Quais são as principais diferenças entre chefe e líder?
As palavras "líder" e "chefe" estão entre as mais usadas nos negócios e são frequentemente empregadas de forma intercambiável. Mas você já se perguntou o que esses termos realmente significam? Quais as diferenças entre chefe e líder?
O que os chefes fazem?
Os deveres do chefe consistem, geralmente, em uma parte formal de uma descrição do trabalho; e os subordinados o seguem por causa de seu título ou designação profissional. Assim, o foco principal de um chefe é atingir as metas e objetivos organizacionais, sem levar muito mais em consideração. Com o título, vem a autoridade e o privilégio de promover, contratar, demitir, disciplinar ou recompensar funcionários com base em seu desempenho e comportamento.
O que os líderes fazem?
A principal diferença entre gerenciamento e liderança é que os líderes não necessariamente ocupam uma posição de gerenciamento. Simplificando, um líder não precisa ser uma figura de autoridade na organização (um chefe): um líder pode ser qualquer um.
Ao contrário dos chefes, os líderes têm influência por causa de sua personalidade, comportamento e crenças. Um líder investe pessoalmente em tarefas e projetos e demonstra um alto nível de paixão pelo trabalho. Por isso, eles têm muito interesse no sucesso de seus seguidores, permitindo que eles alcancem seus objetivos com satisfação – e esses não são necessariamente objetivos organizacionais.
Nem sempre existe um poder tangível ou formal que um líder possui sobre seus seguidores. O poder temporário é concedido a um líder e pode ser condicional com base na capacidade do líder de inspirar e motivar continuamente seus seguidores.
Quais são as características de um chefe?
Abaixo estão quatro características importantes de um chefe:
A capacidade de executar uma visão
Os gerentes constroem uma visão estratégica e a dividem em um roteiro para a equipe seguir.
Já ouviu falar no Roteiro DMAIC? É hora de se especializar no assunto!
Confira o Curso de Green Belt da FM2S!
A capacidade de dirigir
Os gerentes são responsáveis pelos esforços do dia a dia enquanto analisam os recursos necessários e antecipam necessidades para fazer alterações ao longo do caminho.
Gerenciamento de processos
Os gerentes têm autoridade para estabelecer regras de trabalho, processos, padrões e procedimentos operacionais.
Ser pessoas focadas
Sabe-se que os gerentes cuidam e atendem às necessidades das pessoas pelas quais são responsáveis: ouvindo-os, envolvendo-os em determinadas decisões-chave e atendendo a solicitações razoáveis de mudança para contribuir para o aumento da produtividade.
6 Qualidades de grandes líderes
Visão
Os grandes líderes têm uma visão. Isto é, eles têm uma ideia clara e empolgante de para onde estão indo e o que estão tentando realizar. Além de serem excelentes no planejamento estratégico. Essa qualidade os separa dos chefes, pois ter uma visão clara transforma o indivíduo em um tipo especial de pessoa. Essa qualidade de visão transforma um "gerente transacional" em um "líder transformacional".
Coragem
Ter a qualidade da coragem significa disposição a correr riscos na consecução de seus objetivos, sem garantia de sucesso. Como não há certeza na vida ou nos negócios, todo compromisso que você faz e todas as ações que você toma envolvem algum tipo de risco.
Integridade
A integridade exige que você sempre diga a verdade a todas as pessoas, em todas as situações. Veracidade é a qualidade fundamental da confiança necessária para o sucesso de qualquer negócio.
Humildade
Grandes líderes são aqueles que são fortes e decisivos, mas também humildes. Humildade não significa que você é fraco ou inseguro, mas sim que você tem autoconfiança e autoconsciência para reconhecer o valor dos outros sem se sentir ameaçado. Esse é um dos atributos mais raros - ou características - de bons líderes, porque exige a contenção do ego.
Planejamento Estratégico
Grandes líderes destacam-se no planejamento estratégico. É mais uma das forças de liderança mais importantes. Eles têm a capacidade de olhar para o futuro, de antecipar com alguma precisão para onde a indústria e os mercados estão indo.
Cooperação
Sua capacidade de fazer com que todos trabalhem e se unam é essencial para o sucesso. Assim, liderança é a capacidade de levar as pessoas a trabalharem para você porque elas querem.
Projetando Liderança e Humanidade em Crise
Agora já dá pra ter uma ideia se quem vai sair dessa da melhor forma será o chefe ou líder. Uma liderança eficaz pode tornar as crises, em vez de esmagadoras, gerenciáveis. Liderar a crise normalmente envolve a adoção de uma abordagem sistemática para a solução de problemas: os estágios da crise incluem detecção, resposta, recuperação e aprendizado de problemas. Assim, as principais considerações que podem reduzir o pânico que as pessoas sentem quando o mundo parece estar em espiral geralmente incluem a adoção de um estilo de liderança mais diretivo para esclarecer prioridades, instituir uma cadência frequente de comunicação e formular estruturas de tomada de decisão em equipe para ajudar as pessoas a digerir a incerteza e o foco. sua atenção em tarefas urgentes.
