Saiba o perfil de carreira de um gerente de melhoria de processos
Melhoria de Processos

01 de julho de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Saiba o perfil de carreira de um gerente de melhoria de processos

Visão geral

Um gerente de processos ou um gerente de melhoria contínua facilita os planos de melhoria de processos dentro de uma divisão ou em toda a empresa.

Quais responsabilidades eu terei?

  • Identificar e documentar análises de negócios e lacunas para fluxo de trabalho
  • Desenvolver e implementar estratégias de melhoria de negócios
  • Coordenar e gerenciar os principais projetos de melhoria / mudança de processos (por exemplo, lançar novos produtos)
  • Facilitar a reengenharia do processo de negócios dentro e entre as divisões
  • Comunicar-se com os negócios e as partes interessadas em projetos e iniciativas
  • Fazer recomendações para mudanças, envolvendo redesenho de processos e desenvolvimento de casos de negócios
  • Garantir o uso eficiente e eficaz dos recursos pelo menor custo
  • Garantir documentação de processos precisa e organizada em procedimentos, documentação e sistemas de negócios de computadores
  • Preparar e apresentar documentos anuais de revisão do processo
  • Supervisionar a qualidade do produto pela aderência às especificações do produto e embalagem, saneamento e inspeção
  • Garantir treinamento contínuo, desenvolvimento e treinamento de membros da equipe para um ambiente de trabalho produtivo
  • Estabelecer critérios mensuráveis ​​para garantir que os resultados desejados sejam obtidos; fornecer gerenciamento com atualizações por meio de relatórios de acompanhamento sobre o andamento do projeto
  • Alinhar metas de processo com as principais iniciativas / responsabilidades da empresa
  • Auxiliar na identificação de necessidades de treinamento duro e suave; identificar potenciais bolsas de treinamento para a força de trabalho

Que educação e treinamento são necessários?

Um diploma de bacharel em engenharia, gerenciamento de operações ou gestão de negócios é normalmente necessário.

Para seguir uma carreira como Gerente de Processo / Melhoria Contínua:

Os seguintes cursos do ensino médio são recomendados: educação agrícola, foco em ciências, negócios e cursos de informática, finanças pessoais e matemática avançada.

[caption id="" align="aligncenter" width="700"] Apostila de Lean[/caption]

Onde posso trabalhar?

Os gerentes de melhoria contínua / de processo geralmente trabalham para empresas e fabricantes agrícolas de médio a grande porte, bem como para empresas de pesquisa.

Mercado de trabalho futuro

As perspectivas futuras para um gerente de melhoria contínua serão grandes nos próximos cinco anos.

Organizações Profissionais e Associações Sugeridas

  • Associação para Excelência em Fabricação
  • A Associação de Business Process Management International
  • Instituto de Gerenciamento de Processos de Negócios

 

Perfil de carreira

Os deveres do trabalho de um gerente de melhoria de processos podem variar dependendo da indústria ou do empregador. Mas em todos os casos, o principal objetivo de um gerente de melhoria de processos é melhorar e manter operações eficientes e lucrativas que também produzam a mais alta qualidade de produtos e serviços.

A melhoria de processos não é uma proposição “one-and-done”. Simplesmente não é possível “consertar” uma operação e depois ir embora, pensando que ela continuará a funcionar em um nível ótimo.

Para permanecer o mais competitivo, lucrativo e eficiente possível, os líderes de negócios reconheceram a necessidade de especialistas qualificados para desenvolver, implementar e gerenciar a melhoria contínua dos processos.

É por esse motivo que os gerentes de melhoria de processos estão cada vez mais em demanda.

Outlook do trabalho do gerente da melhoria de processo, salário potencial

O governo federal não acompanha a ocupação específica do gerente de melhoria de processos. Outros sites, no entanto, oferecem uma olhada no potencial de ganhos do trabalho.

