"Como é que você vai ganhar no próximo período?" Essa é a questão-chave por trás do desenvolvimento da estratégia.
Para ganhar em qualquer coisa que valha a pena, você precisa de um plano de jogo. As equipes de esportes profissionais sabem disso, e essa ideia se aplica a sua organização, seu departamento, sua equipe - e até a si mesmo como indivíduo.
Para ser bem-sucedido, é saber como usar seu talento e recursos para melhor vantagem, e é muito difícil "ganhar" se você não possui este plano de jogo.
Este artigo apresenta uma abordagem sistemática e de senso comum para o desenvolvimento de estratégias.
Como você escreve uma estratégia de negócios?
Em uma empresa com fins lucrativos, para o qual a concorrência e a rentabilidade são importantes, seus objetivos serão diferentes dos de um departamento sem fins lucrativos ou governamental. Da mesma forma, os objetivos para um departamento ou equipe terão um escopo diferente de objetivos para sua organização como um todo.
Por exemplo, e dependendo do escopo e das circunstâncias, você pode querer desenvolver estratégias para:
- Aumentar a lucratividade.
- Ganhar mais participação no mercado.
- Aumentar as classificações de aprovação ou aumente a satisfação do cliente.
- Completar um projeto no orçamento.
Para determinar sua estratégia, você deve entender completamente os fatores ambientais internos e externos que o afetam. Com esse entendimento, você pode identificar suas vantagens claras e usá-las para ter sucesso. A partir daí você pode fazer escolhas informadas e implementar sua estratégia de forma eficaz.
Assim, a criação de estratégias segue um processo em três estágios:
- Análise do contexto em que você está operando.
- Identificação opções estratégicas.
- Avaliação e seleção das melhores opções.
Examinaremos esse processo e analisaremos algumas ferramentas úteis que podem ajudá-lo a desenvolver sua estratégia.
Etapa 1: Analise seu Contexto e Ambiente
Nesta primeira etapa, você garante que você se compreenda completamente e seu ambiente. Faça o seguinte:
Analise sua organização
Em primeiro lugar, examine seus recursos, responsabilidades, capacidades, pontos fortes e fracos. Uma análise SWOT é uma ótima ferramenta para descobrir o que você faz bem e onde você tem pontos fracos, desde que você o use rigorosamente. É muito mais fácil alcançar seus objetivos quando sua estratégia usa seus pontos fortes sem expor suas fraquezas.
Além disso, olhe suas Competências básicas. Estes destacam suas forças únicas e ajudam você a pensar sobre como você pode se afastar de seus concorrentes.
Analise seu ambiente
Agora você precisa examinar seu ambiente operacional atual para prever onde as coisas estão se movendo. Existem oportunidades interessantes que você deve seguir? Que cenários futuros são prováveis em sua indústria, e como isso afetará o trabalho que você faz?
Análise PEST e as 5 Forças de Porter são ótimos pontos de partida para analisar o seu ambiente. Eles mostram onde você tem uma posição forte dentro do ambiente maior, e onde você pode ter problemas.
À medida que você se prepara para criar sua estratégia, certifique-se de que está trabalhando de uma maneira alinhada com as mudanças em seu ambiente operacional, em vez de trabalhar contra elas. Esses fatores externos geralmente estão fora do seu controle, então, se você perseguir uma estratégia que exige uma mudança em um desses elementos, você pode ter uma batalha longa, exaustiva e não lucrativa à sua frente.
Analise seus clientes e partes interessadas
Sua estratégia define como você vai ganhar, e ganhar é geralmente enquadrado pelo quão bem você satisfaz seus clientes. As empresas com fins lucrativos devem manter seus clientes e acionistas satisfeitos. Governos, organizações sem fins lucrativos e equipes de projetos também têm outras partes interessadas para satisfazer também. A criação da estratégia deve considerar essas necessidades.
Identifique seus clientes e partes interessadas. O que seus clientes desejam? E quem são as principais partes interessadas no seu sucesso? A análise das partes interessadas irá ajudá-lo a descobrir essas necessidades e preferências.
Além disso, veja seu mercado em detalhes. Responda questões-chave como "Como o nosso mercado é segmentado?", "Quais subpopulações podemos alcançar de forma econômica?" e "Qual é a nossa melhor mistura de marketing?"
Analise seus concorrentes
Em uma empresa tradicional com fins lucrativos, você deve entender como seus produtos se comparam com os produtos dos concorrentes e quais são as competências dos seus concorrentes. Quão fácil, ou difícil, é entrar no seu mercado? Quais alternativas os clientes têm?
Sem fins lucrativos, equipes departamentais e projetos também têm concorrentes. Outros projetos e equipes dentro do departamento competem por dinheiro e outros recursos. Portanto, você deve provar que você pode agregar valor, atingir os objetivos e contribuir para o sucesso organizacional.
Etapa 2: Identificando opções estratégicas
Na Etapa 1, você desenvolveu uma compreensão de como sua organização ou equipe se encaixa no contexto dos ambientes internos e externos. Agora é hora de pensar sobre as diferentes coisas que você poderia fazer para criar uma clara vantagem e cumprir seus objetivos. Aqui estão algumas atividades fundamentais que podem ajudá-lo a tomar essa decisão.
Opções de Brainstorm
Use ferramentas de criatividade como Brainstorming para explorar projetos que você poderia executar para desenvolver vantagem competitiva. Guie seu brainstorming com referência à declaração de missão da organização, mas, dependendo do seu papel na organização, considere o quão longe você deve ser limitado por isso.
Examinar Oportunidades e Ameaças
Sua Análise SWOT identificou algumas das principais oportunidades e ameaças que você enfrenta. Usando isso como ponto de partida, faça um brainstorming de maneiras adicionais para maximizar suas oportunidades, minimizar suas ameaças ou talvez até transformar suas ameaças em oportunidades.
Resolver problemas
Uma abordagem de resolução de problemas também pode ajudar nesta fase. Se o seu problema é que você não está alcançando seus objetivos, pergunte a si mesmo como você pode garantir que você faça. (Se todos em sua indústria acharem difícil lidar com um problema específico, então você pode ganhar uma vantagem competitiva lidar com isso.)
Por exemplo, se você deseja aumentar suas classificações de satisfação do cliente em uma indústria afetada por relações precárias com o cliente, sua posição inicial é "baixa satisfação". Faça um brainstorming por que esse é o caso e crie opções estratégicas que possam aumentar a satisfação. Ferramentas como Análise de Causas Raiz, 5 Porquês podem dar-lhe algumas novas perspectivas interessantes sobre estes problemas.
Etapa 3: Avaliando e selecionando opções estratégicas
O estágio final é avaliar as opções estratégicas em detalhes e selecionar as que deseja seguir.
Avaliar opções
Por esta fase, você provavelmente identificou uma série de bons projetos que você poderia executar. Agora você deve avaliar estes para escolher as melhores opções estratégicas. Considere todas as opções que você identificou, mas não faça um julgamento final até que você tenha concluído sua avaliação.
Comece por avaliar cada opção à luz dos fatores contextuais identificados no estágio 1. O que isso diz sobre cada opção?
Técnicas como Análise de Risco, Modos de Falha e Análise de Efeitos e Análise de Impacto podem ajudá-lo a detectar as possíveis consequências negativas de cada opção, o que pode ser muito fácil de perder. Certifique-se de que você explore estes completamente.
A Análise da Matriz de Decisão é particularmente útil para reunir critérios de decisão financeira e não financeira. Isso ajuda você a ponderar critérios de decisão individuais e considerar características subjetivas - como ajuste de equipe e a probabilidade de buy-in da equipe - bem como fatores objetivos, tangíveis, como custo e retorno sobre o investimento.
Escolha o melhor caminho para a frente
Com a sua avaliação completa, você deve escolher a melhor opção estratégica ou opções estratégicas, certificando-se de que você não escolha tantas opções que espalhe seus recursos também.
Verifique suas ideias para consistência com a visão, a missão e os valores da sua organização, e atualize-os, se necessário. É fácil esquecer esses elementos críticos durante o planejamento estratégico, para garantir que o que você quer "ganhar" é algo que contribui para o objetivo geral da organização.
Os Três Cs da Estratégia de Implementação
Não é bom desenvolver uma estratégia se você não a implementar com sucesso, e é aí que muitas pessoas se desviaram.
Quando você está colocando sua estratégia no lugar, considere os Três Cs da Estratégia de Implementação - Clarificar/Esclarecer, Comunicar e Cascade-. Vejamos cada um com mais detalhes.
Esclarecer sua estratégia
Sua estratégia precisa ser compreendida por pessoas em todos os níveis da sua organização, não apenas na sala de reuniões. Certifique-se de que você pode expressá-lo em termos que sejam fáceis de conectar-se, e certifique-se de evitar o jargão empresarial e "falar corporativo".
Comunique sua estratégia
Use todos os meios à sua disposição para comunicar sua estratégia à sua organização, tanto eletronicamente quanto face a face. Sua estratégia afetará todos, por isso é vital que eles compreendam seu novo foco e direção e como ele irá informar seu próprio trabalho.
"Cascateie" sua estratégia
Exercite as “porcas e parafusos” da implementação de sua estratégia de toda a organização. Consulte os gerentes e crie com os requisitos de treinamento ou melhorias de processo que precisam ser feitas. É assim que a sua estratégia se torna realidade.
Pontos Importantes
Sua estratégia diz como você alcançará o sucesso, não importa como esse sucesso seja definido.
E se você está desenvolvendo uma estratégia no nível pessoal, equipe ou organização, o processo é tão importante quanto o resultado.
Identifique suas capacidades únicas e compreenda como usar estas para sua vantagem, minimizando as ameaças. O processo e as ferramentas identificadas acima irão ajudá-lo a identificar uma variedade de estratégias potenciais para o sucesso, para que, em última análise, você possa escolher o que é certo para você.
Aplique isto à sua vida
Pratique o desenvolvimento da estratégia pensando nas suas próprias circunstâncias pessoais. Complete as análises abaixo para pensar sobre o seu caminho pessoal. Aqui estão algumas questões-chave a considerar:
- Quais são seus pontos fortes, fracos, oportunidades ou ameaças pessoais e quais são suas "competências essenciais"?
- O que você é capaz de alcançar se você colocar sua mente nisso?
- Como você pode monitorar ou se adaptar a esses fatores externos?
- Quem são as pessoas importantes para o seu sucesso (seus stakeholders)?
- Quais opções você tem?
- Qual destes você deve considerar?