Lean Six Sigma: a ferramenta ideal para fortalecer seu negócio
Blog

31 de janeiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Lean Six Sigma: a ferramenta ideal para fortalecer seu negócio

Como o Six Sigma pode ajudar no sucesso do negócio?

  • Há quanto tempo você está tentando encontrar uma maneira de melhorar os processos que você usa para operar sua empresa ou organização?
  • Há quanto tempo você está tentando eliminar o trabalho sem valor agregado, o que desperdiça tempo e produtividade?
  • Quantas vezes você "corrigiu" um problema ou processo apenas para voltar atrás e precisar "consertá-lo" novamente?
  • Com que frequência seus funcionários terminam o dia de trabalho sabendo que passaram muito tempo corrigindo erros ou refazendo o trabalho?

Às vezes, é difícil dar um passo atrás e resolver sistematicamente um problema ou compreender a causa raiz de um processo ineficiente, mas muitas vezes isso é exatamente o que é necessário para alcançar uma melhoria consistente dos processos.

Como tornar o Lean Seis Sigma mais fácil?

A resposta para nós - e provavelmente para você também - é uma metodologia que usa um esforço da equipe colaborativa para remover sistematicamente os desperdícios e defeitos, chamado Lean Seis Sigma. Esta metodologia pode oferecer melhorias significativas e simultaneamente mudar a cultura para se tornar mais analítica. É uma abordagem para a resolução de problemas que é consistente e orientada por dados.

Quando aplicado corretamente, pode ajudá-lo a fazer qualquer coisa, economizando tempo no trabalho manual para eliminar inventário desnecessário, melhorando a qualidade da vida profissional dos seus funcionários e criando uma vantagem competitiva no mercado. Um dos principais objetivos do Lean Seis Sigma é reduzir a variação do processo, o que leva a um melhor atendimento ao cliente. Consistentemente, atender ou exceder as expectativas dos seus clientes é a maneira mais segura de manter seu cliente. Nos últimos dois anos, desde a implementação do Lean 6σ, a retenção de nossos clientes melhorou dramaticamente.

Como conhecemos o Lean Six Sigma?

Antes de conhecer a metodologia, costumávamos confiar em informações anedóticas e tentativas e erros para fazer mudanças. Acreditamos que a tentativa e erro significa principalmente "erro". Muitas vezes, usavámos informações com base em um sentimento ou observações que fizemos ao longo do tempo. Isso teve o efeito de colocar muito peso em sintomas periféricos ... muitas vezes resolvemos o problema errado.

No entanto, o Lean Seis Sigma requer que você esmiúce sistematicamente um problema em suas partes componentes, começando com um exercício para mapear e documentar os processos críticos que operam sua empresa. Atividades como escrever uma "declaração de problema" completa e adequada começam a focar o grupo na coleta de dados e no desenvolvimento de uma compreensão da causa "raiz" do problema, em vez dos seus sintomas. Existe uma expressão "analisar lentamente e agir  rapidamente"; o Lean Seis Sigma é assim.

O que é o Lean Seis Sigma?

Lean Seis Sigma foi implementado pela primeira vez na GE no início da década de 1990, devido à sua maneira sistemática de eliminar o desperdício e melhorar o desempenho geral. Baseia-se na combinação de filosofia de fabricação enxuta. Também é a aplicação de princípios desenvolvidos pelos pioneiros de qualidade e melhoria contínua: W. Edwards Deming, Joseph Juran, Philip Crosby e Kaoru Ishikawa. Na prática, o Lean Seis Sigma está focado na otimização de processos, redução de variação, redução de tempo de ciclo e remoção de trabalho sem valor agregado. Em última análise, você pode olhar qualquer processo considerando dois elementos críticos:

  1. Eficácia: quão bem atendemos ou excedemos as expectativas dos nossos clientes?
  2. Eficiência: como usamos nossos recursos para fazer isso?

Isso significa muitas coisas no negócio. Quando se começa a implementar o Lean Seis Sigma, deve-se fazê-lo em ondas, apresentando a metodologia lentamente para grupos e equipes em todas as áreas da empresa. Utiliza-se geralmente, uma empresa de consultoria especializada, como a FM2S.

Inicialmente, passa-se pelo componente estratégico da Lean Seis Sigma, que defende o gerenciamento de processos. O primeiro passo foi desenvolver um mapa de processo de alto nível da empresa. Mapeia-se os processos principais e subprocessos.

Uma das primeiras realizações de abertura de olho foi que muitas das atividades no nível do subprocesso são basicamente "retrabalho". Alguns avanços importantes ficam aparentes desde o início. Por exemplo, consegue-se liberar muito em gastos desperdiçados, trabalhando com fornecedores em melhores prazos, que levam a um relatório abrangente de relatórios de fornecedores.

Depois, trabalha-se ao lado dos fornecedores para melhorar a entrega no prazo, reduzindo o número de pedidos atrasados ​e melhorando a taxa de preenchimento de pedidos. Por meio de outro exercício, é possível reduzir o tempo necessário para recrutar um novo representante de vendas pela metade e, em outro, é possível reduzir o tempo necessário para obter uma cotação de entrega para um cliente para um produto que atualmente não está no Catálogo.

Como o Lean Seis Sigma avança na sua implementação na empresa?

Conforme o Lean Seis Sigma se torna mais abrangente, além das equipes de projeto inicial, grupos de pessoas da TI, que por exemplo trabalhavam com a sala de correspondência, começa a identificar um enorme desperdício de papel na hora de imprimir a nota fiscal para envio ao cliente.

Pequenos ajustes sobre como economizar páginas, vão gerar muito dinheiro por ano em custos de papel e correspondência. Seguindo o sucesso da primeira onda, inicia-se uma tendência interessante. Empregados em toda a empresa estavam começam a querer participar das próximas seções do treinamento Lean Seis Sigma.

Um dos benefícios secundários do treinamento e do trabalho de processo multifuncional permite que funcionários interajam uns com os outros de uma maneira que nunca puderam antes, e os resultados os capacitam para melhorar seus processos de trabalho. A empresa deve se certificar de incluir funcionários de todas as áreas da empresa, incluindo vendas no campo e os centros de distribuição, com a esperança de que eles também implementarão sua nova educação em cada departamento, compartilhando seus treinamentos uns com os outros. Deve-se criar um entendimento multifuncional e holístico em todos os colegas de equipe, uma vez que um contador e um representante de vendas provavelmente têm ideias diferentes sobre resolução de problemas.

Qual o resultado de um projeto Lean Seis Sigma?

O resultado esperado é notável, pois reduzir-se-á o desperdício em todas as frentes do negócio. No momento de encerramento da segunda onda de implementação, a empresa já começará a pensar no próximo passo. O objetivo é desenvolver uma cultura baseada na excelência operacional, melhoria sistemática dos processos e uma força de trabalho envolvida e comprometida.

Ao final do ano, a maioria dos funcionários estarão treinados na metodologia. A metodologia Lean Seis Sigma combinada com uma força de trabalho capacitada está levando a um melhor atendimento do cliente. Em seu núcleo, Lean Seis Sigma é um compromisso com o gerenciamento contínuo de processos, a melhoria sistemática de processos e a mudança de cultura. Ele precisa começar no topo da empresa. Líderes seniores devem liderar pelo exemplo. Os benefícios a curto e longo prazos garantem o tempo e a energia necessários para adotar essa metodologia.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.