Crowdsourcing: O que é? Como funciona e como fazer funcionar?
Blog

21 de fevereiro de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Crowdsourcing: O que é? Como funciona e como fazer funcionar?

O que é Crowdsourcing?

O crowdsourcing envolve a obtenção de trabalho, informações ou opiniões de um grande grupo de pessoas que enviam seus dados pela Internet, mídia social e aplicativos. As pessoas envolvidas no crowdsourcing às vezes trabalham como freelancers pagos, enquanto outras realizam pequenas tarefas voluntariamente. Por exemplo, os aplicativos de tráfego incentivam os motoristas a relatar acidentes e outros incidentes nas estradas para fornecer informações atualizadas em tempo real aos usuários do aplicativo.

Entendendo o Crowdsourcing

O crowdsourcing permite que as empresas desenvolvam trabalho para pessoas em qualquer lugar do mundo, o que permite que as empresas utilizem uma vasta gama de habilidades e conhecimentos, sem incorrer nos custos indiretos normais dos funcionários internos. Assim, está se tornando um método popular para levantar capital para projetos especiais. Como alternativa às opções tradicionais de financiamento, o crowdsourcing utiliza o interesse compartilhado de um grupo, ignorando os porteiros e intermediários convencionais necessários para aumentar o capital. E por fim, o crowdsourcing geralmente envolve aceitar um grande trabalho e dividi-lo em muitos trabalhos menores, nos quais uma multidão de pessoas pode trabalhar separadamente.

Benefícios do Crowdsourcing

As vantagens do crowdsourcing incluem economia de custos, velocidade e capacidade de trabalhar com pessoas que possuem habilidades que uma equipe interna pode não ter. Se uma tarefa realizada por um funcionário normalmente leva uma semana para ser realizada, uma empresa pode reduzir o tempo de resposta em questão de horas dividindo o trabalho em muitas partes menores e entregando esses segmentos a uma multidão de trabalhadores.

As empresas que precisam de alguns trabalhos executados apenas em ocasiões, como codificação ou design gráfico, podem reunir essas tarefas em conjunto e evitar as despesas de um funcionário interno em tempo integral.

Exemplo de Crowdsourcing

Muitos tipos de trabalhos podem ser terceirizados, incluindo a criação e transcrição de sites. As empresas que desejam projetar novos produtos geralmente recorrem à multidão em busca de opiniões. Assim, em vez de depender de pequenos grupos focais, as empresas podem alcançar milhões de consumidores por meio das mídias sociais, garantindo que a empresa obtenha opiniões de uma variedade de origens culturais e socioeconômicas.

Torne sua multidão inteligente

Uma estrutura para adaptar sua abordagem de crowdsourcing à complexidade do seu desafio à inovação.

Diante de uma pressão cada vez maior para inovar, algumas empresas recorrem ao crowdsourcing (correspondente, em português, a contribuição colaborativa ou contribuição coletiva) para novas ideias. Muitos esforços de crowdsourcing, no entanto, ficam aquém das expectativas ou são abandonados. O sistema de envio de scripts de filmes da Amazon, por exemplo, foi desativado após não atrair scripts com apelo global. A Quirky, uma startup de invenção de produtos, faliu ao tentar, sem sucesso, reunir o processo inteiro de desenvolvimento de produtos.

Predomina um equívoco comum de que existe apenas uma abordagem para o crowdsourcing, mas solicitar que as multidões resolvam problemas que eles aos quais não se adequam para resolver leva a muitas falhas no crowdsourcing. Por isso se sugere, em vez disso, que existem várias abordagens ao crowdsourcing, apropriadas a tarefas de escopo e complexidade diferentes.

Multidões de pesquisa: definindo tarefas e recompensas por uma pesquisa eficiente

As multidões de pesquisa são mais eficazes para encontrar soluções para problemas bem definidos com um escopo relativamente pequeno. O problema em si pode ser bastante complexo - digamos, abordar as mudanças climáticas -, mas a resposta que você procura pode ser simplesmente a descrição de uma ideia. As multidões de busca revelam seus pontos fortes quando as melhores habilidades ou abordagens técnicas a serem empregadas na solução de problemas não são óbvias. Enquanto isso, as multidões de pesquisa operam com a premissa de que a solução para um problema já existe, provavelmente em um domínio distante do problema, mas precisa ser descoberta, alcançando um grupo grande e diversificado de pessoas.

Algumas das plataformas de crowdsourcing mais conhecidas se basearam nessa abordagem. Os desafios de crowdsourcing da InnoCentive, por exemplo, permitem que os "solucionadores" se conectem com pessoas que buscam novas ideias; a ideia mais adequada surge através do esforço paralelo de muitos trabalhadores. Nessa abordagem, o objetivo é facilitar a busca de soluções conectando os buscadores aos solucionadores, em vez de tentar melhorar o que os indivíduos já sabem.

