4 tipos de Relações no Método de Diagrama de Precedência 
PDM

09 de setembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

4 tipos de Relações no Método de Diagrama de Precedência 

O que é método de diagrama de precedência (PDM)? A princípio, é o método mais comum para desenhar diagramas de rede. Então, naturalmente, haverá alguns relacionamentos e dependências entre as atividades no Método de Diagrama de Precedência.

No terceiro processo do Gerenciamento de Tempo, que é o processo Atividades de Sequência, a saída principal é o Diagrama de Rede. Durante o processo de Sequence Activities, as atividades definidas no processo de definição de atividades são sequenciadas. Porque algumas atividades dependerão de outra. O diagrama de rede ilustra as atividades do projeto com caixas e exibe a inter-relação das atividades. 

Neste artigo, vamos explorar os tipos de relações e dependências no método de diagramação de precedência. Desde já com exemplos da vida real.

Os 4 Tipos de Relações no Método de Diagrama de Precedência

Visto que, para completar o diagrama de rede de um projeto com o método de diagrama de precedência, usamos 4 tipos de relações entre as atividades. Neste caso, essas relações no método de diagramas de precedência são:

  • Concluir-para-Iniciar,
  • Começar-para-começar,
  • Concluir até finalizar,
  • De início a fim.

Método de Diagrama de Precedência

Em seguida vamos examinar cada tipo de dependência no Método de Diagrama de Precedência , um por um:

1º - 1 r tipo de dependência em precedência

O 1 r tipo de dependência em precedência. Método do diagrama de dependência é Término para Iniciar, se abrevia como FS. Esse é o tipo de dependência mais comum, em que se usa entre atividades. Portanto, se uma atividade não iniciada, antes que uma atividade predecessora seja concluída, uma dependência de conclusão a início deve estar entre essas atividades. Por exemplo, em um projeto de construção, você não pode pintar o prédio antes de concluir a construção. Em um projeto de software, você não pode iniciar o teste de uma tela antes de ela ser desenvolvida. Estes são exemplos de dependências de término para início das atividades no Método de Diagrama de Precedência.

2º - 2 nd tipo de dependência em Precedência

O 2 nd tipo de dependência em Precedência. Método de diagramação é a dependência. Começar-para-começar, se abrevia como SS. Esse tipo de dependência mostra que duas atividades serão iniciadas juntas. Por exemplo, em um projeto de construção, a construção do mainframe da construção começará com a aquisição de materiais. Nesse caso, essas atividades serão mostradas como dependentes do início ao início no diagrama de rede.

3º -  Terceiro tipo de dependência

O terceiro tipo de dependência. Método de Diagrama de Precedência  é a dependência. Concluir até finalizar, se abrevia como FF. Onde este tipo de dependência, mostra que duas atividades em um projeto vai se concluir juntas. Por exemplo, um projeto de software, durante os testes, entrará erros em relação ao desenvolver do software . E esses bugs serão corrigidos pelos desenvolvedores de software. Mas depois disso, a equipe de testes deve verificar novamente se o bug está realmente corrigido. Portanto, as atividades de teste e correção de erros, são exemplos para o tipo de dependência de conclusão a final no Método de Diagrama de Precedência.

4º tipo de dependência

O 4º tipo de dependência. Método de Diagrama de Precedência é a dependência. Do início ao fim, e se abrevia como SF. A dependência do início ao fim é um tipo muito raro de dependência em projetos. Nesse tipo de dependência, a Atividade B pode ser concluída somente após o início da Atividade A. Esses tipos de relacionamentos podem ser usados ​​em materiais de cadeia de fornecimento just-in-time, por exemplo. Vamos supor que você está trabalhando em uma empresa de fabricação de automóveis e em sua linha de montagem, você está usando um componente elétrico para os carros que é fornecido por um fornecedor. E digamos que existem 100 componentes no seu armazém. Mas, você tem um limite que, se esse número de componentes ficar abaixo de 20, um novo pedido deve ser feito para o fornecedor do componente eletrônico. Nesse caso, há uma dependência de início ao fim entre o número restante de componentes eletrônicos no warehouse e a colocação de um novo pedido.

O que é o GERT?

É melhor descrever o GERT aqui. GERT é uma modificação para o método de desenho de diagrama de rede permite loops entre atividades. Bem como essa figura mostra um exemplo para o GERT. A atividade B tem uma dependência de conclusão para início da atividade A. Em seguida a atividade B, que dá início somente após a concluir a atividade A. No entanto, à concluir a atividade B, logo a atividade A se reinicia.

Método de Diagrama de Precedência

De antemão, a desenvolver o software de testes como um exemplo para este cenário. Depois que o desenvolvimento de software termina em um projeto, o teste recomeça. E durante os testes, os encontramos os bugs. E esses erros devem ser corrigidos pelos desenvolvedores de software. A correção de erros e o novo teste continuarão até que todos os erros do software terminem. Este é um exemplo para o GERT.

Os 4 tipos de dependências no método de diagrama de precedência

Decerto observamos o tipo de relacionamento, no Método de Diagrama de Precedência. Agora vamos ver as dependências no Método de Diagrama de Precedência. Quais são os 4 tipos de dependências entre as atividades do projeto?

Método de Diagrama de Precedência

Antes de mais nada, vamos examinar cada uma das dependências do Método de Diagrama de Precedência, uma a uma, inclusive, aplicável em gerenciamento de projetos.

1º - O primeiro tipo de dependência

  • O primeiro tipo de dependência. No método de Diagrama de Precedência, é a Dependência Obrigatória. Principalmente conhecida como, lógica rígida. Isto é, a dependência obrigatória é inerente à natureza do trabalho. A considerar um projeto de software, há uma tela deve ser desenvolvida no escopo do projeto. Logo, dessa forma a testar antes que o desenvolvimento termine? Claro que não! Portanto, há uma dependência obrigatória entre o desenvolvimento da tela e o teste da tela nesse caso.

2º - O segundo tipo de dependência

  • O segundo tipo de dependência. No método de Diagrama de Precedência, é Dependência Discricionária. Bem como a lógica preferencial, preferencial ou soft também, de conhecimento. Isto é, determinar a dependência discricionária pela equipe do projeto e poder alterá-la para diminuir o projeto. Por exemplo, John é um membro da equipe no projeto, e ele tem várias atividades. Para concluir o projeto antes, você pode alterar a ordem das atividades de John. Para que elas mantem iguais, mas a ordem muda. Este é um exemplo da dependência discricionária. No Método de Diagrama de Precedência.

Tipos de Dependência

3º - O terceiro tipo de dependência

  • O terceiro tipo de dependência. No método de Diagrama de Precedência, é a dependência externa. Conforme essas Dependências externas vêm de fora do projeto. Por exemplo, para iniciar seu projeto, há outro que deve ser concluído antes. Um exemplo de dependência externa. Ou seja, se houver uma regulamentação governamental, que deve ser concluída para continuar o restante das atividades do projeto. Com base nisso temos um exemplo de dependência externa, no Método de Diagrama de Precedência.

4º - O quarto tipo de dependência

  • Por fim. O quarto tipo de dependência. No método de Diagrama de Precedência  é a dependência interna. Com o propósito de Dependência interna, no método de diagramação de precedência. Onde há um relacionamento de precedência entre as atividades do projeto. Aqui que você está a trabalhar em um projeto de construção. Onde deve realizar as atividades antes, para concluir o projeto. Por exemplo, antes que a equipe de arquitetura concluir o projeto do prédio, o trabalho de construção não pode se iniciar. Que é um exemplo de dependência interna. Ou seja, com várias atividades a atribuir a um membro da equipe do projeto, ele não iniciará um novo antes de concluir o anterior. Embora não tendo uma dependência obrigatória.
Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Blogs relacionados