Introdução
O objetivo deste post é apresentar fatores críticos na implementação Scrum, com base no exemplo de uma das empresas de TI. O método Scrum é o método mais popular e de crescimento mais rápido entre as metodologias ágeis: 56% dos profissionais ágeis usam Scrum em seus projetos.
Abordagem ágil significa, geralmente, planejamento e execução de projetos mais flexíveis, com mais ênfase no contato constante com o cliente, o que na maioria dos casos leva a uma maior satisfação do cliente.
O Método Scrum
Scrum é baseado no empirismo, que é alcançado por algumas qualificações. A literatura pesquisada sobre as qualidades que constroem o empirismo no Scrum é uma clareza em cada processo, uma inspeção para detectar problemas no projeto e uma adaptação à mudança. O Scrum consiste em três elementos principais, que estão sendo apresentados a seguir:
Funções - existem quatro papéis principais:
- A equipe Scrum - consiste no Scrum Master, equipe de desenvolvimento e produto Proprietário.
- O Scrum Master - a pessoa responsável por entender e usar os valores e regras do Scrum pela equipe de desenvolvimento e pelo proprietário do produto. Os principais deveres do Scrum Master são servir à equipe do Scrum para atingir os objetivos do projeto. O Scrum Master não é um gerente tradicional, é mais como um conselheiro, que constrói o relacionamento com os membros da equipe com base na confiança e na cooperação
- O Dono do Produto - a pessoa que conhece o caso de negócios associado ao projeto. As principais funções do Dono do Produto são controlar o Backlog do Produto. O dono do Produto também deve ter um poder de decisão para tomar decisões em nome da empresa.
- A equipe de desenvolvimento - desenvolve o produto de acordo com os requisitos. É "auto-organizada", o que significa que possui um alto grau de autonomia.
Artefatos: são os resultados materiais ou imateriais do trabalho:
- Product Backlog - determina o escopo e a lista de recursos que devem ser implementados durante o projeto. Os elementos do Backlog do produto são organizados hierarquicamente e cada tarefa tem uma descrição, número de série e o valor estimado (a complexidade da tarefa) e prioridade. O Backlog do produto pode ser modificado durante o projeto.
- Sprint Backlog - uma parte do Product Backlog, que é selecionada durante o planejamento do Sprint. Designa todas as ações a serem realizadas para alcançar o Sprint.
- O objetivo da Sprint - elemento vital para pavimentar o caminho para a equipe de desenvolvimento e o Scrum Master.
- Incremento - determina o total de componentes do Registro do Produto concluídos durante o Sprint e o Sprints no passado.
- Definição de concluído - concentre-se na clareza de entendimento quando o elemento do Backlog do produto puder ser aceito como concluído. A definição deve ser reconhecida e compreendida por todos os membros da equipe.
- Eventos - são importantes para fornecer regularidade no Scrum. Os eventos do Scrum são: Sprint, Sprint Planning, Sprint Review, Sprint Retrospectivo.
Classificação de fatores críticos na implementação Scrum
Na literatura, existem muitos modelos de classificação de fatores de sucesso e falha na implementação de metodologias de gerenciamento ágil.
Especialistas identificam cinco grandes grupos de fatores críticos na implementação Scrum. Eles apontam para fatores relacionados à estrutura organizacional, processo, pessoas, tecnologia e design. Propõem uma classificação que consiste em quatro categorias de fatores de sucesso da migração de metodologias ágeis: gerenciamento e estrutura organizacional, pessoas, processos e tecnologia.
Os especialistas também identificam três grupos de barreiras para uma introdução bem-sucedida de metodologias ágeis: conflito de valores ágeis com o processo de produção de software gerenciado linearmente, conflito de valores ágeis com processos de negócios e problemas relacionados ao fator humano.
Fatores críticos na implementação Scrum
Fatores na categoria Projeto
Os fatores espaciais da equipe estão relacionados ao espaço de trabalho dos membros da equipe. Os dois fatores a seguir foram apontados: a localização dos membros da equipe e a possibilidade de trabalhar remotamente. A localização dos membros da equipe está diretamente relacionada à organização dos trabalhos na empresa estudada.
A literatura aponta para a importância do espaço de trabalho para o gerenciamento eficaz pelos princípios ágeis. A observação direta na empresa estudada revelou uma dispersão da equipe do projeto, ou seja, alguns membros da equipe tiveram seus locais de trabalho nas imediações, outros a uma distância significativa um do outro. Esse fato teve um impacto direto no trabalho de cada membro da equipe. Os membros da equipe localizados a uma curta distância um do outro naturalmente trabalharam juntos e se comunicaram sem dificuldade.
O segundo fator - a possibilidade de trabalhar remotamente, está ligado à organização do trabalho na empresa, que permite que seus funcionários, uma vez por semana, trabalhem fora da sede, usando tecnologias de computador. A ausência física do local de trabalho pode afetar negativamente a implementação do Scrum pela falta de participação de todos os membros da equipe nos eventos do Scrum, como o Daily Scrum.
Fatores na categoria Aspectos Psicológicos e Culturais
Individualismo dos membros da equipe, associado a baixas habilidades no trabalho em equipe e a falta de vontade de compartilhar problemas afetou negativamente a criação de uma equipe harmoniosa, orientada para a cooperação e encorajou o individualismo, o que é contrário à ideia do Scrum.
Percebemos fatores que determinaram um entendimento adequado dos papéis individuais na equipe Scrum. Significativo foi o comprometimento do Scrum Master na vida da equipe, bem como o fato de que o papel de Dono do Produto foi ocupado por uma pessoa competente, que possuía um conhecimento detalhado dos Itens do Backlog do Produto e das necessidades do negócio. A ausência do Scrum Master durante as reuniões do Scrum ou seus esforços limitados em ajudar a equipe de desenvolvimento foram os principais problemas que contribuíram para os problemas na implementação do Scrum.
Fatores na categoria Ambiente
Esta categoria refere-se a fatores relacionados ao ambiente do projeto em seu amplo entendimento e organização do trabalho da equipe Scrum. A primeira subcategoria aqui se refere ao conflito de processos de negócios. Como já mencionado, para o sucesso do Scrum, era importante manter a regularidade das reuniões que permitiam inspeções, transparência e adaptação no projeto.
Outro fator importante foi a adesão rígida da organização aos planos e cronogramas adotados. Sua fonte foi a abordagem de gerenciamento de projetos adotada no nível da empresa como um todo. No projeto analisado, as tarefas atribuídas à equipe faziam parte de um projeto geral, implementado no nível de toda a empresa. Isso exigiu adesão ao cronograma no nível da empresa.
Fatores na categoria Tecnologia
A frequência da aparência e o tempo necessário para solucionar problemas técnicos tiveram impacto sobre esse aspecto no projeto estudado. Os problemas técnicos decorrem do uso de novas tecnologias ou da falta de competência dos membros da equipe. A consequência foi uma diminuição no desempenho dos membros da equipe e atrasos.
Tecnologia de produção de funcionalidades - o uso de tecnologias inovadoras que a equipe Scrum não conhecia e precisava aprender, pode criar uma incerteza e um risco que afetariam adversamente o sucesso da implementação do Scrum. A normatização de Ig referente à tecnologia aplicada aumentou o consumo de tempo das tarefas e fez com que as tarefas não fossem concluídas em um único sprint. Forçou a mudança de tarefas entre os sprints e levou a atrasos no projeto.
Conclusão
Uma implementação bem-sucedida do Scrum é condicionada por muitos fatores. Cada organização que planeja introduzir o Scrum deve estar ciente do que pode ajudá-los nesse empreendimento e do que pode impedir seu êxito.
Uma falha na implementação do Scrum ou problemas sérios encontrados em sua execução podem custar muito, tanto em termos financeiros quanto no que diz respeito à motivação dos membros da organização.
O modelo deve ser tratado como uma lista de verificação útil durante a implementação do método Scrum em qualquer organização. Os fatores críticos na implementação scrum podem ser usados como uma medida preventiva que reduz a probabilidade de uma implementação defeituosa.
Determinar os fatores de sucesso e falha de uma implementação Scrum é um problema complexo.
Parece necessário identificar uma lista completa de fatores de sucesso ou falha na implementação do Scrum (estendendo a lista de projetos e organizações analisados), levando em consideração o tamanho da organização, as habilidades e o conhecimento dos membros da equipe do projeto e seus antecedentes (treinamento, experiência em métodos Agile etc.). O aspecto que não pode ser omitido é a multicultura das equipes de projeto, que na opinião dos especialistas também afeta as implementações do Scrum. Estudos futuros ajudarão na calibração do modelo, entendida como levando em consideração a especificidade e as características do projeto, equipes e organizações do projeto.
Aproveite e conheça os cursos de Especialista Scrum e Metodologias ágeis da Fm2s.