Linguagem de programação: o que é e quais são as principais?
Hoje, muitos trabalhos de TI exigem um conhecimento sólido das principais linguagens de programação e, sim, queremos dizer mais de uma.
Se seus planos de avançar ou mudar completamente de carreira exigem que você domine uma linguagem de programação, você pode estar se perguntando qual aprender. Afinal, aprender o idioma levará tempo e dinheiro, então você quer fazer a escolha certa.
Ao tomar sua decisão, você deve ter várias considerações em mente, como o nível de dificuldade que está disposto a enfrentar, o conhecimento de linguagem de programação que você já possui que combina com suas habilidades de codificação existentes ou seus motivos para aprender uma das melhores linguagens de programação.
Quer você queira desenvolver um aplicativo móvel, obter certificação para conhecimento de programação ou aprender novas habilidades, você precisa aprender a linguagem de programação certa.
Continue a leitura e entenda sobre as melhores linguagens de programação em demanda entre os empregadores em 2024. Você será informado sobre os detalhes de cada linguagem, sua complexidade e como ela é usada.
O que é uma linguagem de programação?
Uma linguagem de programação é uma maneira de programadores (desenvolvedores) se comunicarem com computadores. Linguagens de programação consistem em um conjunto de regras que permite que valores de string sejam convertidos em várias maneiras de gerar código de máquina ou, no caso de linguagens de programação visual, elementos gráficos.
Em termos gerais, um programa é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem específica (C, C++, Java, Python) para realizar uma tarefa específica.
Desbloqueie a sinergia das linguagens de programação para o bootcamp de segurança cibernética . Mergulhe no domínio do hacking ético e das estratégias de defesa, ao mesmo tempo em que domina as linguagens de programação que impulsionam os cenários digitais.
Principais tipos de linguagens de programação
Linguagens de programação procedural
Um paradigma de programação que utiliza procedimentos ou funções para abreviar e categorizar o código em blocos reutilizáveis é uma linguagem de programação processual. C, Pascal e FORTRAN são as linguagens de programação mais procuradas que suportam este paradigma.
Nesta programação o programa é dividido em funções ou procedimentos. São principalmente subprogramas insulares que executam uma tarefa específica. Esses procedimentos podem ser chamados de outras partes do programa, permitindo programação flexível e reutilização de código. A prioridade é a execução sistemática de um programa. Além disso, enfatiza a série de instruções e influencia os dados armazenados nas variáveis.
Estas são as melhores linguagens de programação para aprender, pois são amplamente utilizadas em áreas como engenharia, jogos e finanças. A programação processual pode ser menos flexível, embora isso não a impeça de ser um dos paradigmas de programação mais significativos ensinados em cursos de ciência da computação de alto nível.
Linguagens de programação funcional
Diferentemente das linguagens procedurais, as linguagens de programação funcional são mais flexíveis. Elas são compostas de uma série de funções. Esse paradigma de programação enfatiza o uso de computações de modelos e transformação de dados. Haskell, Clojure, Lisp e Scala são as linguagens que dão suporte a esse paradigma.
A programação funcional torna os programas mais fáceis de raciocinar e aumenta sua confiabilidade. As funções operam somente em seus argumentos de entrada. Elas são menos populares, mas experimentaram um boom colossal do ponto de vista educacional. Elas são atribuídas a variáveis, passadas como argumentos para outras funções e retornam resultados de outras funções.
A programação funcional é uma programação paralela eficiente. Elas não têm estado mutável. Você pode programar funções e trabalhar paralelamente como instruções. Esses códigos suportam funções aninhadas e consistem em unidades independentes que rodam coerentemente. Portanto, isso é mais eficiente.
Linguagens de programação orientadas a objetos
Em uma linguagem de programação orientada a objetos, os objetos definem os dados e o comportamento dos objetos. Esses objetos normalmente incluem atributos de dados que representam o estado e o método do objeto. Esta linguagem permite aos usuários criar um sistema complexo com objetos interconectados.
Esta linguagem esconde componentes de implementação do mundo exterior através do encapsulamento. Isto torna possível construir grandes sistemas intrincados sem se preocupar com o funcionamento interno dos respectivos objetos. O outro benefício que torna esta linguagem tão procurada é o recurso de herança. Ele cria uma classificação de classes que compartilham recursos comuns e ainda permite personalização.
Algumas linguagens de programação orientadas a objetos populares são Java, Python, C++ e Ruby. Todas essas linguagens são linguagens de programação de ponta, mas compartilham o princípio de serem orientadas a objetos.
Linguagens de script
Simples de aprender com sintaxe fácil e tipagem dinâmica, a linguagem de script é o tipo de linguagem que é interpretada em vez de compilada. Os dois tipos dessa linguagem são linguagens de script do lado do servidor e linguagens de script do lado do cliente. Essas linguagens tornam a comunicação possível com outras linguagens de programação.
- Python - A linguagem de programação mais fácil usada entre desenvolvedores é Python. É uma linguagem de programação orientada a objetos. A linguagem tem uma estrutura de dados de alto nível e bibliotecas integradas, que a tornam fácil de usar e adequada para desenvolvimento rápido de aplicativos. É fácil, decodificada e tem uma linguagem semântica dinâmica.
- Perl – A linguagem é dinâmica com recursos inovadores que a tornam popular e diferente do que está disponível no Linux e Windows Server. Sites com alto tráfego costumam utilizar Perl, inclusive IMDB, pois auxilia nas tarefas de manipulação de texto.
- Bash - Bourne - Novamente, SHell é uma linguagem de script que é o interpretador de comando padrão na maioria dos sistemas operacionais Linux/GNU. Esta linguagem é mais fácil do que a maioria das outras linguagens de programação. Bash torna mais fácil criar documentação de armazenamento de script para outros e fornece scripts reutilizáveis úteis.
Linguagens de programação lógica
Como o nome sugere, trata-se de programação de computadores baseada na lógica formal. Este programa de linguagem de programação consiste em um conjunto de instruções lógicas ou regras que determinam relacionamentos entre objetos. Permite que o sistema extrapole novas informações.
Inteligência artificial e sistemas especialistas comumente usam essa linguagem onde raciocínio e conjuntura são necessários. Essa linguagem permite um programa conciso e expressivo que é mais fácil de raciocinar e manter do que programas que retornam a outros paradigmas.
Resumindo, a programação lógica é uma abordagem segura e flexível para resolver problemas de programação de computadores. É adequado para qualquer tipo de problema. É uma ferramenta valiosa também para algumas aplicações. Uma das linguagens lógicas mais populares é o Prolog, que consiste em um conjunto de fatos e regras para descrever um problema e raciocinar sobre ele.
Programação Imperativa
Na programação imperativa, o programador fornece um conjunto de instruções que o computador segue para manipular o estado do programa e a estrutura de informação dentro dele. Este paradigma descreve os passos que um computador precisa tomar para resolver um programa em vez de definir a função matemática. C, C++, Java e Python são algumas das linguagens de programação imperativas,
O Imperativo é a linguagem de programação mais popular no desenvolvimento de software para programação de sistemas e tarefas de programação de baixo nível, que inclui controle de nível direto sobre recursos de hardware.
Se você se interessou pelo tema, o curso gratuito de "Fundamentos da Ciência de Dados" da FM2S pode oferecer uma base sólida para entender melhor os comportamentos e necessidades dos usuários através da análise de dados. Compreender os padrões de uso e as preferências dos usuários é essencial para criar interfaces eficazes e intuitivas.
Especialmente focado em interpretar e analisar grandes volumes de dados, este curso ensina a maximizar o valor para o cliente e a fortalecer a competitividade no mercado através de uma gestão de dados eficaz e inovadora.
Isso enriquece o conhecimento técnico dos participantes e os prepara para aplicar estas técnicas de forma prática e eficiente em suas organizações, fomentando uma cultura de decisões informadas e baseadas em dados confiáveis.
Outras maneiras de classificar linguagens de programação
Linguagens Front-end vs. Back-end
As linguagens front-end são chamadas de linguagens do lado do cliente, usadas para criar elementos de site virtuais e interativos que os usuários podem ver. As linguagens front-end incluem HTML, CSS e JavaScript.
As linguagens de back-end são conhecidas como linguagens do lado do servidor. Eles criam lógica e funcionalidade nos bastidores do site, como processamento, armazenamento e gerenciamento da conta do usuário e autenticação. Python, Ruby e Java são algumas das linguagens de back-end.