Ao mesmo tempo, a pandemia do COVID-19 destaca a necessidade de projetar não apenas liderança, mas humanidade. Por humanidade, quero dizer atenção e consciência quanto aos outros ao nosso redor.
De fato, as situações de crise são caracterizadas por um fluxo caótico de informações com grande pressão e pouco tempo para agir. Somado a isso, é necessário lembrar que as pessoas não funcionam isoladamente, mas fazem parte de uma rede que toma forma; as decisões tomadas por uma pessoa nesta pandemia podem afetar diretamente a sobrevivência de outra pessoa. Assim, neste momento, fica evidente que nossa coexistência é codependente.
A liderança de projeto, portanto, deve necessariamente envolver o senso de humanidade como uma ferramenta para resposta e recuperação de crises. Isso envolve a conscientização e a atenção à nossa chamada coletiva à ação, nosso privilégio individual e nosso dever para com os outros.
Nosso apelo coletivo à ação
Nossas ações individuais como profissionais, cada um de nossos pontos de vista e experiência, afetarão diretamente o sucesso da resposta e recuperação dessa crise. Assim, cada pessoa pode contribuir de maneiras únicas e valiosas para resolver a situação atual.
Em todos os aspectos de nossas vidas, podemos ver sinais de como essas contribuições individuais representam um apelo à ação coletiva. Considere, por exemplo, os papéis que sua família, amigos e colegas estão cumprindo na sociedade em meio à pandemia: o simples fato (não tão simples como parece, confesso) de ficar em casa e manter a higiene com rigidez podem salvar uma quantidade inumerável de pessoas. Tudo isso é realmente muito sério.
Considere seu privilégio
Ao se observara como as pessoas estão passando por essa crise, vêm se destacando as diferenças e divisões socioeconômicas. Considere como você é privilegiado, por exemplo, se atualmente está trabalhando online, na privacidade de sua própria casa.
Poucas vezes os eventos atuais traçaram contrastes tão fortes entre aqueles que podem trabalhar remotamente, porque têm acesso à conectividade de alta velocidade e têm trabalhos que não exigem seus esforços corporificados, e aqueles que precisam se deslocar aos locais de trabalho físicos para ganhar seu sustento.
Se por outro lado você integra esse segundo grupo, a crise atual pode fornecer não apenas uma experiência extenuante, mas também uma oportunidade de começar a fechar a brecha entre você e o último grupo. Portanto, pergunte a si mesmo: quais desigualdades existem em sua própria empresa? Como você está reconhecendo e lidando com essas diferenças?
Ou considere o impacto do fechamento da escola. Se seus filhos estão frequentando uma escola que foi capaz de mudar para plataformas on-line porque (a) crianças já tinham computadores pessoais, (b) acesso à Internet é um bem comum e (c) os professores podem personalizar sua abordagem, é provável que seus filhos frequentem uma escola particular. Mas que impacto o fechamento escolar terá sobre as crianças que frequentam a escola pública? Os fechamentos de seis a oito semanas podem ser realizados no período de um verão, mas se a curva diminuir e prolongar a duração dessa pandemia, o fechamento das escolas poderá durar até o outono. Isso poderia levar uma geração inteira de crianças e jovens a perder um ano de escolaridade?
Confira alguns de nossos conteúdos acerca da pandemia do coronavírus:
Quarentena Lean: 7 desperdícios que você pode e deve evitar
Lean Healthcare e o novo coronavírus: como eles se relacionam?
Práticas de Gestão da Rotina – Novo Coronavírus
Abrace seu dever para com os outros
Projetar liderança e humanidade nesta crise envolverá o aproveitamento de sua experiência individual para ajudar a enfrentar os vários desafios em evolução. Isso exigirá sua consciência e atenção de como sua situação pode ser privilegiada. Muitos de nós estamos passando por momentos de muita ansiedade quanto à nossa saúde e de nossa família e à luta financeira que pode piorar nos próximos meses à medida que as hipotecas vencem, as compras acabam e as demissões se normalizam.
Além disso, as informações que você encaminhar ou retuitar irão moldar diretamente sua capacidade de lidar e se adaptar à realidade, assim como se você atua como chefe ou líder. Se - e como - você alcança outras pessoas em sua comunidade - seja verificando como estão seus vizinhos, apoiando pequenas empresas locais ou doando para bancos de alimentos da área - determinará diretamente se a vida que você teve antes do COVID-19 se parecerá com a vida que teremos depois do COVID-19. Por fim, ao abraçar nosso dever para com os outros, nos preparamos para nossa recuperação.