Quer se tornar um líder estratégico? Veja como!
Liderança

23 de fevereiro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Quer se tornar um líder estratégico? Veja como!

Como se tornar um líder estratégico?

Em nossas consultorias, muitas vezes ouvimos sobre líderes emergentes aconselhados a "serem mais estratégicos" para promover suas carreiras. Embora certamente bem-intencionado, esse conselho é, na melhor das hipóteses, ambíguo e na pior das hipóteses inútil: não só não está claro o que "ser mais estratégico" significa, também não está claro como colocar a orientação em prática.

A maioria dos líderes entende que uma estratégia visa trazer uma organização para uma posição nova e mais vantajosa em seu mercado. Portanto, pode ser que ser estratégico é gerar uma ideia brilhante que o leve até lá. Qual é o novo produto, inovação, ruptura, modelo de negócios ou parceria que pode levar a um futuro radicalmente melhor? Se eu puder realizar isso, serei um líder mais estratégico!

Ou, como frequentemente, eles acham que ser estratégico é ter uma lista de metas. Mas enquanto uma estratégia tem objetivos, a estratégia em si não é o objetivo. A estratégia é um plano cuidadosamente projetado para atingir os objetivos. Muitos executivos confundem os dois. "Nossa estratégia é se tornar o jogador dominante no mercado de energia solar a oeste das Montanhas Rochosas" é basicamente uma declaração sem sentido.

Mas uma grande ideia que aprendemos é que se tornar um líder mais estratégico não é tanto sobre o que você pensa, mas sobre como você pensa.

Mas, isso faz sentido?

Em outras palavras, um líder estratégico não está no negócio de geração de ideias brilhantes, embora novos processos, produtos ou inovações possam ocasionalmente resultar. Em vez disso, um líder estratégico está no negócio pensamento-certo-certo: uma mentalidade disciplinada que lhe permite escapar dos exercícios diários de “apagar incêndios” e ser capaz de recuar e enxergar o quadro maior.

A maioria dos executivos, em certa medida, construiu suas carreiras em especialização operacional e domínio de detalhes táticos, e muitas vezes supõem que os princípios do pensamento estratégico são relativamente diretos. Eles sabem que a liderança estratégica é mais a longo prazo do que a curto prazo; que é mais sobre o quadro geral do que o horizonte imediato; e que requer uma perspectiva ampla, em vez de um foco estreito.

Mas enquanto os contornos básicos estão lá, pensar estrategicamente ainda pode atingir muitos líderes emergentes. A linguagem dos líderes estratégicos pode parecer confusa para os executivos operacionais. Líderes estratégicos falam de posicionamento, de condições ambientais, de forças de competição, de riscos desconhecidos e oportunidades ainda a serem discernidas. Às vezes pode ser o suficiente para enlouquecer uma mente de engenharia ou científica! Contudo é necessário lembrar que: a liderança estratégica é mais um exercício do lado direito do cérebro (criativo e intuitivo) do que um exercício do lado esquerdo do cérebro (analítico, preciso).

Então, como alguém pode se desenvolver como um líder estratégico?

Treinar líderes para desenvolver seus músculos de pensamento estratégico para que possam ascender a um nível mais elevado de liderança institucional é melhor auxiliado por um processo de pensamento disciplinado, em vez de um resultado particular.

Para melhorar a capacidade de pensamento estratégico, é necessário encorajar os líderes a começar com seu ambiente externo - ou seja, o mundo em que eles e suas organizações existem. Que dinâmicas estão modelando esse ambiente? Como isso mudou com o tempo ... e por quê? O que os outros jogadores estão fazendo e por quais motivos? Quem mora próximo, mas não nesse espaço, e como suas atividades podem moldá-lo e influenciá-lo? Sabendo que a mudança ou ruptura, muitas vezes dolorosa, está fadada a vir, de que ponto pode ser esperado? Questões como essas ajudam um líder estratégico a desenvolver um conjunto de insights e hipóteses sobre a paisagem em que estão tentando sobreviver e prosperar.

O autoconhecimento é importante?

É necessário que os líderes se voltem para a organização e para si mesmos. Podemos mencionar a pergunta de Simon Sinek, "Comece com o Porquê" - qual é o objetivo central da organização e de seu trabalho, acima e além do que ela faz -, mas acrescentamos a importante questão de liderança "Por que estamos aqui?" Ou seja, quais são nossos valores e cultura? O que impulsiona como fazemos o que fazemos?

Ao pensar sobre o que e como os líderes são encorajados a serem disciplinados em discernir e identificar as verdadeiras competências centrais ou fontes de vantagem que serão difíceis de serem imitadas pelos outros. No final das contas, a maioria das organizações tem um gene dominante em seu DNA do que realmente as impulsiona, tarefas nas quais elas são realmente boas, com o que realmente se importam. Esses são seus diferenciais estratégicos; poucas organizações são excelentes em mais de uma ou duas coisas.

Somente depois de considerar seriamente essas questões internas é que um líder estratégico preparado para avaliar efetivamente onde há uma lacuna ou necessidade no mercado que sua empresa pode ser capaz de preencher com uma nova iniciativa, modelo de negócio, produto, empreendimento ou inovação. Essa é uma realização importante, já que muitas empresas tentam agir "estrategicamente" simplesmente procurando oportunidades externas, em vez de avaliar primeiro o que podem fazer e fornecer de maneira exclusiva. Essas empresas raramente crescem e obtêm sucesso porque seu modelo de negócios não é autêntico.

E, temos exemplos?

Podemos citar os grandes serviços de streaming de filmes que existem, eles não apenas decidiram criar (ou contratar a criação de) conteúdo original porque era fácil ou divertido. Uma longa série de tendências em seu ambiente moldou a decisão - mais criticamente o aumento do custo de licenciamento de conteúdo dos estúdios existentes e a mudança dos hábitos de visualização dos assinantes.

No entanto, essas mudanças apenas criaram uma possível oportunidade de mercado para essas empresas. Eles ainda tinham que fazer a busca interna para ver se não era apenas uma boa oportunidade para alguém, mas sim uma boa oportunidade para eles. E se eles estivessem preparados para fazer as mudanças em si mesmos necessários para assumir uma nova iniciativa que seria diferente e talvez até incongruente com a empresa que eles eram no passado. Às vezes, se uma coisa muda na estratégia, todo o empreendimento deve mudar também: pessoas, habilidades, processos, sistemas, estrutura organizacional e até cultura.

Esse processo: compreensão externa, consciência interna e uma avaliação da congruência de possíveis novos movimentos é apenas uma maneira de pensar estrategicamente. Mas, seguindo um processo disciplinado como o que descrevemos, começará a moldar a mente de um líder estratégico.

Criar uma estratégia não é uma atividade, é uma mentalidade e uma maneira de pensar, e uma que você deveria estar testando e aprimorando o tempo todo, não meramente durante os ciclos de planejamento.

E, por fim...

Como a última dica para os líderes empreenderem essa jornada para pensar e agir de maneira mais estratégica, muitas vezes sugerimos refletir sobre as ferramentas de gerenciamento que eles implantam em suas vidas de liderança. Algumas ferramentas se prestam ao pensamento estratégico, outras não. Quem pode viver sem sua lista de tarefas, por exemplo? Mas a confiança nas listas naturalmente puxa a mente do líder para o curto prazo, o imediato e o urgente.

A capacidade de pensar e liderar estrategicamente é quase uma condição sine qua non de colocá-lo nos altos escalões de uma profissão ou organização - e a pesquisa mostrou que a capacidade estratégica é um talento inato para apenas uma minúscula maioria de executivos. As notícias desafiadoras para os líderes emergentes é que esse conjunto de habilidades é confuso e mal definido - um "julgamento", se é que houve um. A boa notícia é que, como qualquer hábito ou habilidade, pode ser construída com foco, disciplina e prática.

Você deve treinar para ser um líder estratégico e, se quiser crescer como executivo, precisa desenvolver sua capacidade de liderar e pensar estrategicamente.

Os melhores estrategistas não estão no jogo de idéias - eles estão no jogo do processo de pensamento - e os processos de pensamento são o que ocasionalmente levam a uma boa ideia.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos