Green Belt é a certificação mais conhecida do Lean Seis Sigma. Nela, são abordados conceitos fundamentais para melhoria de processos nas empresas. Dessa forma, o profissional torna-se apto a transformar uma grande quantidade de dados em informações relevantes para a tomada de decisão. A partir disso, consegue analisar criticamente os processos, eliminando desperdícios para aumentar a eficiência. Portanto, ao certificar-se em Green Belt, passa a ser reconhecido pela excelência. A seguir, veja 35 pontos que você precisa saber se busca mais informações sobre a certificação. Ainda não possui certificação Lean Seis Sigma e não sabe por onde começar? Você pode iniciar no nível White Belt. Aprenda a estruturar projetos de baixa complexidade, desenvolvendo e implementando soluções para problemas. Confira nosso curso gratuito de Certificação White Belt FM2S:
O que um Green Belt deve saber?
- De acordo com Dick Costolo, diretor recente do Twitter, o tipo de habilidades para resolver problemas que você ganha com o Green Belt é o que as empresas de ponta de hoje mais valorizam nos futuros funcionários.
- Green Belts lideram Projetos Seis Sigma em tempo parcial. Portanto, geralmente 25 a 50 por cento do seu tempo é gasto em projetos Seis Sigma.
- Essa é a certificação mais procurada em todos os níveis de “Belt” do Lean Six Sigma.
- O Lean Six Sigma segue o ditado, “criatividade antes do dinheiro”. Dessa forma, o Green Belt fornece as ferramentas e técnicas para apoiar a criatividade que as organizações precisam desesperadamente para aumentar o lucro e reduzir custos.
- Trabalhar em um projeto do Green Belt leva a uma exposição valiosa tanto para as pessoas quanto para os processos dentro da organização, o que aumenta sua compreensão dos negócios e fornece conexões valiosas.
- As ferramentas Lean Seis Sigma sozinhas não sustentam a mudança - é sobre pessoas também. Dessa forma, você aprende a implementar mudanças bem sucedidas, colaborando com as pessoas certas e tratando-as com respeito.
- O currículo de treinamento Six Sigma Green Belt varia de empresa para empresa.
- Uma pessoa boa não consegue trabalhar bem com um processo ruim. E o Green Belt se concentra em consertar o processo, sem culpar as pessoas que trabalham no processo.
- Se você não usar suas novas habilidades dentro de 40 dias, é provável que você as esqueça - use ou perca!
- Você não precisa de um projeto Green Belt para aplicar as ferramentas e conceitos.
- Treinamento Lean Seis Sigma Green Belt é reconhecido por organizações em todo o mundo.
- As ferramentas e técnicas mais básicas são frequentemente as mais poderosas - as melhorias no processo de fabricação não precisam ser complicadas.
- Você pode obter um aumento de produtividade de 15% apenas aplicando a técnica “5S” em qualquer área de trabalho.
- Criar um mapa de processo básico de qualquer processo revela imediatamente pontos problemáticos e oportunidades de melhoria.
- Seja na fabricação ou no serviço; Vendas, Marketing, Finanças ou o back office, virtualmente todas as áreas de todos os setores podem aproveitar e se beneficiar da condução de melhorias no processo Lean Seis Sigma.
- Ser certificado por uma organização externa é geralmente mais reconhecido do que ser certificado internamente.
- Pesquisas mostram que responder às perguntas e respostas dentro do Green Belt e, em seguida, fazer o Exame de Certificação, na verdade, torna você mais inteligente .
- Ter uma Certificação Green Belt distingue você de outros candidatos a emprego em termos de gerenciamento de processos e habilidades para solução de problemas. Além disso, coloca você em uma posição melhor para o avanço, uma vez contratado.
- Embora o conteúdo das ofertas do Green Belt Lean Seis Sigma possa variar, a estrutura segue o mesmo método DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.
- O Green Belt promove uma aliança com um especialista no assunto das Finanças. Dessa forma, este apoio essencial verifica a economia e a redução de custos alcançada por cada projeto.
- As ferramentas de treinamento do Green Belt não são apenas para o local de trabalho - você também pode aplicá-las em sua vida pessoal.
- O treinamento Green Belt aparece cada vez mais nas vagas de emprego à medida que a resolução de problemas cresce como um conjunto de habilidades desejado.
- O treinamento on-line do Green Belt permite intervalos individuais entre os tópicos e, de acordo com o recente livro How We Learn, isso resulta em aprendizado aprimorado.
- Os Green Belts não precisam necessariamente saber como usar todas as ferramentas do kit de ferramentas Lean Seis Sigma.
- Green Belts são capazes de criar um histograma e gráfico de pareto, além é claro, de saber a diferença entre os dois.
- Os conceitos e ferramentas de treinamento fornecem a base para as atividades colaborativas da equipe e isso leva ao envolvimento essencial. Portanto, significa que você não precisa fazer todo o trabalho sozinho.
- Conduzir um projeto de Green Belt com uma equipe multifuncional permite que você pratique suas habilidades de facilitação, que são altamente valiosas e exigidas da maioria dos líderes.
- Ao fazer o Green Belt e conduzir um projeto, é uma boa ideia conectar-se com outras pessoas que estão fazendo a mesma coisa - mesmo que elas não estejam na sua linha de negócios, elas podem ser placas de som e oferecer exemplos de novas ferramentas e conceitos.
- As melhores reuniões de equipe para os Green Belts e suas equipes são reuniões regulares de equipe. Dessa forma, se você sabe que vai se reunir toda terça às 10h, é uma oportunidade de colaboração e um prazo automático para entregas.
- Devem ter um plano de comunicação sólido que é revisto em cada reunião para garantir a informação certa sobre o projeto na caixa de e-mail das partes interessadas.
- O Green Belt vem com modelos fáceis de usar que facilitam a documentação essencial do projeto. Dessa forma, isso facilita a atualização do Project Champion!
- Treinamento Lean Six Sigma Green Belt pode ajudá-lo a economizar dinheiro em casa. Portanto, use-o para reduzir a conta de eletricidade, reduzir o desperdício de alimentos e reduzir compras e contas desnecessárias.
- Adicionar o projeto Green Belt as suas atribuições e tarefas do dia-a-dia irão aumentar o seu trabalho. Mas lembre-se: a produtividade e os benefícios que você ganhará com seu projeto, tornarão a sua vida muito mais fácil.
- Os requisitos de certificação variam de empresa para empresa. Requisitos típicos incluem: conclusão do treinamento, aprovação de um teste escrito ou on-line e conclusão de um projeto.
- Lean não é sobre eliminar pessoas, é sobre a eliminação de resíduos. As pessoas não são um desperdício, mas muitas vezes perdem tempo em atividades que não agregam valor ao cliente.
Neste vídeo, Murilo Ferreira - diretor de Educação na FM2S, destaca quais são os três principais pontos que um Green Belt tem que saber: