O Cálculo Takt Time no Lean
Takt é a taxa em que um cliente pegaria um produto se ele escolhesse o produto uniformemente durante o dia, enquanto você o produziu. É o verdadeiro conceito one-piece flow, demanda puxada. O principal desperdício que o conceito takt se esforça para evitar é o desperdício de superprodução, o maior de todos os resíduos. Em nossos cursos de White Belt, Green Belt e Black Belt, além do Lean comentamos sobre esses desperdícios.
A equação para takt, ou takt time, é o tempo de trabalho disponível dividido pela demanda do cliente por esse intervalo de tempo de trabalho.
Qual o passo a passo para calcular o Lean Takt Time?
Por exemplo, digamos que produzimos dois turnos de dez horas e cada turno inclui um almoço de 30 minutos e dois intervalos de dez minutos. Portanto, o tempo de trabalho disponível é de 20 horas - (2 x 50 minutos) = 18,33 horas. Nosso horário de trabalho normal é de cinco dias por semana e temos nove feriados, então nosso ano de trabalho é 365 - (2 × 52) - 9 = 252 dias por ano. O cliente tem um acordo contratual para comprar 500 mil unidades por ano.
Para calcular takt, vamos usar a semana de trabalho, pois esse é um intervalo de planejamento comum (se você usar o dia ou o mês, a resposta será a mesma - tente).
- O tempo disponível é 18,33 h / dia × 5 d / semana = 91,67 horas, o que equivale a 330.000 segundos / semana
- A demanda do cliente é de 500.000 unidades / ano ÷ 52 semanas / ano = 9615 unidades por semana
- Takt time = 330.000 segundos / semana ÷ 9615 unidades / semana = 34,3 segundos por unidade
Em termos simples, precisamos produzir uma boa unidade a cada 34,3 segundos para acompanhar a demanda do nosso cliente. Este é o tempo de sincronização, para sincronizar a instalação externamente. Se for cumprido, a primeira estratégia foi executada com sucesso.
Como lidar com Modelo de Mix de Nivelamento?
É comum em muitas células produzir vários modelos da mesma unidade de produção básica. Esses modelos, considerados como um todo, são muitas vezes referidos como uma família de produtos porque usam muitas das mesmas partes e muitas das mesmas etapas de processamento. Nesse caso, a equação takt permanece inalterada. Ainda está disponível o tempo de trabalho dividido pela demanda do cliente, mas deve ser calculado para cada modelo. A complicação não está na equação de takt. Em vez disso, está configurando a célula para que as unidades possam ser produzidas simultaneamente.
Frequentemente, o conceito de nivelamento do mix de produtos é evitado. A lógica típica usada para evitar fazer o nivelamento é assim:
"Desde que meu cliente vem para a sua retirada na sexta-feira, e enquanto eu tiver o carregamento completo feito até então. Não faz diferença se eu faço os modelos a uma taxa uniforme durante a semana ou em um lote, contanto que eu tenha todos os modelos completos no dia da retirada ".
Como calcular o Lean Takt Time na prática?
Por exemplo, você produz cinco modelos, A, B, C, D e E e leva exatamente um dia para produzir o volume contratual de cada modelo. Seu horário de trabalho é de cinco dias por semana e seu saque é o primeiro da manhã de segunda-feira. Então, você faz A na segunda-feira, B na terça-feira, e assim por diante, terminando com E na sexta-feira, e todos os cinco modelos estão prontos para a próxima segunda-feira. Isso faz com que as demandas de matérias-primas sejam feitas pelos vários modelos, ou seja, os lotes atravessam o sistema, mas, em circunstâncias normais, não soa muito atraente para forçar o modelamento do mix de produção. Mas e se algo de anormal acontecer?
