Exemplos de OKR para um local de trabalho mais produtivo e eficiente
Hoje, com o advento das mídias sociais - cuja tecnologia e conceito foram adaptados para as próprias necessidades e exigências dos negócios - e outros desenvolvimentos tecnológicos e digitais progressivos, os objetivos da organização estão ao alcance de todos. Muitas empresas estão avançando no desenvolvimento de sua própria "cultura de desempenho". E existem muitos métodos, técnicas e ferramentas para esse fim. Um deles é o OKR. Muitos exemplos de OKR foram adaptados nos últimos anos por muitas organizações de destaque e foram alcançados com um sucesso impressionante.
O que é OKR e quais são alguns exemplos de OKR?
Para começar, OKR significa "objetivos e principais resultados". Essa frase simples é incrivelmente profunda e resume a organização e o sucesso da meta em apenas três palavras. O uso de vários exemplos e métodos da OKR vem ganhando força em muitas empresas nos últimos anos e muitas estão elogiando o quão positivamente transformador isso foi para suas respectivas empresas e organizações.
Os negócios e as empresas usam exemplos da OKR para lançar iniciativas e objetivos de alto nível mensuráveis e que podem ser rastreados regularmente ao longo do tempo. A frequência da avaliação (geralmente trimestralmente), o rastreamento e a reavaliação também fazem parte do que diferencia os exemplos da OKR dos métodos tradicionais de planejamento, gerenciamento e desenvolvimento.
Além disso, eficiência e velocidade são um fator importante no ORK - quanto mais rápido, melhor. Isso é possível por todo o aspecto de rastreamento do método, em que a organização mantém um olhar atento aos marcos e objetivos menores que compreendem a missão e o objetivo maiores.
Exemplos de OKR, quando utilizados adequadamente, podem ter um efeito significativo no desenvolvimento e crescimento de uma empresa; O crescimento maciço do Google pode ser atribuído à OKR, razão pela qual é prudente que outras empresas considerem suas implicações, estudem seus benefícios e examinem as maneiras pelas quais os exemplos da OKR podem ser adaptados e comecem a fazer parte de como eles operam e fazem negócios, além de atender aos objetivos de negócios no processo.
Qualquer um dos muitos exemplos de OKR é eficaz na definição e na cascata de iniciativas e metas em toda a organização através de um método exclusivo de obter equipes, grupos, departamentos, executivos e até mesmo classificar os funcionários, ao mesmo tempo se esforçando para atender a ambos os grupos e objetivos individuais dentro desse contexto organizacional. Esse é outro fator que define os OKRs e que os diferenciam. Isso ajuda a promover o crescimento organizacional e individual, mantendo ao mesmo tempo o objetivo e a meta maior da organização. Como resultado, todas as partes interessadas estão alinhadas e caminham em harmonia em direção a um objetivo comum.
Outra coisa: não confunda OKRs com KPIs ou indicadores-chave de desempenho. O último é mais dados e métricas, e também é igualmente importante para o crescimento da organização. Todos os exemplos da OKR lidam com metas maiores e mais ambiciosas que, embora mensuráveis em termos de progresso, não são tão granulares quanto os KPIs.
Embora esses objetivos sejam maiores, eles não são de modo algum vagos e todas as partes interessadas em todos os níveis da empresa têm uma visão ou ideia mais ou menos clara do que a organização está tentando alcançar.
Além do Google, outras empresas notáveis que usam OKR incluem Intel, Facebook, LinkedIn, Twitter e Oracle.
Quais os benefícios do uso de OKRs?
O uso de OKRs traz muitos benefícios. O Google construiu seu sucesso em parte com o uso de OKRs, que devem servir de testemunho suficiente de sua eficácia. Mas vamos aprofundar um pouco e analisar os profissionais específicos do uso de OKRs, muitos dos quais aplicáveis e podem ser utilizados em qualquer organização, independentemente de qual setor ele pertence.
1. Ajuda os funcionários a se mover, cooperar e trabalhar em uníssono
Um dos principais problemas de muitas organizações é que muitas de suas equipes não conseguem cooperar e trabalhar em harmonia. O problema é agravado ainda mais quando se trata de trabalhar com equipes de outra organização. O bom dos OKRs é que a constante reavaliação de como os objetivos corporativos devem ser alcançados ajuda a resolver qualquer problema e dá às equipes a chance de recalibrar com frequência como elas trabalham juntas e com outras pessoas.
