A Norma Internacional da Gestão de Risco ISO 31000 é responsável por estabelecer as diretrizes para conduzir esse processo em uma organização empresarial. Assim, o texto dessa norma busca definir as boas práticas que regem o setor e orientam a maneira correta e mais assertiva de realizar o gerenciamento de ameaças.
É importante destacar que suas recomendações gerais são adaptáveis a tipos diferentes de negócio, o que faz da norma de gestão de risco ISO 31000 uma resolução versátil. Ou seja, cada empresa determina o que será feito para lidar com os ricos daquele segmento, respeitando suas particularidades.
No entanto, apesar da autonomia que a norma proporciona, é indispensável a prestação de contas, além do treinamento constante de funcionários para se ambientarem às propostas de ação. Para compreender melhor como funciona a Norma Internacional da Gestão de Risco ISO 31000, preparamos algumas explicações nos tópicos a seguir. Boa leitura!
O que a ISO 31000 propõe?
A ISO 31000 (Norma Internacional da Gestão de Risco) tem como principal objetivo oferecer diretrizes de gestão de risco que podem ser personalizadas e adaptadas para qualquer contexto ou organização. No Brasil, o texto foi elaborado pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-063).
Em um trabalho de imersão, debate e compromisso com a eficiência realizado por sessenta e nove profissionais de áreas diversas. Entre as diferenças da gestão de risco ISO 31000 para outras normas da International Organization for Standardization (ISO) está a concisão do texto. É por esses e outros motivos que ele se destaca, já que propõe uma compreensão rápida e mais prática na tentativa de auxiliar as empresas em seu planejamento e na sua tomada de decisões.
Na ISO 31000, os riscos são denominados como “efeitos da incerteza sobre objetivos”, uma definição ampla que facilita a adaptação deste texto para a sua realidade. Na aplicação dos princípios fundamentais da norma. É possível ainda estabelecer uma base sólida de crescimento, mas principalmente, de execução das tarefas.
Como a norma ISO 31000 define o processo de gestão de risco?
A norma ISO 31000 define o processo de gestão de risco como "o processo sistemático, estruturado e abrangente para lidar com riscos em toda a organização ou em partes dela".
Esse processo inclui a identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento contínuo dos riscos, com o objetivo de maximizar as oportunidades e minimizar as ameaças à organização. A norma ISO 31000 enfatiza a importância da comunicação e do engajamento de todas as partes interessadas no processo de gestão de risco, para garantir uma abordagem integrada e colaborativa.
Quais os benefícios dessa gestão de risco?
Ainda que todas as empresas – como pública ou privada – atuem com o gerenciamento de risco, guiar-se por uma norma internacional propõe critérios melhor definidos e mais funcionais, além de ampliar o reconhecimento da organização. Além deste, é possível listar outros benefícios:
1- Constrói confiança Essa confiança é estabelecida entre as partes envolvidas na utilização de técnicas de risco. Ou seja, a empresa que presta o serviço e quem contrata consegue alinhar juntas as expectativas quanto à eficiência. Sabendo que existem diretrizes internacionais para serem seguidas;
2- Melhora a eficiência operacional Este benefício é consequência do anterior, já que há uma preocupação em seguir as ações propostas para gestão de risco ISO 31000. Os funcionários ficam mais proativos e seguros de que o seu trabalho está seguindo um caminho consolidado;
3- Minimiza perdas Ao aplicar controles de sistema de gestão de risco e estabelecer a análise desses resultados, as equipes conseguem prever com antecedência o que pode dar errado e evitar que perdas aconteçam, evitando prejuízos e usos incorretos do tempo (na produção, por exemplo);
4- Aumenta o desempenho da gestão Com uma base sólida para a tomada de decisão, uma governança alinhada em seus propósitos e cada vez mais certezas na hora de agir, o desempenho do grupo, de maneira geral, melhora. Da ponta da hierarquia até o final, direcionam-se todos a um objetivo em comum, o que melhora o desempenho;
5- Coloca mudança e crescimento no mesmo patamar Não é fácil fazer um negócio crescer enquanto mudanças acontecem o tempo todo. No entanto, ao investir em uma gestão de risco ISO 31000, ambos os propósitos podem caminhar juntos. Afinal, o medo de colocar ideias em prática e promover transformações passa a ser incluído nesse gerenciamento, fazendo com que o medo diminua.
Quando implementar a gestão de riscos baseada na ISO 31000?
Não há um momento “certo” para que essa implementação ocorra. O ideal é fazer o exercício de olhar para a empresa e avaliar: o que está dando errado, onde estou perdendo, como posso melhorar os processos?.
A Norma Internacional da Gestão de Riscos ISO 31000 chega para responder a essas perguntas e elevar o nível de governança, a fim de combater os riscos operacionais. No geral, incluir a norma na rotina de uma organização é uma tarefa que exige dedicação, por isso, aproveite momentos em que o foco estará destinado a adequações e alterações de metas, por exemplo. Isso pode ajudar a vislumbrar com mais clareza o futuro do seu negócio.
Quais as etapas do gerenciamento de risco?
Os processos que permeiam a gestão de risco seguem a seguinte estrutura:
1- Avaliação do contexto corporativo, desenho do escopo da gestão de risco e definição de critérios e objetivos por meio de análise;
2-Identificação dos riscos a partir de questionamentos sobre o que pode dar errado, como, em que momento, por que etc;
3- Criação de uma matriz de gestão de riscos, que vai determinar consequências, nível de impacto e probabilidade de eles acontecerem;
4- Definição de prioridades entre os riscos apontados considerando a projeção da análise feita partindo da matriz;
5- Solução a partir da gestão de risco ISO 31000, identificando alternativas, analisando a viabilidade e preparando planos.
Quer saber mais sobre gestão de risco ISO 31000?
Aqui na FM2S gostamos de ajudar com informações de qualidade, mas também queremos fazer você colocar a mão na massa! Por isso, nossos cursos estão sempre acompanhando tendências do mundo corporativo para apresentar oportunidades significativas e atuais de aprendizado.
Assim, no curso Gestão de Risco ISO 31000, o objetivo é ajudar profissionais que desejam se qualificar ou pessoas interessadas pelo tema a compreender como essa norma é capaz de alinhar as expectativas com a consolidação de projetos dentro de uma empresa.
Além disso, as certificações ISO são essenciais para potencializar o fator competitivo de negócios e organizações, assim como projetar os indivíduos que dominam o assunto no mercado de trabalho. Com apostila digital, carga horária atrativa, suporte às dúvidas e aulas com instrutores experientes, nosso curso EAD pretende disseminar a cultura de melhoria de processos e preparar aqueles que vão atuar diretamente em sua execução. Conhecimento é sinal de credibilidade, então nunca deixe de buscá-lo!