Por exemplo, você recebe uma ligação na quarta-feira e seu cliente diz: "Por sinal, queremos mudar nossa retirada para a próxima segunda-feira. Não precisamos do modelo A, B ou C, mas ainda precisamos do volume semanal normal, mas com uma mistura de 50 por cento D e 50 por cento E. Bem, você já produziu apenas A, B e C e apenas o cliente quer D e E. Neste caso, se você trabalha sábados e domingos, você ainda não pode atender às suas mudanças de demanda. No entanto, se a mistura do modelo tivesse sido nivelada, você poderia simplesmente mudar para D e E, e já que você já tem alguns na mão, você poderia trabalhar no fim de semana e ter tudo o que o cliente queria para a retirada na segunda-feira.
O fato é que, se o modelamento de mixagem for empregado corretamente, o negócio é apenas mais flexível e mais responsivo. Estas são duas grandes vantagens comerciais que são difíceis de encontrar e servir bem na batalha competitiva para sobreviver e prosperar.
Como o tempo de ciclo se relaciona com Takt Time?
O tempo de ciclo tem muitos significados, mas geralmente as pessoas significam uma das duas coisas, uma relacionada ao produto, uma ao processo. O tempo de ciclo de produção é o intervalo de tempo entre duas unidades de produção consecutivas no final do processo de produção. Tempo de ciclo de processo é a quantidade de tempo em que a unidade está sendo trabalhada em qualquer etapa de produção. Se o tempo de ciclo do processo em cada etapa de processamento for o mesmo, dizemos que o processo é equilibrado: ele é sincronizado internamente.
No entanto, este tempo de ciclo não só deve ser sincronizado, ele deve ser sincronizado para se manter em conformidade com a estratégia número um: sincronizar externamente. Isso tem limitações práticas, porque às vezes a linha não está disponível para produzir devido a falhas da máquina, saldos de estoque, problemas de tempo de ciclo ou peças defeituosas. Se o processo de produção fosse projetado para operar em takt, então cada problema mencionado anteriormente resultaria em uma falta de fornecimento de clientes. E, exigiria horas extras ou alguma outra contramedida.
Como calcular o tempo de ciclo do Lean?
Como é praticamente impossível evitar todos esses problemas, nós normalmente calculamos o tempo de ciclo desejado para ser:
Tempo de ciclo = takt time x OEE ou neste caso se OEE = 0,88 (OEE é Eficácia geral do equipamento), Tempo de ciclo = 34,3 segundos x 0,88 x 30,18 segundos
Assim, designaremos o sistema de produção para sincronizar até 30 segundos de tempo de ciclo. Todas as estações devem executar a tarefa em 30 segundos. Ou declaramos de outra forma: para uma estação de trabalho de uma pessoa, equilibraria o trabalho para que cada estação de trabalho tenha 30 segundos de trabalho. Agora, quando temos os problemas normais de produção, mantidos pelo nosso OEE = 0,88, continuaremos a produzir o equivalente a uma boa unidade cada 34,3 segundos. Quando calculamos o tempo de ciclo assim, agora somos compatíveis com as estratégias número um e dois.
Qual é a importância do OEE no Lean Takt Time?
OEE é uma manifestação da realidade de que todos os problemas não podem ser corrigidos agora, mas ainda temos que fornecer o cliente. Uma medida de um sistema Lean é a diferença entre tempo de takt e tempo de ciclo. Entre outras coisas, esse tempo extra é o desperdício de mão-de-obra que devemos pagar porque nosso sistema tem perdas. Para melhorar os sistemas, uma primeira passagem está sempre focada no OEE e as três perdas de perdas de qualidade, perdas de tempo de ciclo e perdas de disponibilidade. Quando conseguimos reduzir as perdas de OEE, podemos produzir mais usando menos:
- espaço;
- mão de obra;
- capital;
- matérias-primas.
E aliando o calculo correto do takt time, do tempo de ciclo. E, também realizando o nivelamento de produção do mix de produto é possível produzir de forma mais eficaz e eficiente. Para aprender mais sobre este assunto não deixe de acessar nosso cursos de White Belt, Green Belt e Black Belt, além do Lean.