O que é uma Equipe de Alto Desempenho? Como montar a sua?
Gestão de Equipes

22 de julho de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é uma Equipe de Alto Desempenho? Como montar a sua?

Você já fez parte de uma equipe de alto desempenho? sobretudo uma equipe em que você gostava de trabalhar todas as manhãs, uma equipe que o cobrava com energia e uma equipe que o encorajava a atingir objetivos que você achava impossíveis. Certamente, nesta equipe você sentiu um grande sentimento de pertencimento e acreditava que os outros tivessem protegendo suas costas em todas as situações já que esta equipe fez seu trabalho ficar divertido, emocionante e uma aventura todos os dias.



Você já esteve na equipe do inferno?


Decerto, uma equipe onde há conflito constante e desacordo, uma equipe onde você estava caminhando em casca de ovos e com medo de falar ou compartilhar sentimentos de forma honesta? As pessoas tinham medo, mantinham a cabeça baixa e estavam jogando você sob o ônibus se isso os ajudasse de qualquer maneira. O trabalho foi doloroso, difícil e exaustivo, mas as férias foram maravilhosas simplesmente porque você escapou da equipe por duas semanas.


De maneira idêntica, quando eu recentemente entrevistei um indivíduo em uma equipe do inferno, perguntei como ele conseguiu durante o dia. Ele respondeu: "Todos os dias, no almoço, comprei um bilhete de loteria e coloco no bolso da frente." "Por que o bolso da frente?", Perguntei. Ele respondeu: "Se eu estiver em uma reunião e eu me sinto especialmente ruim, coloco a mão no meu bolso e esfrego o bilhete de loteria. Isso me ajuda a passar o dia ".



Como criar uma equipe de alto desempenho?


Ao examinar equipe de alto desempenho (e seus opostos), nos perguntamos quais comportamentos do líder da equipe que cria essas equipes extraordinárias? No nosso conjunto de dados de mais de 6.000 entrevistados da Forbes, pedimos aos membros da equipe que avaliem uma série de comportamentos de liderança e também avaliem sua satisfação, engajamento e compromisso. Para entender especificamente o que levou a um alto desempenho, nos concentramos em uma medida que avaliou até que ponto o ambiente da equipe era um lugar onde as pessoas iriam além disso. Descobrimos correlações fortes e altamente significativas e selecionamos os 15 principais comportamentos associados à vontade de aumentar a capacidade. Fator analisou os resultados e descobriu cinco dimensões-chave que eram essenciais para essa equipe de alto desempenho.


Líderes que foram classificados como os valores mais baixos nesses comportamentos tinham cerca de 13% dos membros da equipe que estavam altamente comprometidos. Mas os líderes de equipe que eram excepcionais nessas cinco dimensões (aqueles com os 10% superiores) tinham 71% dos membros da equipe que estavam altamente comprometidos. Algumas pessoas observam essa descoberta e perguntam por que os líderes dos 10% superiores não tiveram 100% dos membros da equipe altamente comprometidos?


Na verdade, 35% daqueles nos 10% superiores tiveram 100% de sua equipe altamente comprometida, mas com média de mais de 6.000 pessoas ressalta a realidade de que é muito difícil ter 100% de todos os membros da equipe comprometidos. Mas, em média, 71% dos membros da equipe altamente comprometidos criariam uma atmosfera positiva em qualquer equipe de alto desempenho.



Quais é o comportamento de um líder de uma equipe de alto desempenho?


Esses cinco fatores descrevem os comportamentos dos líderes que tiveram uma equipe de alto desempenho.



Líderes da equipe inspiram mais do que dirigem


Equipes de alto desempenho são mais puxadas do que empurradas enquanto líderes em equipes de alto desempenho sabem como criar energia e entusiasmo na equipe. Os membros da equipe se sentem inspirados, que estão em uma missão e o que eles estão fazendo é de grande importância.



Líderes da equipe resolvem conflitos e aumentam a cooperação


Com toda a certeza, os conflitos podem separar as equipes e os líderes precisam trabalhar para ajudar a resolver as diferenças rapidamente e promover a cooperação. Muitas vezes, os líderes da equipe assumem que as pessoas maduras resolverão conflitos por conta própria. Se isso fosse verdade, no entanto, não haveria divórcio, separações ou guerras. Nas equipes de alto desempenho, as diferenças são abordadas rápida e diretamente. Mas isso requer um nível de maturidade nos membros da equipe. Da mesma forma quando as pessoas acreditam que são confiáveis e que outros têm suas costas, as disputas podem ser resolvidas. Os líderes de equipe que se concentram na concorrência versus cooperação nunca conseguem resultados excelentes.



Líderes de equipe definem objetivos de estiramento


A princípio, líderes que sabem como estabelecer metas que esticam criam uma unidade interna na equipe para conseguir o impossível, as pessoas realmente não querem trabalhar e fazer algo que qualquer outro time possa realizar. Elas querem fazer algo extraordinário. Por certo, quando realizam algo extraordinário, reconhecem que são pessoalmente capazes e competentes. Fazer algo fora do comum ajuda as pessoas a reconhecer que são excepcionais e a sua satisfação com o trabalho, o engajamento e o orgulho.



Líderes da equipe comunicam, comunicam, comunicam a visão e direção


Seja um embaixador e ajude os membros da equipe a se concentrarem na visão pois líderes de equipe de alto desempenho permanecem na mensagem, comunicam-se constantemente e mantêm as pessoas concentradas na visão e missão a serem realizadas. É fácil para alguém se distrair ou perder uma vez. Objetos brilhantes estão ao nosso redor e às vezes os membros da equipe são desviados de sua missão. Líderes de equipe de alto desempenho mantêm as pessoas informadas, atualizadas e seguidas.



Líderes de equipe são confiáveis


Se um líder de equipe não é confiável, eles não podem ser inspiradores ou confiáveis para resolver conflitos, para que a equipe adote objetivos esticados ou acredite em suas comunicações. A falta de confiança retarda tudo. Descobrimos que existem três pilares básicos que criam confiança. O primeiro pilar da confiança é o relacionamento. Confiamos nas pessoas que gostamos. Confiamos em nossos amigos e desconfiamos dos nossos inimigos.


Em suma, construir um relacionamento positivo aumenta a confiança e o segundo pilar da confiança é conhecimento ou experiência. Confiamos em pessoas que têm a resposta certa ou podem fornecer uma visão. Além disso confiamos nas pessoas quando podem ajudar a resolver problemas.


Use seus conhecimentos e habilidades para ajudar os outros a resolver um problema e aumentará a confiança. Por fim, o terceiro pilar da confiança é consistência, quando você diz que vai fazer algo e você faz isso, as pessoas confiam em você. Ser consistente e caminhar a sua conversa torna você uma pessoa que pode ser confiável.


Tendo trabalhado em equipe de alto desempenho e equipe do inferno, eu sei que a diferença é enorme. A vida não é boa quando você está na equipe do inferno. No entanto, essa experiência pode infectar outras partes da sua vida de forma muito negativa por isso a vida é boa em uma equipe de alto desempenho, e todos nós merecemos ser parte de uma.



Quer saber mais sobre  uma equipe de alto desempenho?



Como fazer projetos e montar equipes vencedoras?


Para saber mais faça download de nosso Workshop ministrado em grandes empresas do Brasil. Aproveite sem moderação este material que lhe mostra como elaborar times vencedores tanto no aspecto comportamental como técnico.



Para baixar, só preencher o formulário abaixo:



e-Book: Trabalhe em Equipe

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.