Diferenças entre POP e Manual de Boas Práticas
Procedimentos operacionais padrão ou POP são documentos utilizados nas fábricas e indústrias com objetivos de operacionalizar, padronizar, sequenciar e dar agilidade aos serviços a serem realizados. Frequentemente um POP pode ser confundido com outras ferramentas, como é o caso do manual de boas práticas, desta forma, viemos por meio deste artigo pontuar a diferença entre POP e manual de boas práticas e suas funcionalidades.
Tanto os POPs quanto os Manuais de Boas práticas, são extremamente importantes. Eles estão descritos em normas de auditoria e de vigilância sanitária, de forma que multas podem ser aplicadas devido a falta ou a inconsistências nestes documentos. Daí vem a importância de entender o que são esses documentos e a diferença ente POP e manual de boas práticas.
Primeiramente, para traçar essas diferenças devemos saber o que é cada um deles e seus objetivos, vamos conferir?
O que é um POP?
Um POP, ou Procedimento Operacional Padrão, é um documento que formaliza tarefas repetitivas dentro de uma organização.
Ele geralmente consiste em uma folha (ou planilha) que descreve um procedimento específico. Isto é, qualquer documento que é um “passo a passo” de uma tarefa repetitiva cabe na categoria de procedimentos operacionais padrão. Em um ambiente de manufatura, o exemplo mais óbvio de um POP é o passo a passo dos procedimentos de linha de produção, utilizados para fazer produtos, bem como treinar pessoal.
O objetivo de um POP, portanto, é realizar as operações corretamente e sempre da mesma maneira. Assim, o POP deve estar sempre disponível no local onde o trabalho a que se refere será feito – e aconselhavelmente visível.
Um POP, de fato, define práticas esperadas em todos os negócios em que os padrões de qualidade devem existir. Assim, eles desempenham um papel importante inclusive na sua pequena empresa, pois são políticas, procedimentos e padrões de que você precisa nas operações, sejam elas quais forem: de manufatura a marketing, de logística a administração.
Os requisitos para um POP são:
- Nome;
- Objetivo;
- Documentos Referenciais (Its, manuais ou outros procedimentos);
- Local de atividade ou local de aplicação da atividade;
- Glossário de Siglas (se houver);
- Descrição detalhada das etapas e de seus operadores e responsáveis;
- Fluxograma de atividades;
- Local e nome de onde se encontra o responsável pela guarda e atualização do POP;
- Data da última atualização;
- Maneira que foi gerado (digital ou impresso);
- Gestor responsável pela elaboração do procedimento.
Se você deseja saber mais sobre POP, confira também:
E o que é um Manual de Boas Práticas?
Da mesma forma que um POP, o Manual de Boas Práticas também é um documento. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o Manual de Boas Práticas é emitido pela autarquia, confirmando que o estabelecimento está de acordo com as normas existentes no ramo para fabricação de um produto específico. A função deste documento é descrever o trabalho executado em um estabelecimento e a forma correta de se fazer. É um manual geralmente imposto às empresas fabricantes de cosméticos, fármacos, alimentos e muitas outras.
Esse documento é obrigatório a todos estes ramos de fabricantes. Em geral as indústrias desenvolvem seu próprio manual e o mantém disponível para consulta de todos os colaboradores a fim de garantir a qualidade dos produtos e evitar problemas como a contaminação.
No caso de um restaurante, se alguém chegar e perguntar: como funcionam as coisas na sua cozinha? É o manual de boas práticas que você irá mostrar. Ele descreve as instalações físicas, as operações do dia a dia e define o que será feito, como, quando, com o que e por quem.
Existem alguns requisitos para o manual de boas práticas, como:
- Os parâmetros higiênico-sanitários dos edifícios;
- A manutenção e controle de higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios;
- Os registros de controle da água de abastecimento;
- O controle de dedetização integrado de vetores e pragas urbanas;
- A capacitação profissional;
- Os registros da higiene e saúde dos manipuladores;
- O manejo e descarte de resíduos;
- Controle e garantia de qualidade do alimento preparado.
Se deseja entender mais sobre um manual de boas práticas confira também:
Diferenças entre POP e Manual de Boas Práticas
Salta-se a vista que um POP é mais rico em detalhes do que um manual de boas práticas, que é mais abrangente. O manual de boas práticas por si só é um documento bem mais extenso do que o POP.
A principal diferença, no entanto, não se concentra no detalhamento de procedimentos. O POP é um documento que deve ser anexado ao Manual de Boas Práticas. No caso, podemos dizer que um Manual de Boas Práticas é composto por vários POPs. O Manual descreve diferentes aspectos da empresa e dentre essas informações algumas são tão importantes que precisam de um detalhamento maior, criando-se, assim, um POP.
O Manual de Boas Práticas coordena normas que devem ser seguidas para que a empresa cumpra seus objetivos. Encontram-se dentro destes manuais as ações a serem feitas e a documentação de qualidade, ou seja, os POPs.
Os dois documentos de ordem obrigatória e intransferível, porém cada um tem suas especificidades. São documentos de extrema importância e não podem ficar apenas arquivados. Tanto os POPs quanto os manuais de boas práticas devem ser regularmente atualizados de acordo com as normas do ramo de fabricação. Além disso devem possuir um fácil acesso para coordenar e padronizar os serviços, integrar a equipe, aumentar a produtividade, mantendo uma posição ética transparente.
Com a Assinatura FM2S, por um valor mensal você tem acesso a todo conteúdo de nossa Plataforma EAD.
Temos cursos nas áreas de Lean, Seis Sigma, Gestão de Projetos, Excelência Operacional, Visualização de dados e muito mais. Não perca a chance de dar um gás na sua carreira.