O poder do hábito: o que o livro nos ensina?
Desenvolver hábitos saudáveis pode ajudar a colocar sua vida em um caminho saudável e produtivo. O poder que eles exercem sobre como nos sentimos e funcionamos é mais importante do que imaginamos. Continue lendo para descobrir mais sobre a opinião de Charles Duhigg sobre o poder dos hábitos.
Em última análise, seus hábitos determinam e moldam vários aspectos de sua vida. Se você deseja levar um estilo de vida mais produtivo, eficiente e saudável, muito disso depende do tipo de hábitos que você desenvolve.
Seja para melhorar a sua aptidão física, construir relações sociais mais fortes, tornar-se mais produtivo na escola ou no trabalho, ou ganhar compostura e aliviar a sua ansiedade, é necessário desenvolver rotinas e hábitos que o possam levar a mudanças positivas. É uma questão de entender como funcionam os hábitos. Porque se você pode mudar seus hábitos, você pode mudar sua vida.
Neste blog, iremos explorar as principais ideias do livro “O poder do hábito” para entender como pequenas mudanças diárias podem levar a grandes transformações e como você pode aplicar esses princípios para melhorar sua qualidade de vida e alcançar seus objetivos.
Se você deseja fazer uma mudança em sua vida, mas tem achado difícil manter essas mudanças por um longo prazo, ou se teve sucesso por alguns dias, mas depois não consegue acompanhar, este livro pode ajudá-lo a entender melhor o poder do hábito.
O autor Charles Duhigg
Formado pela Universidade de Yale e pela Harvard Business School, Charles Duhigg é repórter vencedor do Prêmio Pulitzer e autor de dois dos livros mais vendidos do New York Times, “The Power of Habit” e “Smarter Faster Better”.
De acordo com Charles, hábitos pequenos e diários são preditores incomparáveis de resultados a longo prazo. O que fazemos hoje determina o que alcançaremos amanhã. Isto é verdade para indivíduos e organizações. No entanto, as pessoas muitas vezes ficam à mercê do hábito, presas a rotinas que produzem resultados indesejados.
Ele analisa a composição dos hábitos e explica como podemos aproveitar o poder dos hábitos para fazê-los trabalhar a nosso favor. Ele prova que é realmente possível transformar nossos hábitos para desenvolver hábitos positivos que podem levar a um estilo de vida saudável.
Principais ideias de “O poder do hábito”
Compreendendo o Ciclo do Hábito – Os 3 Elementos de um Hábito
Muitos de nós adotamos um “bom” hábito por alguns dias e depois caímos dos trilhos após alguns dias de sucesso. Duhigg explica que isso acontece quando o desejo pela recompensa de seu antigo hábito se torna tão grande que depois de alguns dias você sucumbe e volta aos velhos padrões.
Ele explica que abordar isso começa com a compreensão do que exatamente constitui um hábito. Ele postula que um hábito é feito de 3 elementos:
- Primeiro, uma deixa ou sinal que desencadeia seu hábito
- Então, uma rotina, que é o conjunto de ações que você executa seguindo essa deixa
- Finalmente, uma recompensa que você experimenta com o gatilho e as ações
Durante a rotina, seu corpo e sua mente realizam uma série de ações quase inconscientes que foram definidas para seguir uma sugestão específica. A rotina é composta de escolhas que fazemos deliberadamente e deixamos de pensar ativamente, mas continuamos fazendo automaticamente.
Por exemplo, você pode preparar um café automaticamente ao ouvir o alarme e acordar de manhã sentindo-se um pouco tonto. E a recompensa, sentir-se um pouco mais revigorado e pronto para continuar o dia com a cafeína no organismo. Depois de experimentar a recompensa, sua atividade cerebral aumenta novamente e isso reforça a ligação entre a deixa, a rotina e a recompensa.
Essa análise pode nos ajudar a realmente identificar o quanto nosso dia é composto de hábitos verdadeiros e nos permitir chegar mais perto de aproveitar o profundo poder do hábito.
A regra de ouro da mudança de hábito
Abandonar um mau hábito é difícil por causa do desejo que você sente pela recompensa no final do ciclo do hábito, conforme mencionado acima. Para vencer o mau hábito, Duhigg postula que você precisa primeiro identificar cada elemento do ciclo do hábito e depois adaptá-lo.
Ele explica que isso pode ser feito mudando a rotina, em vez da deixa ou da recompensa. Se você mudar a rotina, a série de ações que vêm depois de um gatilho, você muda essencialmente o que contribui para a recompensa. E essa pequena mudança no ciclo de hábitos pode levar a uma mudança drástica em seu estilo de vida. Se possível, isso também pode levar você a nutrir um desejo novo e mais saudável.
Mudança é assustadora
Mudança é a única constante. Mas é assustador.
Frequentemente, muitas mudanças são enfrentadas e podem ser encaradas com ceticismo por causa da dúvida que se segue. Mas não precisamos mudar tudo. Duhigg sugere que identificar hábitos fundamentais e focar em uma ou duas coisas como prioridades pode gerenciar isso e levar ao sucesso.
Adotar e mudar hábitos fundamentais, prioridades que podem torná-lo bem-sucedido, funcionarão como pequenas vitórias. E essas pequenas vitórias podem ter um efeito dominó em outros aspectos da sua vida. Ao focar em pequenos hábitos fundamentais, pequenas vitórias podem criar raízes e influenciar seu estilo de vida para tomar uma direção mais positiva e gratificante.
O significado da força de vontade
Duhigg também observa que nenhum hábito fundamental é mais importante do que a força de vontade. Desenvolver e exibir força de vontade torna menos provável que alguém desenvolva maus hábitos
O que é complicado nisso é que a força de vontade não é algo com que alguém nasce. É uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo com paciência e prática. Ele sugere que a força de vontade deve ser fortalecida ao longo do tempo, para que a pessoa seja capaz de definir melhor um plano e se preparar mentalmente para ele e para tudo o que possa dar errado com ele.
O significado da crença
Fé, força de vontade e crença são ingredientes igualmente importantes na formação de hábitos e na adesão a eles.
Duhigg reconheceu que as pessoas são mais propensas a acreditar em grupos ou causas maiores do que elas. Em grupos, há pressão dos colegas, motivação e pessoas com quem viajar. Isso ajuda as pessoas a acreditarem em uma causa e também a acreditar que a mudança é muito plausível.
Hábitos são uma responsabilidade
Duhigg afirma que depende realmente de você mudar seus hábitos. Ao compreender o que constitui um hábito e ser capaz de reconhecer que você tem a capacidade de mudar seus hábitos, torna-se sua responsabilidade tomar as medidas necessárias para quebrar os maus hábitos e desenvolver hábitos mais saudáveis e produtivos que atendam aos seus objetivos.
Se você está procurando uma maneira de começar a identificar seus hábitos e ser capaz de dividi-los para identificar o que você pode trabalhar para mudar, o Journey apresenta a plataforma perfeita para você fazer isso.
Journey é um aplicativo de diário digital que pode guiá-lo em sua jornada de atenção plena. Equipada com ferramentas como lembretes diários, rastreadores de humor, planejadores semanais, programas de coaching, listas de tarefas, rastreadores de hábitos, tags personalizadas e muito mais, a plataforma pode ser sua ferramenta para analisar seus hábitos e ajudá-lo a aproveitar o poder da compreensão. , criando e desenvolvendo hábitos positivos.
Em essência, a mudança de hábitos é um processo de 7 etapas:
- Identifique a sugestão ou gatilho
- Reconheça a rotina que vem depois da deixa
- Determine a recompensa que você obtém com sua rotina
- Mude a rotina, mas mantenha a deixa e a recompensa iguais
- Identifique hábitos fundamentais nos quais você pode se concentrar e que o direcionam para seus objetivos
- Trabalhe para fortalecer sua força de vontade
- Acredite no poder da mudança e tenha um propósito
Todos nós adotamos hábitos ao longo da vida; tanto bom quanto ruim. Nossas rotinas são essencialmente uma série de hábitos inconscientes que se enquadram no ciclo de três etapas de um hábito; sugestão, ações, recompensa.
É normal desejar recompensas, mas a chave para mudar seus hábitos está em mudar suas ações e manter o estímulo e a recompensa iguais. É mais fácil falar do que fazer, mas começar com o desenvolvimento de hábitos fundamentais é fundamental para o seu sucesso. Depois disso, trabalhe para fortalecer sua força de vontade e sua crença na mudança.
Assim como no livro "O Poder do Hábito," que demonstra como hábitos podem transformar vidas e organizações, curso gratuito de “Fundamentos da Gestão da qualidade” da FM2S mostra como práticas consistentes de gestão da qualidade podem criar uma cultura de melhoria contínua e inovação.
Este curso abrangente ensina os princípios e práticas da gestão de qualidade moderna, equipando os participantes com estratégias para garantir excelência operacional e satisfação do cliente. Com uma mistura de teoria e prática, os alunos abordam temas como gerenciamento por processos, liderança proativa e envolvimento de equipe, além de técnicas específicas como o Ciclo PDCA e benchmarking.
Ao concluir o curso, os participantes estarão preparados para implementar melhorias significativas em suas organizações, elevando os padrões de qualidade e eficiência.
Além disso, para aqueles interessados em aprofundar ainda mais suas habilidades analíticas e operacionais, a integração de conceitos de Black Belt e Green Belt pode ser explorada, aplicando técnicas de Lean Six Sigma para otimizar os processos de análise de dados e gestão.
Como aplicar os ensinamentos do “O poder do hábito” em sua vida ou negócio?
Aqui estão algumas etapas específicas que você pode seguir:
- Identifique um hábito que você deseja mudar: reserve algum tempo para pensar sobre um hábito que não está lhe servindo bem e que você deseja mudar.
- Identifique a deixa e a recompensa: pense no que desencadeia o hábito e no que você ganha com isso.
- Experimente rotinas diferentes: experimente substituir o hábito por uma nova rotina e veja como funciona para você.
- Concentre-se em pequenas vitórias: ao focar nas pequenas vitórias e construir hábitos em torno delas, você pode criar mudanças positivas em sua vida ou negócio.
- Crie uma cultura de sucesso: ao estabelecer hábitos positivos em sua equipe ou organização, você pode ajudar a criar uma cultura de sucesso.
- Simplifique seu processo de tomada de decisão: ao estabelecer hábitos e rotinas claras, você pode agilizar seu processo de tomada de decisão e superar a paralisia.
O Poder do Hábito é um recurso valioso para compreender a ciência dos hábitos e como eles moldam nossas vidas e negócios. Ao compreender o ciclo do hábito e aplicar os pontos-chave deste livro, você poderá mudar hábitos que não estão lhe servindo bem e criar mudanças positivas em sua vida ou negócio.
Lembre-se de que mudar hábitos leva tempo e requer esforço consistente, mas com a mentalidade e a abordagem corretas, você pode criar hábitos que apoiam o seu sucesso.