa fazer para atingir esse objetivo.

Se você deseja se organizar com um método de planejamento, conheça nosso curso OKR o que é e como implementar. Por meio dele é possível traçar metas e objetivos. A metodologia normalmente é utilizadas para empresas, mas pode ser também uma maneira útil de fazer o planejamento das suas próprias finanças.

Pode evitar que você gaste demais

Muitos consumidores gastam dinheiro que não têm – e devemos tudo isso aos cartões de crédito. Antes da era do plástico, as pessoas tendiam a saber se viviam dentro de suas posses. No final do mês, se ainda tivessem dinheiro suficiente para pagar as contas e economizar um pouco, estavam no caminho certo. Hoje em dia, as pessoas que abusam e abusam dos cartões de crédito nem sempre percebem que estão gastando demais até se afogarem em dívidas .

No entanto, se você criar e cumprir um budget, é mais provável que não se encontre nesta posição. Você saberá exatamente quanto dinheiro ganha, quanto pode gastar por mês e quanto precisa economizar.

Ajuda você a se preparar para emergências

A vida é cheia de surpresas inesperadas. Quando você é demitido, enfrenta um reparo doméstico caro e inesperado, fica doente ou ferido, passa por um divórcio ou tem uma morte na família, essas circunstâncias podem levar a sérias turbulências financeiras. Nessas situações, um fundo de emergência é útil.

Um fundo de emergência deve consistir em pelo menos três a seis meses de despesas de subsistência e deve ser contabilizado no budget. Esse dinheiro extra garantirá que você não use outros fundos economizados para objetivos financeiros de longo prazo, como o pagamento de dívidas.

É claro que levará algum tempo para economizar de três a seis meses em despesas de subsistência. Não tente colocar a maior parte do seu salário no fundo de emergência imediatamente. A melhor estratégia é incluí-lo em seu budget, definir metas realistas e começar aos poucos. Aplicativos de budget, como Mint ou YNAB , fornecem ferramentas para a criação de um fundo de emergência, dependendo da abordagem escolhida.

Pode revelar hábitos de consumo

Construir um budget obriga você a observar atentamente seus hábitos de consumo. Ao analisar suas despesas, você pode perceber que está gastando dinheiro em coisas que não precisa, como assinatura de TV a cabo.

O budget permite que você repense seus hábitos de consumo e reoriente seus objetivos financeiros. Analisando suas despesas, você verá que em um mês gastou mais dinheiro comendo fora do que cozinhando em casa.

Ao revisar seu budget, você pode fazer alterações efetivas. Se você perceber que está gastando demais os valores-alvo definidos em seu budget para esses itens, você pode optar por ajustar quanto se compromete com gastos de luxo ou não essenciais em vez de economizar para um carro novo ou um grande projeto de reforma que também poderia adicione ao valor de revenda do seu lugar.

Como fazer um budget?

A maioria das pessoas precisa de alguma forma de ver para onde vai seu dinheiro a cada mês. Um budget pode ajudá-lo a se sentir mais no controle de suas finanças e facilitar a economia de dinheiro para seus objetivos. O truque é descobrir uma maneira de controlar suas finanças que funcione para você. As etapas a seguir podem ajudá-lo a criar um budget.

Calcule seu lucro líquido

A base de um budget eficaz é o seu lucro líquido. Esse é o seu salário líquido – salário total ou salário menos deduções de impostos e programas fornecidos pelo empregador, como planos de aposentadoria e seguro saúde. Concentrar-se no salário total em vez do lucro líquido pode levar a gastos excessivos, porque você pensará que tem mais dinheiro disponível do que realmente tem. Se você é freelancer, trabalhador temporário, empreiteiro ou autônomo, certifique-se de manter anotações detalhadas de seus contratos e pagamentos para ajudar a gerenciar receitas irregulares.

Acompanhe seus gastos

Depois de saber quanto dinheiro está entrando, a próxima etapa é descobrir para onde ele está indo. Rastrear e categorizar suas despesas pode ajudá-lo a determinar em que você está gastando mais dinheiro e onde pode ser mais fácil economizar.

Comece listando suas despesas fixas. Estas são contas mensais regulares, como aluguel ou hipoteca, serviços públicos e pagamentos de carro.

Em seguida, liste suas despesas variáveis ​​– aquelas que podem mudar de mês para mês, como mantimentos, gasolina e entretenimento. Esta é uma área onde você pode encontrar oportunidades de redução. Extratos bancários e de cartão de crédito são um bom ponto de partida, pois geralmente relacionam ou categorizam suas despesas mensais.

Registre seus gastos diários com qualquer coisa que esteja à mão - uma caneta e papel, um aplicativo ou smartphone, ou planilhas ou modelos de budget encontrados online.

Estabeleça metas realistas

Antes de começar a analisar as informações que você acompanhou, faça uma lista de suas metas financeiras de curto e longo prazo. As metas de curto prazo devem levar cerca de um a três anos para serem alcançadas e podem incluir coisas como a criação de um fundo de emergência ou o pagamento de dívidas de cartão de crédito. Metas de longo prazo, como poupar para a aposentadoria ou para a educação de seu filho, podem levar décadas para serem alcançadas.

Lembre-se de que seus objetivos não precisam ser imutáveis, mas identificá-los pode ajudar a motivá-lo a cumprir seu budget. Por exemplo, pode ser mais fácil cortar gastos se você souber que está economizando para as férias.

Faça um planejamento

É aqui que tudo se junta: o que você realmente está gastando versus o que deseja gastar. Para fazer um planejamento, considere as despesas variáveis ​​e fixas que você compilou para ter uma ideia de quanto gastará nos próximos meses. Em seguida, compare isso com seu lucro líquido e prioridades. Considere estabelecer limites de gastos específicos – e realistas – para cada categoria de despesas.

Você pode optar por dividir ainda mais suas despesas, entre coisas que precisa e coisas que deseja. Por exemplo, se você dirige para o trabalho todos os dias, a gasolina conta como uma necessidade. Uma assinatura mensal de música, entretanto, pode contar como uma necessidade. Essa diferença se torna importante quando você procura maneiras de redirecionar o dinheiro para seus objetivos financeiros.

Ajuste seus gastos para permanecer dentro do budget

Agora que documentou suas receitas e gastos, você pode fazer os ajustes necessários para não gastar demais e ter dinheiro para investir em suas metas. Olhe para os seus “desejos” como a primeira área para cortes. Você pode pular a noite de cinema em favor de um filme em casa?

Se você já ajustou seus gastos com desejos, observe mais de perto seus gastos com pagamentos mensais. Olhando de perto, uma “necessidade” pode ser apenas “difícil de abandonar”.

Se os números ainda não baterem, considere ajustar suas despesas fixas. Você poderia, por exemplo, economizar mais procurando uma taxa melhor em seguros de automóveis ou residenciais? Essas decisões acarretam grandes compensações, portanto, avalie cuidadosamente suas opções.

Lembre-se de que mesmo pequenas economias podem representar muito dinheiro. Você pode se surpreender com quanto dinheiro extra acumula fazendo um pequeno ajuste de cada vez.

Revise seu budget regularmente

Depois que seu budget estiver definido, é importante revisá-lo e seus gastos regularmente para ter certeza de que está no caminho certo. Poucos elementos do seu budget são imutáveis: você pode receber um aumento, suas despesas podem mudar ou você pode atingir uma meta e querer planejar uma nova. Seja qual for o motivo, adquira o hábito de verificar regularmente seu budget seguindo as etapas acima.

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos