Liderança: Sonho Grande Motiva
Blog

22 de julho de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Liderança: Sonho Grande Motiva

Como a motivação ajuda no Sonho Grande?


Pessoal, hoje eu gostaria de falar sobre motivação. O que te motiva? Salário? Reconhecimento? Aprendizado? O que mais me motiva é ter um sonho grande. Sim, eu sei que isto parece bla-bla-bla coorporativo, mas ter um sonho grande é a causa-raiz de minha motivação. Sonhar grande é o que me faz trabalhar duro, mas feliz. Dito isto, como a alcançar o sonho grande blindar-se das frustrações ocasionadas pelos percalços do caminho? Aí começam os desafios...


O primeiro desafio para colocar o sonho em prática é convencer pessoas ótimas a sonharem contigo. Para isto você tem que atrair uma galera excepcional, que te complemente e que sonhe junto com você. Sonhar sozinho é devaneio. É o que pregamos em nosso Green Belt e Black Belt.



Como manter-se motivado na busca do Sonho Grande?



  1. Defina um objetivo e visualize-o até o detalhe mais minucioso. Veja, sinta, ouça os sons que acompanham o resultado final (vento correndo pelos cabelos, aplausos). Os atletas de Elite visualizam seu desempenho antes do tempo - até o cheiro do suor escorrendo pelo rosto quando cruzam a linha de chegada.

  2. Faça uma lista das razões pelas quais deseja alcançar o objetivo. Em nosso mundo ocupado e distrativo, é fácil sair do curso. É por isso que você precisa se fundamentar no seu objetivo. Para "seguro de sucesso extra", escreva sua. Estudos mostram que, quando escrevemos à mão e conectamos as letras manualmente, envolvemos o cérebro mais ativamente no processo. Como a digitação é uma função automática que envolve apenas a seleção de letras, há menos conexão mental.

  3. Quebre o objetivo em pedaços menores e defina metas intermediárias - e recompensa. Tony Robbins, sem dúvida o principal palestrante motivacional e treinador de desenvolvimento pessoal, diz: "Uma grande fonte de estresse em nossas vidas vem do sentimento de que temos um número impossível de coisas para fazer. Se você assumir um projeto e tentar fazer tudo de uma vez, você ficará sobrecarregado ".


Trabalhe em pedaços. Comece pelos menores passos realistas e faça um por um. A neurociência nos diz que cada pequeno sucesso desencadeia o centro de recompensas do cérebro, liberando dopamina com boa sensação. Isso ajuda a aumentar nossa concentração e nos inspira a dar outro passo semelhante. Experimente isso com sua vida pessoal, quer se trate de organizar seus papéis e contas ou se encontrar para encontrar um novo emprego.


  1. Tenha uma estratégia, mas esteja preparado para mudar de curso. Deixe Thomas Edison inspirá-lo neste departamento: "Eu não falhei. Acabei de encontrar 10 mil formas que não funcionem. "" Nossa maior fraqueza é a desistência "." A maneira mais certa de ter sucesso é sempre tentar apenas mais uma vez ".

  2. Obter ajuda que você precisa. Compartilhe, mesmo que você possa teoricamente realizar seu objetivo sozinho, há um valor inerente ao compartilhar seu plano. É por isso que as pessoas se casam diante de testemunhas. Anunciar suas intenções envia uma mensagem forte para o mundo e, mais importante, para sua mente inconsciente, que às vezes pode sabotar nossos melhores esforços. Além disso, muitas vezes superestimamos nossas habilidades. O outro lado é ser altamente seletivo sobre com quem você conta e pede ajuda. É semelhante à regra do construtor obter sempre "a ferramenta certa para o trabalho certo".

  3. Pre-determine como você vai lidar com a motivação de sinalização. Este não é um pensamento derrotista. Pelo contrário! É (quase) inevitável que, em algum momento do caminho, seja por causa de contratempos temporários ou exaustão, você precisará de um pequeno impulso. Quando isso acontece, penso no que outros sofreram para alcançar seus alvos e para anular até o início de uma festa de piedade, invoco os modelos de resistência mais difíceis que eu consigo: amigos lutando contra doenças graves e sobreviventes do Holocausto.


Winston Churchill é particularmente inspirador nesta frente. Depois que Londres sofreu 57 atentados consecutivos pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial (o Blitzkrieg), ele foi convidado a dirigir-se a um grupo de estudantes. Nesse discurso, ele proferiu sua linha imortal "Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca, nunca desista".


  1. Inicie o check-in com as razões para continuar. Apesar de suas falhas demasiado humanas, Steve Jobs incorporou isso brilhantemente. Ele disse uma vez a um entrevistador: "Eu acho que a maioria das pessoas que são capazes de fazer uma contribuição sustentada ao longo do tempo - e não apenas um pico - são internamente conduzidas. Você tem que ser. Porque, no refluxo das opiniões das pessoas e das modas, haverá momentos em que você é criticado e a crítica é muito difícil. E então, quando você é criticado, você aprende a se afastar um pouco e a ouvir seu próprio baterista. E até certo ponto, isso te isola do louvor, se você finalmente obtê-lo, também. O louvor torna-se um pouco menos importante para você e a crítica se torna um pouco menos importante para você, na mesma medida. E você se torna mais conduzido internamente ".


Vale a pena um Sonho Grande?


E como atrair esta galera? Brilho nos olhos. Se não acreditar na sua ideia, você não irá conseguir atrair gente boa para sonhar contigo. Vai por mim. Demorei a aprender que tenho que ser fanático para conseguir fazer isto. Além do fanatismo, tenho deixar o sonho claro e de fácil entendimento. Só assim farei as pessoas embarcarem num projeto maluco, mas que todos nele o adoram.


Método


Lembro-me de quando tive meu sonho grande. Estava no terceiro ano da faculdade e comprei uma revista HSM em que tinha o Prof. Falconi na capa. Quando li sua história e o Discurso do Método de Descartes eu tive a certeza. Meu sonho era ser um consultor do nível dele. O sonho era criar uma empresa de consultoria e treinamento que fosse parceira dos futuros grandes empresários e que tivesse como fundamento um alto nível de conhecimento aplicável. Sonhamos com uma empresa formada por pessoas que se comprometem com o resultado, pois aplicam o melhor conhecimento possível de forma prática e fácil.


Posto isto, há 10 anos começamos. Estruturamos nosso negócio dois anos depois e começamos a nos preparar em paralelo. Graduação, Mestrado, Doutorado, Especializações no Six Sigma e no Modelo de Melhoria, ajuda de gente muito melhor que eu e hoje, os resultados aparecem. Estamos longe ainda, mas nosso sonho é grande o suficiente para nos motivar demais.



Como focar na Longa Estrada?


Todo dia, escrevemos posts com um pouco do conhecimento que adquirimos ao longo desta estrada, já que temos como credo disseminar o aprendizado para o maior número de pessoas. As viagens cansam e o trabalho também, mas todo dia temos este compromisso com nosso sonho. É este compromisso que nos motiva. Sonhe grande pessoal. Para quem sonha com objetivo, método e prazos, as chances de tornar o sonho realidade são grandes. É duro, demora, mas cada vez ele fica mais perto. Hoje, o sonho que era de duas pessoas, já é de dez. Dez pessoas sonhando grande!


Defina seu sonho grande. Exemplifique-o como fizemos lá trás. Fale sobre o sonho para as pessoas que você vê potencial. Convença-os a sonhar junto com você. Depois disto, quebre o sonho grande em pequenos objetivos de curto e médio prazo. Persiga-os. Quando começar se abater, levante a cabeça e lembre que o sonho é assim mesmo. Crie KPIs para medir o sonho. Número de projetos, valor agregado aos clientes, número de pessoas capacitadas, número de downloads do conteúdo disponibilizado, enfim, defina seus KPIs que vão medir o quão longe seu sonho está. Por último, cada vez que você estourar um prazo ou não alcançar um KPI, faça um projeto de melhoria. Rode um PDSA. Este ciclo faz milagres. Boa sorte e grande abraço.


Deming_Método

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.