No lançamento Gestão de Equipes: estruturação, novo curso exclusivo para assinantes da FM2S, esteja preparado para se tornar uma referência na estruturação de equipes. Você já se perguntou qual a importância da gestão de equipes ao estruturar o seu time de trabalho? Sem dúvidas, ao atuar em uma empresa, diferentes profissionais, com perfis muito distintos são contratados. Afinal, é necessário interdisciplinaridade para alcançar um mesmo objetivo, assim, formando grupos de trabalho. Mas para alcançar melhores resultados, há a necessidade de estruturar equipes. O processo de formação de equipe ocorre para que, juntas, possam atingir um mesmo objetivo com qualidade. Por definição, podemos dizer, então, que uma equipe é um grupo de pessoas que trabalham juntas para atingir um propósito comum.
Qual a importância da gestão de equipes para estruturação do meu time?
Ao utilizar a gestão de equipes para estruturar uma equipe de trabalho é possível explorar as competências individuais do time, sobretudo melhorando as entregas, aumentando a produtividade coletiva e atingindo metas. Diferenciar um grupo de uma equipe é fundamental no processo de estruturação. Em especial porque, para que a equipe funcione corretamente, a comunicação precisa ser assertiva e os papéis e responsabilidades de cada colaborador devem estar bem definidos.
Lançamento Gestão de equipes: estruturação
Por ser uma importante ferramenta de gestão, a estruturação de equipes se mostra como um diferencial competitivo no mercado. Especialmente para profissionais que buscam se destacar em cargos de liderança. Por isso, a FM2S Educação e Consultoria está realizando o lançamento do curso Gestão de Equipes: estruturação. O curso, exclusivo para assinantes da FM2S, traz uma abordagem panorâmica sobre as diferenças entre um grupo e uma equipe. Assim, capacita o aluno para transformar um grupo de trabalho em uma equipe de sucesso. No curso o estudante irá aprender a como gerenciar uma equipe, a fim de reconhecer as competências dos colaboradores. Isso é importante para formar times de acordo com o perfil mais adequado para o objetivo de cada projeto ou tarefa. A iniciativa tem como objetivo possibilitar uma visão sistêmica. De fato tornando o cursista apto a criar equipes adaptáveis, flexíveis, versáteis e que se adequam ao tipo de entrega que a organização precisa.
O que mais preciso saber?
Professora Thais Silva, formada pela PUC São Paulo, com MBA em Gestão de Negócios pela Insper e em Leadership Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching, que ministrou a capacitação, explica que:
“O objetivo desse curso é ensinar ao aluno a estruturar efetivamente uma equipe. Durante as aulas, ele irá aprender o passo a passo de como definir os objetivos do time, identificando quais são os valores das pessoas com quem está trabalhando. De tal forma que estará preparado para delegar qual a melhor forma dos colaboradores trabalharem juntos, estabelecendo quais são os papéis dentro do processo e como todos irão trabalhar em conjunto. O curso aborda essas etapas que são fundamentais para estruturar uma equipe e definir os métodos de acompanhamento dos resultados, para que seja possível garantir a produtividade.”
Autônomo, estudante, funcionário de uma empresa consolidada ou emergente, trainee, estagiário e outros, essa pode ser uma oportunidade de investir no aperfeiçoamento profissional.