Linguagens de alto nível vs. baixo nível
Linguagens de alto nível são fáceis de ler e escrever, pois são compreensíveis. Os desenvolvedores podem escrever código em um nível mais alto de abstração sem se preocupar com o hardware ou sistema operacional subjacente, pois é próximo das linguagens naturais. Elas têm bibliotecas e estruturas integradas para simplificar tarefas comuns de programação, como gerenciar estruturas de dados ou executar cálculos. Exemplos de linguagens de alto nível são Python, Java ou Ruby.
Por outro lado, as linguagens de nível são muito mais complexas de entender e escrever. O código escrito em linguagens é muito eficiente e manipula diretamente o hardware e a memória do computador. No entanto, o desenvolvedor precisa contar com esforços manuais e compreensão. Linguagem assembly e C são exemplos desse tipo de linguagem.
Linguagens interpretadas vs. linguagens compiladas
O interpretador executa e lê diretamente o código interpretado linha por linha sem compila-lo em código de máquina. Ele pode ser executado imediatamente sem exigir etapas de compilação separadas, como Python, Ruby e JavaScript.
Em contraste, o compilador primeiro traduz as linguagens compiladas em código de máquina. Em seguida, converte o código legível por humanos em uma estrutura que os computadores podem executar. Linguagens como C, C++ e Java se enquadram nessa categoria.
Que linguagem de programação você deve aprender?
Com atualizações rigorosas no mercado de tecnologia, o candidato deve estar atualizado com novos idiomas. Porém, outros fatores desempenham um papel significativo na decisão de quais linguagens de programação aprender.
- Primeiro, é preciso entender seus objetivos e qual carreira você quer seguir depois de aprender a linguagem de programação.
- Em seguida, faça uma pesquisa de mercado completa e restrinja o campo em que deseja entrar.
- Depois disso, você precisa entender a demanda da indústria e o portfólio de empregos da profissão desejada. Aprenda as habilidades e idiomas que são exigidos no campo escolhido.
- Talvez você queira começar com uma das linguagens de programação mais fáceis e gradualmente elevar seu nível de dificuldade. Python e Ruby são ótimas linguagens, para começar.
- Procure material simplesmente disponível onde você possa aprender rapidamente. Junte-se a comunidades e faça networking com pessoas do mais alto nível na área.
- Por fim, continue se reinventando e aprendendo, pois o mercado está em constante mudança.
Quais são as melhores linguagens de programação para aprender em 2024?
Que linguagem de codificação e programação devo aprender? JavaScript e Python, duas das linguagens mais populares na indústria de startups, estão em alta demanda. A maioria das startups usa frameworks de backend baseados em Python, como Django (Python), Flask (Python) e NodeJS (JavaScript). Essas linguagens também são consideradas as melhores linguagens de programação para iniciantes aprenderem.
Abaixo está uma lista das melhores e mais populares linguagens de programação que estarão em demanda em 2024.
1. Javascript
2. Python
3. Go
4. Java
5. Kotlin
6. PHP
7. C#
8. Swift
9. R
10. Ruby
11. C e C++
12. Matlab
13. TypeScript
14. Scala
15. SQL
16. HTML
17. CSS
18. NoSQL
19. Ferrugem
20. Perl
A seguir, descreveremos as principais linguagens de programação:
1. JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível que é uma das principais tecnologias da World Wide Web. É usada como uma linguagem de programação do lado do cliente por 97,8 por cento de todos os sites.
O Javascript foi criado em 1995 e era inicialmente conhecido como LiveScript. No entanto, Java era uma linguagem muito popular naquela época, então era anunciada como uma “irmã mais nova” do Java. Conforme evoluiu ao longo do tempo, o JavaScript se tornou uma linguagem totalmente independente. Hoje em dia, o JavaScript é frequentemente confundido com o Java e, embora haja algumas semelhanças entre elas, as duas linguagens são distintas.
Javascript é a linguagem de programação mais popular do mundo e muito procurada por diversas organizações.
Nível: | Do iniciante ao intermediário |
Habilidades necessárias: | HTML e CSS para definir o conteúdo e layout das páginas da web |
Plataforma: | Multiplataforma (desktop, celular, web) |
Popularidade entre programadores: | A linguagem de programação mais popular do mundo |
Benefícios: |
|
Desvantagens: | Às vezes, pode ser interpretado de forma diferente por navegadores diferentes, o que dificulta a escrita de código entre navegadores. |
Grau de utilização: | Amplamente utilizado; altamente aplicável |
2. Python
Python é uma das linguagens de programação mais populares hoje em dia e é fácil para iniciantes aprenderem por causa de sua legibilidade. É uma linguagem de programação gratuita e de código aberto com módulos de suporte extensivos e desenvolvimento da comunidade, fácil integração com serviços da web, estruturas de dados amigáveis ao usuário e aplicativos de desktop baseados em GUI.
Python é usado para desenvolver pacotes de imagens 2D e animação 3D como Blender, Inkscape e Autodesk. Ele também foi usado para criar videogames populares, incluindo Civilization IV, Vegas Trike e Toontown. Python é usado para aplicativos científicos e computacionais como FreeCAD e Abacus e por sites populares como YouTube, Quora, Pinterest e Instagram.
Nível: | Iniciante – Python permite que um iniciante se torne produtivo rapidamente |
Habilidades necessárias: | Resolução de problemas, pensamento abstrato |
Plataforma: | Web, Área de trabalho |
Popularidade entre programadores: | Tornando-se continuamente mais popular |
Benefícios: |
|
Desvantagens: | Não começa com noções básicas de programação (conhecido por abstrair muitos conceitos básicos importantes) |
Popularidade: | Tornando-se continuamente mais popular tanto no ensino técnico quanto no uso comercial |
Grau de utilização: | Habilidades de codificação amplamente utilizadas; popular tanto na educação técnica quanto no uso comercial |
3. Go
Go foi desenvolvido pelo Google em 2007 para APIs e aplicações web. Go tornou-se recentemente uma das linguagens de programação de crescimento mais rápido devido à sua simplicidade, bem como à sua capacidade de lidar com sistemas multicore e em rede e bases de código massivas.
Go, também conhecido como Golang , foi criado para atender às necessidades de programadores que trabalham em grandes projetos. Ele ganhou popularidade entre muitas grandes empresas de TI graças à sua estrutura simples e moderna e à familiaridade com a sintaxe. As empresas que usam Go como linguagem de programação incluem Google, Uber, Twitch, Dropbox, entre muitas outras. Go também está ganhando popularidade entre os cientistas de dados devido à sua agilidade e desempenho.
Nível: | Do iniciante ao intermediário |
Habilidades necessárias: | É fácil de aprender se você já conhece pelo menos uma outra linguagem de programação; caso contrário, você só precisa de paciência e vontade de aprender. |
Plataforma: | Multiplataforma, principalmente desktop |
Popularidade entre programadores: | Não é tão popular quanto Java ou Python, mas tem aumentado em popularidade |
Benefícios: |
|
Desvantagens: | Sem genéricos (o que significa que você pode acabar escrevendo mais código do que faria em outras linguagens); muito pouco suporte de biblioteca; a comunidade de desenvolvedores Go não é muito robusta ou solidária |
Grau de utilização: | Amplamente utilizado, especialmente para aplicativos do Google (criado no Google) |
4.Java
Java é uma das linguagens de programação mais populares usadas atualmente.
De propriedade da Oracle Corporation, essa linguagem de programação de propósito geral com sua estrutura orientada a objetos se tornou um padrão para aplicativos que podem ser usados independentemente da plataforma (por exemplo, Mac, Windows, Android, iOS, etc.) por causa de seus recursos Write Once, Run Anywhere (WORA).
Como resultado, Java é reconhecido por sua portabilidade entre plataformas, de data centers de mainframe a smartphones. Hoje, há mais de 3 bilhões de dispositivos executando aplicativos criados com Java.
Java é amplamente usado no desenvolvimento de aplicativos e web, bem como em big data. Java também é usado no backend de vários sites populares, incluindo Google, Amazon, Twitter e YouTube. Ele também é amplamente usado em centenas de aplicativos. Novos frameworks Java como Spring, Struts e Hibernate também são muito populares.
Com milhões de desenvolvedores Java no mundo todo, há centenas de maneiras de aprender. Além disso, os programadores têm uma extensa comunidade online e apoiam uns aos outros para resolver problemas.
Nível: | Intermediário |
Habilidades necessárias: | Resolução de problemas, conhecimento da estrutura orientada a objetos |
Plataforma: | Web, Móvel, Desktop |
Popularidade entre programadores: | Um dos mais populares do mundo; alta demanda |
Benefícios: |
|
Desvantagens: | Muito vocabulário novo para aprender; uma linguagem de nível superior |
Grau de utilização: | Amplamente utilizado; altamente aplicável |