2. Torna as direções claras e concisas; coloca todos na mesma página
A frequência de como a progressão de metas é medida e avaliada significa que todos são colocados na mesma página de onde indivíduos, equipes e a organização como um todo está quando se trata de atingir as metas que foram definidas no início. Pense nisso como um lembrete eficaz e produtivo que coloca todos na mesma página. Mas não é só isso, os OKRs também permitem que os problemas sejam resolvidos mais rapidamente e que as oportunidades de eficiência sejam identificadas mais cedo e utilizadas. Os OKRs também servem como uma medida preventiva e podem ajudar os tomadores de decisão a identificar possíveis armadilhas no caminho e desenvolver contramedidas e planos de backup para ajudar a minimizar os efeitos de um possível evento negativo.
3. Aumenta a produtividade
O que acontece quando equipes e indivíduos trabalham perfeitamente juntos e todos, desde os executivos aos funcionários comuns, estão na mesma página e trabalhando juntos em direção a um objetivo comum? A produtividade aumenta. Exponencialmente. Uma cultura de desempenho é desenvolvida e aprimorada, pois há menos atrito e tensão entre todos os membros da organização. Com todos os olhos incentivados a olhar em direção a uma meta estabelecida, as pessoas ficam menos distraídas (e menos tentadas a procurar distrações, até) e serão mais produtivas.
4. Torna a tomada de decisão mais informada e eficaz
OKRs são um benefício para os tomadores de decisão. Mais uma vez, a própria natureza das OKRs que permitem reavaliações e medições frequentes e regulares do progresso versus as metas ajuda os executivos e líderes a tomar decisões mais informadas sobre direção e iniciativas, tanto a curto quanto a longo prazo. Por natureza, a OKR precisa de dados para ajudar a realinhar as coisas, para que os tomadores de decisão tenham acesso aos dados mais recentes e relevantes de que precisam.
5. Auxilia na promoção da transparência e responsabilidade
Reavaliação significa mais transparência. Quando uma organização recalibra continuamente a maneira como ela funciona e como os indivíduos e as equipes trabalham, mais erros são detectados, especialmente nos estágios iniciais. Isso significa que todos são responsabilizados e existe um nível mais alto de transparência, já que todos os erros e problemas que essas causas causam são abordados e conscientizados para todos. O mesmo se aplica a qualquer progresso notável. Os OKRs procuram as melhores práticas dentro da organização e buscam torná-lo POP (procedimento operacional padrão) em toda a empresa.
6. Capacita equipes e indivíduos
Os OKRs são projetados de tal maneira que, embora coloque todos na mesma página, nunca perde sua natureza colaborativa. Dessa forma, indivíduos e equipes têm muito mais poder para crescer e se desenvolver, desde que as metas de curto prazo que impulsionam o progresso em direção ao objetivo maior sejam cumpridas, elas são livres para atender a essas questões em grande parte em seus próprios termos. Os OKRs não são sobre o estabelecimento de regras, mas mais sobre colocar a organização no mesmo caminho e incentivar uma mentalidade e atitude comuns em relação ao cumprimento dos objetivos.
Três indicadores para tornar OKRs eficazes
1. Invista na comunicação
Os OKRs perdem sua eficácia se os tomadores de decisão não se comunicarem com as pessoas abaixo deles. De fato, não premiar a comunicação e o engajamento da organização com todas as partes interessadas é a antítese das OKRs. E investindo, não queremos dizer dinheiro, mas investindo no tempo e no esforço necessário para ajudar a colocar todos na mesma página. Isso significa dar a todos os meios e o espaço para ajudar a orientar-se no caminho certo para alcançar os objetivos maiores da organização.
2. Invista na organização e procure o que melhor se adapta
Os OKRs são organizados. Isso significa que você precisa estabelecer a infraestrutura corporativa (geralmente digital) para que isso aconteça. Isso também significa avaliar quando é melhor estudar o progresso e os dados e fazer os ajustes necessários na maneira como as coisas estão sendo feitas. A maioria dos OKRs é avaliada trimestralmente, mas isso não necessariamente funciona para todas as empresas ou negócios. Alguns viram maior sucesso fazendo avaliações mais frequentes, como mensalmente ou até semanalmente. Para outros, uma avaliação semestral ou anual funciona melhor para sua cultura.
3. Invista nas ferramentas certas para o trabalho
A eficácia dos OKRs é maximizada quando a organização está equipada com as ferramentas certas para fazer as coisas acontecerem. É aqui que as ferramentas e o software de gerenciamento de fluxo de trabalho personalizáveis e intuitivos são fornecidos. Isso garante que as empresas e seus respectivos tomadores de decisão tenham a liberdade de gerenciar seus respectivos fluxos de trabalho da melhor maneira possível para atender às necessidades da organização.