Como as ferramentas de relatórios ajudam na tomada de decisões?
As ferramentas de relatórios de negócios orientadas a dados estão se tornando um imperativo no mundo corporativo. Muitas vezes, os líderes empresariais têm toneladas de dados para armazenar e precisam dessas informações para tomar decisões vitais no local de trabalho. Em vez de uma pessoa avaliar esses dados, a inteligência artificial (IA) e as ferramentas de relatório podem desempenhar um papel muito melhor na análise dessas informações, afirma um artigo da Forbes. Essencialmente, as ferramentas de relatório são muito eficientes para melhorar a tomada de decisões em uma empresa.
Por que muitas empresas falham em adotar ferramentas de relatórios e de IA?
Embora a pesquisa mostre que muitos executivos acreditam que a inteligência artificial impulsionará a tomada de decisões para seus negócios, poucos estão realmente investindo nas ferramentas de relatório de dados necessárias para obter esses benefícios. Por exemplo, mais de 60% dos diretores executivos, de um estudo da IBM, afirmam que a IA mostra um valor significativo em recursos humanos, enquanto apenas 11% dos diretores de recursos humanos afirmam ter a ciência de dados e as ferramentas de IA necessárias para atingir esse valor.
O problema está relacionado às dificuldades de implementação de ferramentas de relatório, especialmente ao implementar novos sistemas em toda a empresa. A Harvard Business Review relata que muitas organizações estão falhando em adotar sistemas de análise de dados baseados em IA e ferramentas de relatório para tomada de decisões de negócios em larga escala. Com base em uma pesquisa com milhares de organizações, apenas 8% das empresas implementaram o tipo de práticas que incentivam a ampla implementação.
Existem obstáculos culturais e organizacionais generalizados que impedem a adoção generalizada. Muitos líderes empresariais também cometem um erro ao pensar que a IA é um tipo de tecnologia plug-and-play que trará resultados imediatos com retornos lucrativos.
Como implementar melhor as ferramentas de relatórios de toda a empresa para impulsionar a tomada de decisões?
Para escalar esses programas e adotar ferramentas de relatórios de análise de dados em toda a empresa para uma tomada de decisão mais eficiente, há três etapas que as empresas precisam adotar.
- Adote as ferramentas por meio de colaboração interdisciplinar entre várias equipes multifuncionais.
- Comece a aumentar o julgamento dos funcionários com a tomada de decisão baseada em dados dos algoritmos.
- Assuma mais riscos e torne-se mais adaptável.
Sobre gestão do trabalho na Era da Informação
Novos modelos de gerenciamento de trabalho também vêm evoluindo nos últimos anos, à medida que a Era da Informação levou à disseminação de ferramentas de relatórios baseadas em dados em todo o mundo corporativo. A Internet cresceu em tamanho e as economias estavam se tornando mais globais nos anos 90. Uma das maiores mudanças durante essa época é que os funcionários se tornaram mais valiosos com os proprietários e executivos de empresas e começaram a procurar maneiras de usar o conhecimento e as habilidades de seus funcionários para administrar uma empresa mais produtiva.
Isso levou a modelos de gestão de trabalho envolvendo administração clássica, relacionados à efetividade operacional na gestão industrial. Em termos de ferramentas avançadas de geração de relatórios orientadas a dados na Era da Informação, as empresas precisam entender a importância de se adaptar às mudanças e fornecer transparência organizacional.
Como as ferramentas de controle de tempo aprimoram o gerenciamento de tempo?
Além disso, hoje os gerentes precisam garantir que uma ampla variedade de projetos seja concluída em um nível satisfatório e isso significa gerenciar o tempo que seus funcionários gastam em atribuições para garantir que tudo seja concluído dentro de um prazo adequado. Ferramentas de relatório com planilhas de horas e recursos de tomada de decisão centrados no tempo podem ser vitais para o gerenciamento de tempo dos líderes da empresa em todo o mundo.
Existem outras maneiras principais de gerenciar com mais eficiência o tempo:
- Crie metas realistas para gerenciamento de tempo
- Torne-se mais organizado
- Delegue tarefas, como por meio do software de gerenciamento de projetos
- Participe do autocuidado
- Evite se sentir culpado se uma tarefa não for concluída com perfeição
As vantagens do software de gerenciamento de projetos
Quando se trata de implementar ferramentas de gerenciamento de projetos, há uma ampla gama de benefícios que os líderes da empresa obterão.Você poderá garantir rápida e facilmente que as atribuições foram delegadas corretamente.
As ferramentas de relatório baseadas em dados também ajudarão o departamento de recursos humanos e os gerentes a entender quais candidatos têm as habilidades certas para o trabalho. Além disso, você definirá com mais facilidade qual funcionário possui as habilidades para uma tarefa específica.
Você terá acesso ao número de horas que um projeto ou tarefa leva para concluir, para que o rastreamento de tempo se torne uma segunda natureza. Você também receberá as métricas de um relatório importante com a ajuda do software de gerenciamento de projetos.
Você precisa saber quantas revisões um arquivo ou parte do conteúdo passou? Você também terá acesso a essas informações. Todas as revisões, alterações e edições serão visíveis. Você poderá se comunicar facilmente com seus funcionários por meio do painel de gerenciamento de projetos para determinar se algum membro da equipe precisa de mais ajuda.
Quais indicadores de desempenho aumentam o alinhamento e tornam eficientes as tomadas de decisões?
As ferramentas de relatório geralmente incluem KPIs ou Indicadores de Desempenho Chave. Os líderes da empresa geralmente têm objetivos e sonhos para sua organização, mas os KPIs são essenciais para determinar se uma empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos.
Os KPIs ajudam os líderes da empresa a transformar suas ideias e objetivos em etapas mais concretas e acionáveis, com resultados ou valores específicos vinculados a cada plano. Mas o que são realmente os KPIs? Eles são um conjunto de medidas que possuem valores específicos nos quais uma empresa pode medir seu sucesso e desempenho ao longo do tempo. Os KPIs são usados para avaliar quão bem uma empresa está alcançando seus objetivos, bem como comparar suas finanças ao longo do tempo.
Existem quatro KPIs específicos que você pode usar para medir o desempenho e melhorar a tomada de decisões na sua empresa. Esses incluem:
- KPIs quantitativos, que são fatos mensuráveis.
- KPIs qualitativos, baseados em opiniões ou sentimentos, em vez de números.
- Indicadores de atraso, que mostram resultados passados, bem como sucessos ou falhas.
- Indicadores principais, que utilizam indicadores atrasados para prever a taxa de sucesso futuro de uma ação específica.
Há uma grande variedade de áreas em que as empresas podem utilizar os principais indicadores de desempenho, como departamentos de marketing e finanças. Por exemplo, a análise de marketing inclui leads de vendas, taxas de conversão e o valor da vida útil de um cliente.
Os KPIs financeiros envolvem lucro líquido e uma margem de lucro bruto. As métricas da cadeia de suprimentos e as análises de dados de recursos humanos também incorporam KPIs. A cadeia de suprimentos utiliza KPIs, como a relação estoque/vendas e entrega pontual, enquanto o departamento de recursos humanos analisa a taxa de produtividade dos funcionários, os custos de ausência e as taxas de ausência.
Essencialmente, os KPIs podem ajudar os gerentes a melhorar os relatórios de negócios de maneiras que levam a tomadas de decisão mais eficientes em uma empresa. As ferramentas de relatório orientadas a dados também são essenciais na área de análise de pessoas.
As ferramentas de análise de pessoas oferecem uma maneira de encontrar os candidatos certos
Os gerentes de negócios são responsáveis por contratar e reter funcionários talentosos com as habilidades certas para vários trabalhos. As ferramentas de análise de pessoas fornecem um novo caminho para encontrar os candidatos certos para cada posição específica.
A tomada de decisão baseada na experiência, baseada no conhecimento e nas opiniões humanas, foi colocada em segundo plano, à medida que mais gerentes começaram a implementar ferramentas avançadas de análise de pessoas para suas decisões de contratação. A análise de pessoas e as ferramentas de relatórios orientadas a dados estão sendo usadas para atrair e reter os melhores funcionários para o trabalho.
Existem muitas vantagens em usar as ferramentas de análise de pessoas para a contratação de decisões, como identificar fatores de alto desempenho, otimizar o recrutamento e definir parâmetros de referência para o gerenciamento de talentos. É mais provável que você tome a decisão certa de contratação ao implementar ferramentas de análise de pessoas e garanta um processo de contratação mais rápido em geral.
No geral, as decisões em toda a empresa podem ser tomadas de maneira mais eficaz com o uso de análise de pessoas e ferramentas de relatório orientadas a dados.