Três fatores são críticos para o sucesso ao usar as multidões de pesquisa. Primeiro, você deve fornecer uma descrição clara da tarefa e definir os incentivos certos (monetários e não monetários) para as pessoas que você deseja atrair. Segundo, você deve tornar o problema acessível ao maior público possível - por exemplo, reformulando um problema biomédico como matemático. Terceiro, como você não sabe quem terá o insight relevante, é necessário recrutar diversos solucionadores. Mantenha uma mente aberta sobre em quem você mira: ofereça incentivos variados que possam atrair diversas pessoas com várias formas de engajamento.

Multidões com fio: promovendo o aprendizado no crowdsourcing

Multidões com fio ajudam a encontrar soluções para problemas complexos que se baseiam em várias áreas de conhecimento. Os gerentes podem projetar mecanismos que aprimorem a interação e o aprendizado entre os membros da multidão, mesmo sem uma colaboração explícita. Um método é tornar públicas as contribuições passadas para servir de tesouro para o aprendizado.

Permitir que os solucionadores se baseiem na experiência passada e reutilizem as soluções existentes permite que eles enfrentem problemas maiores e mais diversos. Os indivíduos precisam se conectar para compartilhar informações, mas lembre-se de que facilitar o aprendizado e construir conhecimento leva tempo.

Ferramentas para o sucesso do Crowdsourcing

Nossa pesquisa sugere que os gerentes usem três ferramentas para promover o sucesso de uma multidão com fio. Primeiro, eles ajudam a multidão a entender o que constitui um trabalho "bom"; eles formalmente sinalizam quais ideias são melhores, para que as pessoas se aprenda com elas. Segundo, eles combinam as preferências da organização com as preferências da multidão ao determinar as principais contribuições. Até porque a multidão pode fornecer os insights mais valiosos para a inovação. Basta a empresa fornecer orientação e feedback sobre o que é adequado para sua linha de produtos e possível para suas finanças. Terceiro, eles garantem que os membros da multidão recebam feedback sobre seu próprio trabalho, juntamente com comentários sobre contribuições de alta qualidade. Esse feedback ajuda os solucionadores a aprender o que faz uma contribuição de qualidade, equipando-os para fazer contribuições de maior qualidade ao longo do tempo.

As equipes de multidões podem enfrentar a implementação de soluções como protótipos ou software. Compostas por membros com conhecimento em vários domínios, essas equipes tornam-se mais do que a soma de suas partes, permitindo uma maior exploração de uma área de inovação. Por exemplo, competindo pelo prêmio da Netflix de um milhão de dólares, as equipes de auto-organização enfrentaram com sucesso um desafio de algoritmo para melhorar o principal sistema de recomendação da Netflix. As equipes de multidões também competiram pelo prêmio Ansari X de US $ 10 milhões por concluir o primeiro voo suborbital privado acima da marca de 100 quilômetros (geralmente reconhecido como o limite do espaço sideral).

Multidões: de atividades e de tópicos de discussão

Esses são os dois fatores predominantemente importantes para equipes bem-sucedidas.

Primeiro, encoraje rajadas de atividade. Descobrimos que as equipes que se comunicavam em rajadas de alta atividade tiveram um desempenho muito melhor do que as equipes que trocavam um fluxo contínuo de mensagens. Os gerentes podem facilitar a “agitação” incentivando períodos de trabalho independente, fornecendo ferramentas que permitem que os membros da equipe vejam quando os outros estão ativos e colaboram periodicamente em tempo real.

Segundo, promova diversos tópicos de discussão. As equipes de alto desempenho tiveram menos repetições de tópicos em suas comunicações, baseando-se em um conjunto mais eclético de tópicos. Essa dinâmica aumentou a diversidade de informações das mensagens trocadas dentro de uma equipe. Aliás, equipes alimentadas por membros com habilidades e conhecimentos avançados tem um desempenho significativo. Os gerentes podem facilitar a discussão de diversos tópicos, criando equipes cujos membros têm diferentes experiências de vida, treinamento técnico e formação educacional.

Conclusão

O crowdsourcing pode ser uma fonte inestimável de inovação quando o tipo certo de multidão aborda o tipo certo de problema. Assim, a estrutura de multidões inteligentes permite que os gerentes correspondam ao tipo certo de multidão com um problema de escopo e complexidade adequados. E é assim que identifica vários fatores críticos de sucesso para cada abordagem de multidão. Mas o emprego bem-sucedido de multidões inteligentes para inovação nem sempre é fácil. Por isso os gerentes devem estar dispostos a realizar experimentos em andamento no crowdsourcing. Para isso, portanto, podem utilizar uma variedade de modelos de multidões à medida que se esforçam para aprimorar seus processos de inovação.

Embora não exista uma fórmula padrão para o nível "certo" de diversidade de participantes nas multidões de pesquisa ou o equilíbrio "certo" entre a avaliação da empresa e dos participantes em multidões com fio, experimentar essa estrutura como guia pode liberar o poder das multidões inteligentes para sua organização.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos