Conheça a Incrível Metodologia MASP
METODOLOGIA MASP

25 de maio de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Conheça a Incrível Metodologia MASP

HISTÓRIA DA METODOLOGIA MASP E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A metodologia MASP é uma ferramenta do TQM (Total Quality Management), que se destina a resolver problemas de forma estruturada. A história da metodologia MASP é baseada no princípio do PDCA, onde os nove passos podem apresentar a história completa da escolha do caso para soluções completas.

A ferramenta metodologia MASP não está entre as mais populares do mundo, embora em conteúdo e propósito, seja a mesma ou idêntica à análise A3 mais familiar. Normalmente, é formalizado em uma folha de papel ou mesmo em um outdoor ou cartaz. Formatos maiores, como 2x2 metros, são populares principalmente em empresas com gerenciamento visual bem desenvolvido. Para um caso claro e visual exibido na forma da história permite a melhor repartição do problema e resolução e especialmente compreensão.

A solução que chamamos de ACP - análise de causas para o problema e tornou universal, já que pode ser usada em adição à história do controle de qualidade e também substituir outras ferramentas tradicionais, como o A3, relatório 8D. Ainda mais, com a ferramenta ACP podemos implementar os projetos de eliminação de perdas crônicas e outros projetos baseados no PDCA, DMAIC, de forma mais estruturada e eficiente.

Qual é o propósito das ferramentas metodologia MASP?

A resolução de problemas é agora crucial para qualquer empresa que queira ser competitiva. Em vez de apenas uma campanha corretiva ou de fogo, queremos determinar as causas básicas de por que um problema ocorreu e encontrar soluções. Isso significa que estamos focados na melhoria contínua em todas as áreas, desde a qualidade, segurança, confiabilidade, custo.

A história da metodologia MASP, no entanto, não é apenas uma ferramenta de solução de problemas, mas também uma ferramenta de comunicação. É uma maneira de apresentar o problema de maneira clara e compreensível a uma gama maior de funcionários. Assim, todos os funcionários entendem os processos de trabalho e as causas dos problemas causados. Gradualmente, na resolução de problemas, todos os funcionários passam a incluir, inclusive os operadores, o que significa para eles os novos desafios no ambiente de trabalho e a criação de novos valores de maior valor agregado.

A Metodologia MASP

Metodologia MASP é uma metodologia sistemática comumente usada em procedimentos práticos e métodos práticos de resolução de problemas em equipe.Apareceu na planta de Seisakusho Li Tianjin, que está em Komatsu, Ishikawa no Japão e desenvolveucontinuamente, seus méritos sendo reconhecidos no "Journal of Quality” Vol. 23, no. 1 (2016).Metodologia MASP é uma ferramenta que tem suas raízes no TQM (Total Quality Management), começa a partir do princípio geral de melhoria contínua - PDCA e consiste em 7 etapas:

Planilha

E-BOOK: PLANILHA DE PDCA

• P1 - O motivo da escolha do problema

• P2 - Análise de status do problema

• P3 - Plano de Atividades

• P4 - Causa - Análise de Efeito

• P5 - Solução de problemas

• P6 - confirmação do resultado

• P7 - Padronização

A história da metodologia MASP usa uma série de ferramentas encontradas também em outras metodologias de solução de problemas, como: Diagrama IPO, Histograma, Diagrama de Tempo, Gráfico de Gantt, Ishikawa (Osso de Peixe), Pareto, Diagrama, Análise 5 Por que, Diagrama de Árvore, Brainstorming, etc, mas também ferramentas mais complexas Regressão, ANOVA, etc.

Um dos passos mais importantes é o Passo 4 - Causa - Análise de Efeito, aquele que usa os métodos e ferramentas certos para descobrir as causas que levaram à ocorrência do defeitos que criaram o problema.Como outras técnicas de resolução de problemas, a metodologia MASP mede o efeito das soluções implementadas e verifica a sua efetividade comparando o resultado obtido com o alvo inicialmente proposto na etapa 6 - confirmação do resultado.A etapa final, Padronização, altera o Sistema de Gestão da Qualidade quanto aos procedimentos, práticas, instruções, para evitar a recorrência do problema ou similares.

Perguntas para orientar a construção de um storyboard de qualidade

Definição do problema: A definição do problema contém três partes: Direção, Medida, Referência? Você evitou palavras como "melhorar" e "falta de"? Você evitou usar "e" para resolver mais de um problema na definição do problema?

Por que selecionado: Você já explicou como você sabe que esta é a questão mais importante para se trabalhar? Você já mostrou como a questão se relaciona com a satisfação do cliente ou do cliente ou como ela beneficiará o cliente? Você explicou o método usado para selecionar o problema?

Estado inicial: Você descreveu, em termos numéricos, o status da medida na definição do problema? Você coletou dados de séries temporais? Você forneceu algumas informações históricas sobre o status da medida?Os dados são exibidos em um formato visual e gráfico? Existe um fluxograma ou outra explicação do status do processo no início do projeto? Você incluiu outros fatos que ajudariam o leitor a entender a situação inicial?

Análise de Causas: Existe uma declaração clara da principal causa da questão? Você explicou como as possíveis causas foram teorizadas? Os dados incluídos mostram como as principais causas foram identificadas? Os dados são exibidos de forma que a conexão entre o problema e a (s) causa (s) seja clara (s)?Você explicou como os dados foram coletados e em que período eles foram coletados?

Planos:

  • Existe uma Declaração de Finalidade completa e objetivos projetados para avançar em direção ao propósito: Direção, medida, referência, alvo, prazo e proprietário?
  • Está claro como o alvo foi derivado da análise?
  • Está claro que as ações do plano visam corrigir a (s) causa (s) raiz (es)?
  • Você indicou quais soluções alternativas foram consideradas e como elas foram avaliadas para selecionar a melhor teoria de melhoria?
  • Você incluiu uma cópia dos documentos de planejamento?
  • Você indicou se o plano foi implementado dentro do cronograma?

Estude:

  • Existe uma comparação entre o alvo na teoria de melhoria e os resultados reais?
  • Os resultados são exibidos no mesmo formato gráfico que as informações em "Estado inicial" ou "Análise"?
  • Você indicou se os resultados foram alcançados no prazo esperado?
  • Se os resultados não corresponderem aos objetivos ou foram alcançados fora do tempo esperado, você forneceu uma análise das diferenças?
  • Você incluiu algum outro resultado relacionado, bom ou ruim?

Atuação / Padronização:

  • Você explicou as ações tomadas para manter o ganho e atualizou toda a documentação relacionada, treinamento no novo processo, treinamento de habilidades, reorganização física, compartilhamento ou monitoramento de processos?

Planos futuros:

  • Você incluiu uma lista de possíveis próximos projetos?
  • Você indicou qual dos possíveis projetos será a próxima questão para melhoria?
Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Blogs relacionados