Como transformar feedback negativo em positivo?
Ninguém gosta de receber feedback negativo. Mesmo quando o que você está dizendo é verdade, sempre há uma picada inegável que ocorre com o recebimento de qualquer tipo de feedback negativo, além de poder causar perda de moral e até levar funcionários talentosos a deixar a organização.
O feedback negativo é necessário, mas o mal não é
Mas o problema é que o feedback negativo é necessário. Ninguém faz um trabalho perfeito e sempre há espaço para melhorias. Sempre há coisas que podem ser feitas melhor, com mais eficiência e eficácia. O feedback negativo é o que faz com que todos percebam essas lacunas e oportunidades de melhoria. Um artigo da Forbes coloca melhor: "O feedback é a melhor ferramenta de um gerente, mas só é eficaz quando é entregue adequadamente".
O feedback é parte do que impulsiona uma organização. O fluxo consistente de uma troca de ideias, o brainstorming e o lançamento de iniciativas para tornar as coisas melhores e mais eficientes - isso é estimulado pelo feedback e é isso que mantém a empresa funcionando.
Infelizmente, o feedback negativo foi demonizado ultimamente, especialmente com o advento do cyberbullying nas mídias sociais. Agora, mesmo as críticas legítimas podem ser rotuladas de comportamento "odioso" ou "contundente". Infelizmente, esse tipo de cultura penetrou nos locais de trabalho corporativos, onde chefes e líderes podem hesitar em fornecer feedback para que não sejam mal interpretados. Como resultado, muitas organizações perdem oportunidades de crescer, desenvolver e se tornar mais relevantes.
Transformando feedback negativo em um sinal positivo
O feedback negativo nem sempre precisa ser "negativo" e deve ser redefinido nas mentalidades do local de trabalho para ser instrutivo, um trampolim para o próximo nível de excelência. É importante perceber que existem muito mais prós do que contras quando comentários e críticas negativas são feitas e entregues corretamente.
Para esse fim, aqui estão algumas maneiras de colher os benefícios positivos do feedback negativo:
1. Promova um ambiente que não seja preenchido com feedback negativo.
Da mesma forma que é fácil elogiar, também é muito fácil colocar comentários negativos. O objetivo é criar um ambiente no local de trabalho em que ambos não sejam comuns. Um ambiente repleto de reclamações e críticas desnecessárias pode se tornar contraproducente e impactar negativamente a produtividade. Em vez disso, promova um local de trabalho onde sejam fornecidos feedback positivo e negativo. Faça todos os comentários valerem. Não distribua apenas desgraças - explique erros e ofereça soluções e sugestões sobre como elas podem ser evitadas no futuro. Da mesma forma, não fique oco com seus elogios - procure as realizações de seus funcionários e colegas de equipe e parabenize-os pelo trabalho bem-feito.
Uma história do Inc.com cita o executivo da IBM Dan Cerutti dizendo: "Eu tento dar sete reforços positivos para cada comentário negativo". Este é um exemplo perfeito de fazer com que funcionários e colegas de trabalho se sintam dignos e valorizados. Dar feedback positivo e negativo mostra que você presta atenção ao que está sendo feito e que não está apenas flexionando seus músculos administrativos (como é o caso de maus gerentes que gostam do poder e de demitir pessoas) . As pessoas também estão em uma posição melhor para perceber o que estão fazendo de errado e tomar medidas para corrigi-lo.
2. Elimine o preenchimento de feedback negativo com falsos positivos
Existe algo como um "sanduíche de feedback", onde a crítica é imprensada por elogios (elogio - crítica - elogio). Na maioria das vezes, os aspectos positivos são ocos ou inconsequentes, mas geralmente entendem erroneamente como (juntamente com as críticas) é o sinal de um trabalho bem-feito. As lições retiradas do feedback negativo não têm sentido e não podem ser absorvidas e entendidas adequadamente se houver sempre uma tentativa de atendê-lo com elogios sem sentido. Concentre-se em fazer críticas concisas, úteis e construtivas, para que o destinatário não perca o argumento que deseja fazer e defina um horário separado para os elogios que você também gostaria de dar.
Lembre-se, a regra geral aqui é que a honestidade é a melhor política. Não pense em palavras nem tente "embelezar" ou racionalizar um erro. Seja claro (mas não cruel, é claro) e vá direto ao cerne da questão.
3. Não critique por uma questão de crítica
Da mesma forma, não diga a alguém: "Você está fazendo um trabalho ruim". É vago e ambíguo e não ajuda ninguém. Qualquer feedback e crítica negativa deve ser o mais detalhado possível, para que o destinatário saiba exatamente o que fez de errado. E, se puder, adicione sugestões ou recomendações sobre como as melhorias podem ser feitas e como os erros podem ser evitados no futuro.
Digamos que você tenha um funcionário que esteja sempre atrasado nas reuniões. Além de apontar esse erro, explique as repercussões desse tipo de comportamento, como uma indicação de falta de respeito pelo tempo de outras pessoas ou desperdice recursos e esforços para que as pessoas re-expliquem as coisas para um retardatário. Sem mencionar o efeito de chegar atrasado em reuniões especialmente importantes, como aquelas com clientes e clientes, que poderiam muito bem dar o fora na competição apenas por causa de um problema como atraso.
4. Faça um feedback negativo apenas para os ouvidos do destinatário
Certifique-se de que qualquer feedback ou crítica negativa que você dê seja registrado, mas também confidencial. Não há nada a ganhar fazendo alguém perder a cara na frente de seus colegas. Mesmo que um erro seja cometido por um grupo, a melhor coisa a fazer é conversar com eles um por um em sessões individuais e privadas de feedback.
5. Sempre reserve um tempo para ouvir
Dar feedback negativo não é um tipo de conversa de discussão. Alguns erros acontecem devido a circunstâncias fora da influência das pessoas envolvidas. Sempre dê às pessoas a sua justa agitação e permita que elas se expliquem. É um passo importante no processo de aprendizado para que as pessoas sejam ouvidas. Aprenda a ter empatia e entrar no lugar de outras pessoas. Dessa forma, você pode se colocar em uma posição muito melhor para ajudar essa pessoa a deixar de ser criticada e aprender e crescer com seu erro.
Respondendo a feedback negativo
Nunca é fácil receber feedback negativo, mas tente ver as coisas em maior escala e trabalhe para superar o orgulho ferido. Com a mentalidade certa, o feedback negativo pode estimular você a melhorar, crescer e permitir que você aproveite ideias, oportunidades e caminhos para o desenvolvimento que, de outra forma, poderiam ter permanecido desconhecidos.
1. Relaxe e pense sobre as coisas
Uma das reações imediatas mais comuns ao receber feedback negativo é a raiva. Embora isso seja compreensível, você também precisa dar um passo atrás, se acalmar e pensar racional e logicamente antes de reagir ou dizer qualquer coisa.
Especialmente se você acha que as críticas são injustificadas, é importante pensar sobre as coisas para que você possa formular melhor sua defesa. Nunca ceda a essas emoções (você sabe, como bater em uma parede), pois elas não ajudam ninguém e o afetam adversamente.
2. Tente entender o feedback, obtenha o máximo de detalhes possível
Da mesma forma que as críticas devem sempre ser detalhadas e específicas, é importante que os recebedores de feedback negativo tentem obter o máximo possível desses detalhes. É difícil levar em consideração qualquer crítica ou feedback se você não entender isso desde o início. Obtenha segunda, terceira e quarta opiniões sobre o assunto, para que você possa formular uma ideia mais objetiva do que está errado (ou se há algo errado em primeiro lugar) e quais melhorias podem ser feitas.
3. Não leve para o lado pessoal
Em um artigo da Harvard Business Review, um estudo mostra que as pessoas geralmente tendem a evitar uma pessoa (ou pessoas) que lhes dá feedback negativo. O feedback negativo verdadeiro e a crítica construtiva nunca são pessoais e nunca devem ser tomados como algum tipo de afronta pessoal. Pesquisas no artigo da HBR sugerem que esse tipo de atitude causa um declínio no desempenho.