  • US $ 101.000 por ano para gerentes de melhoria de processos, de acordo com o LinkedIn, que alcançou esse número com base em informações de membros do site de trabalho. Os maiores empregadores incluem Amazon, Accenture, Philips e JP Morgan Chase.
  • US $ 80.944 para gerentes de melhoria de processos, de acordo com PayScale, que provavelmente tem um leque mais amplo de informações. No entanto, eles listam um salário médio de quase US $ 118.000 para alguns na profissão.
  • US $ 79.550 para especialistas em melhoria de processos, de acordo com Study.com

Em relação à demanda, a CNN Money informou que um crescimento de 12% no campo de melhoria de processos é esperado entre 2025.

A necessidade de profissionais de melhoria de processos existe em todos os setores. Eles também são contratados para trabalhar com organizações sem fins lucrativos e agências governamentais que freqüentemente enfrentam restrições orçamentárias e têm necessidades de eficiência.

Deveres típicos do trabalho

Os deveres do trabalho de um gerente de melhoria de processos podem variar dependendo da indústria ou do empregador. Mas em todos os casos, o principal objetivo de um gerente de melhoria de processos é melhorar e manter operações eficientes e lucrativas que também produzam a mais alta qualidade de produtos e serviços.

Fazer isso requer saber onde encontrar os desafios em um processo e os métodos para corrigi-los. É por isso que o treinamento Lean e Six Sigma é popular entre os gerentes de melhoria de processos. Essas duas metodologias comprovadas fornecem aos gerentes ferramentas e técnicas para atacar o desperdício, reduzir ineficiências e reduzir erros e erros em um processo.

Normalmente, fazer o trabalho requer alguns ou todos os itens a seguir.

  • Avaliando, em detalhes, uma operação atual do início ao fim
  • Analisando esta informação para encontrar áreas de desperdício, duplicação e erros frequentes
  • Desenvolvendo um plano para implementar mudanças
  • Monitorando os resultados das mudanças para garantir que estejam funcionando
  • Fazendo melhorias contínuas e ajustes para manter operações eficientes

Tudo isso geralmente requer um entendimento dos programas de software que coletam e analisam dados, bem como as habilidades flexíveis para trabalhar com pessoas de vários departamentos dentro de uma organização.

Embora os gerentes de melhoria de processos geralmente se reportem à alta gerência, eles também são chamados a gerenciar uma equipe de pessoas que trabalham em projetos de melhoria de processos. São recomendadas habilidades de liderança , como comunicação escrita e verbal, habilidades de escuta, capacidade de avaliar talentos, habilidades de negociação e mediação e uma visão clara de metas de longo e curto prazos.

Os gerentes de melhoria frequentemente interagem freqüentemente com os níveis diretor, vice-presidente e executivo e fazem recomendações sobre possíveis abordagens para a melhoria de processos.

Especialistas em melhoria de processos também podem trabalhar em uma função de consultoria para empresas ou em uma base contratada em andamento. Nessas situações, as tarefas geralmente permanecem as mesmas, mas a organização pode terceirizar o trabalho de melhoria de processos para uma agência externa.

Educação e treinamento

Profissionais de gerenciamento de melhoria de processo normalmente precisam de pelo menos um diploma de bacharel, geralmente em negócios ou um campo de tecnologia com foco nos negócios.

A metodologia de melhoria do processo de aprendizagem é um dos aspectos mais importantes do trabalho. A educação Lean e Six Sigma está listada pelo LinkedIn como uma das principais habilidades profissionais necessárias no gerenciamento de melhoria de processos.

Ter um conhecimento especializado em analisar operações, identificar as principais questões que precisam ser abordadas e desenvolvidas, bem como implementar e monitorar mudanças, são as principais facetas desse campo de carreira.

Uma carreira em melhoria de processos é ideal para você?

A melhoria de processos está no centro da melhoria das empresas, organizações sem fins lucrativos e operações governamentais no século XXI. Se você tem o desejo de trabalhar em um campo que pode ajudar uma organização a se tornar mais eficiente, lucrativa e competitiva, então uma carreira em gerenciamento de melhoria de processos vale a sua consideração.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.