ISO na educação: um estudo de caso
ISO na educação

19 de janeiro de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

ISO na educação: um estudo de caso

Neste post, trouxemos uma aplicação da ISO na da educação, mas antes de iniciarmos esta abordagem, recomendamos a leitura do seguinte conteúdo:

A ISO 9001 é uma norma internacional que especifica os requisitos para um sistema de gerenciamento da qualidade (SGQ). As organizações usam esse padrão para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendem aos requisitos regulatórios e do cliente.

A palavra padronização por si só, já remete automaticamente à metodologias de execução e excelência em operação como WCM(World Class Manufacturing), Lean Manufacturing, Seis Sigma e dentre outras. Estas e muitas outras metodologias estão disponíveis em nossa plataforma EAD. Aproveite para conferir.

O que é a ISO 9001?

A International Organization for Standards (ISO) 9001 é um padrão de sistemas de gerenciamento de qualidade que visa melhorar a eficiência dos negócios, garantindo que os clientes recebam produtos ou serviços de acordo com um padrão consistente. É genérico e por isso pode ser aplicado a qualquer organização, de qualquer tamanho ou tipo. Introduzida pela primeira vez em 1987, a ISO 9001, como todos os padrões ISO, está sujeita a revisões regulares para refletir as mudanças na tecnologia e no comércio global.

Porque Implementar o SGQ ISO na educação universitária?

Existem várias razões nas universidades que exigem a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO na educação. Essa implementação se faz necessária para aumentar a conscientização de seus funcionários com relação aos procedimentos, documentação dos mesmos em formato adequado de acordo com diferentes funções em vários níveis, além de promover a padronização em todos departamentos e satisfação dos envolvidos.

O sistema de qualidade da educação foi baseado na regra de confiança e compreensão. Na era do rápido desenvolvimento do ensino superior, as necessidades obrigatórias criam sistemas formalizados que asseguram o cumprimento dos padrões acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão.

Qualidade na educação universitária

A implantação de um sistema da ISO na educação permite que os alunos aprimorem suas habilidades e competências através do conhecimento. Os alunos, alunos e professores precisam ser tratados de forma diferente conhecendo suas respectivas necessidades relativas ao SGQ. A qualidade da educação depende de múltiplos fatores e elementos.

Pode-se inicialmente aceitar que a qualidade de uma universidade é o grau que atende aos crescentes requisitos do entorno (desde estrutura, até o próprio conhecimento em si) e ajuda no desenvolvimento dos alunos, cuidando simultaneamente do desenvolvimento pessoal sólido, didático e científico.

A qualidade da educação pode ser medida através de dois fatores, que são os resultados e o processo educacional em si. É necessária uma visão ampla para desenvolver serviços educacionais de qualidade. Essa qualidade pode ser visualizada através de muitos componentes que contribuem amplamente para o sucesso dos objetivos educacionais.

Fatores críticos da ISO na educação

Deve-se levar em consideração: a qualidade potencial material e imaterial, a qualidade dos processos e a qualidade dos resultados. Atualmente, a educação de qualidade é um fator crítico para universidades famosas e desenvolve uma visão totalmente diferente da administração da universidade:

  • As instituições precisam elaborar políticas e procedimentos para garantir a qualidade e os padrões. Elas devem comprometem-se com o desenvolvimento e progresso da cultura, que enfatiza a importância do sistema de qualidade para o qual as instituições devem elaborar e implementar uma estratégia de melhoria. A estratégia e as políticas devem ter um status formal e precisam estar disponíveis ao público.
  • As instituições devem ter uma política formal para aprovação, revisão periódica e monitoramento de seus programas e prêmios.
  • Os estudantes devem ser avaliados usando critérios, regulamentos e procedimentos publicados que são aplicados consistentemente.
  • As instituições devem desenvolver várias maneiras de garantir que o pessoal envolvido no ensino seja qualificado e competente.
  • Também devem garantir que os recursos disponíveis para o aprendizado e desenvolvimento do aluno sejam adequados e apropriado para cada programa oferecido.

Metodologia de Análise

Através dos padrões de qualidade ISO 9001, foi preparado um questionário de auditoria, e o escopo deste abrange os seguintes departamentos:

  • Laboratórios de Engenharia;
  • Administração da Universidade;
  • Departamento de Engenharia.

Outros métodos foram utilizados para avaliar a qualidade dos serviços universitários e ensino, como entrevistas pessoais e uma lista de verificação e análise de lacunas.

Essa lista envolveu avaliação de diversos setores com suas respectivas subdivisões que envolvem a ISO na educação: a responsabilidade da administração, a gestão de recursos, a compra do produto/serviço e os mecanismos de medida, análise e melhoria.

Para procedimentos de melhoria contínua de processos, recomendamos o nosso curso de gestão de processos. Este e muitos outros cursos estão disponíveis em nossa Plataforma EAD.

Resultados

Através da análise, verificou-se que atualmente a universidade se encontra na fase inicial de um SGQ ISO 9001, ou seja, necessita de melhoria no estágio em que se encontra.

Podemos assumir que levará um ano e meio para a implementação da ISO 9001 padrão no instituto se eles começarem a trabalhar a partir de hoje. Conforme discutido no questionário e através das principais entrevistas pessoais de gerenciamento, concentrando-se na documentação de processos e num sistema de gerenciamento adequado, o SGQ poderia ser garantido.

Foi destacado no questionário que, o formulário de feedback do aluno é um dos requisitos da norma ISO na educação e isso melhorará a satisfação do aluno. É altamente recomendável que a administração universitária realizar pesquisas de feedback e satisfação dos alunos conforme intervalos definidos na universidade.

A implantação recebe uma qualificação como já dito anteriormente. Para este caso a qualificação recebida indica a necessidade de melhoria. Isso quer dizer que a administração da universidade deve tomar algumas medidas urgentes que já foram discutidas na lista de verificação da análise de lacunas e na auditoria.

Conclusão

As visitas para manutenção da ISO na educação acontecem a cada semestre. Se um procedimento estiver em desacordo com o estabelecido, os auditores dão um sinal de alerta - ou, dependendo da gravidade do problema, até retirarem a certificação. Tudo o que foi definido anteriormente será cobrado: se a própria instituição decidiu que haveria reuniões semanais entre diretor e coordenador com registro em ata, por exemplo, isso será verificado.

Para evitar falhas nos processos, é possível criar uma espécie de avaliação interna, com os funcionários de uma área acompanhando sempre os procedimentos de outra: o atendente de secretaria, por exemplo, pode ficar encarregado de verificar se as merendeiras estão cumprindo os combinados para manter a segurança alimentar e o diretor avaliar se o diário de classe dos docentes está de acordo com os planejamentos feitos por período.

Aos que se interessam pelo sistema ISO e outros sistemas de gestão da qualidade recomendamos fortemente a nossa certificação Lean Seis Sigma. Esta e outras certificações estão em nossa plataforma EAD. Não fique de fora e confira!

Você pode começar acessando o nosso curso White Belt Gratuito.

 

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos

Blogs relacionados