O que é Análise de Caminho Crítico? E Gráficos PERT?
Análise de Caminho Crítico e Gráficos PERT são ferramentas poderosas que ajudam você a agendar e gerenciar projetos complexos.
Eles foram desenvolvidos na década de 1950 para controlar grandes projetos de defesa e tecnologia e têm sido usados rotineiramente desde então. Assim como nos gráficos de Gantt, a análise de caminho crítico (CPA) ou o método de caminho crítico (CPM) ajuda você a planejar todas as tarefas que devem ser concluídas como parte de um projeto.
Eles atuam como base tanto para a preparação de um cronograma quanto para o planejamento de recursos. Durante o gerenciamento de um projeto, eles permitem monitorar o cumprimento das metas do projeto. Eles ajudam você a ver onde as ações corretivas precisam ser tomadas para colocar o projeto de volta no curso.
Em um projeto, é provável que você exiba seu plano de projeto final como um Gráfico de Gantt. O benefício do uso do CPA no processo de planejamento é ajudá-lo a desenvolver e testar seu plano para garantir que ele seja robusto.
A análise de caminho crítico identifica formalmente tarefas que devem ser concluídas a tempo para que todo o projeto seja concluído no prazo. Ele também identifica quais tarefas podem ser atrasadas se os recursos precisarem ser realocados para acompanhar as tarefas perdidas ou ultrapassadas. A desvantagem do CPA é que a relação de tarefas com o tempo não é imediatamente óbvia como com os gráficos de Gantt. Isso pode torná-los mais difíceis de entender.
Um outro benefício da Análise de Caminho Crítico é que ela ajuda a identificar o tempo mínimo necessário para concluir um projeto. Onde você precisa executar um projeto acelerado, ele ajuda a identificar quais etapas do projeto você deve acelerar para concluir o projeto dentro do tempo disponível.
Como usar a Análise de Caminho Crítico?
Como acontece com os gráficos de Gantt, o conceito essencial por trás da análise de caminho crítico é que você não pode iniciar algumas atividades até que outras estejam concluídas. Essas atividades precisam ser concluídas em uma sequência, com cada estágio sendo mais ou menos concluído antes que a próxima etapa possa começar. Estas são atividades "sequenciais".
Outras atividades não dependem da conclusão de outras tarefas. Você pode fazer isso a qualquer momento antes ou depois de um determinado estágio ser atingido. Estas são tarefas não dependentes ou "paralelas".
Como desenhar um gráfico de Análise de Caminho Crítico?
Use as etapas a seguir para desenhar um gráfico de CPA:
Passo 1. Listar todas as atividades no plano
Para cada atividade, mostre a data de início mais antiga, o tempo estimado que levará e se ela é paralela ou sequencial. Se as tarefas forem sequenciais, mostre em qual estágio elas dependem.
Etapa 2. Plotar as atividades como um diagrama de círculo e flecha
As análises de caminho crítico são apresentadas usando diagramas de círculo e seta. Nestes, os círculos mostram eventos dentro do projeto, como o início e o término das tarefas. O número mostrado na metade esquerda do círculo permite identificar cada um facilmente. Os círculos são às vezes conhecidos como nós.
Uma seta correndo entre dois círculos de evento mostra a atividade necessária para concluir essa tarefa. Uma descrição da tarefa é escrita abaixo da seta. A duração da tarefa é mostrada acima dela. Por convenção, todas as setas correm da esquerda para a direita. As setas também são chamadas de arcos.
Quando uma atividade não pode ser iniciada até que outra seja concluída, iniciamos a seta para a atividade dependente no círculo do evento de conclusão da atividade anterior.
Na Análise do Caminho Crítico, nos referimos às atividades pelos números nos círculos em cada extremidade.
"Ação de colisão"
Você pode achar que precisa concluir um projeto antes do que sua Análise de Caminho Crítico diz que é possível. Nesse caso, você precisa planejar novamente seu projeto.
Você tem várias opções e precisaria avaliar o impacto de cada uma no custo, na qualidade e no tempo necessários para concluí-la. Por exemplo, você poderia aumentar o recurso disponível para cada atividade de projeto para reduzir o tempo gasto em cada um deles, mas o impacto de alguns deles seria insignificante e uma maneira mais eficiente de fazer isso seria examinar apenas as atividades no caminho crítico.
Em algumas situações, encurtar o caminho crítico original de um projeto pode levar a uma série diferente de atividades se tornando o caminho crítico.
Assim como no Gantt Charts, na prática, os gerentes de projeto usam ferramentas de software como o Microsoft Project para criar gráficos de CPA. Além de facilitá-los, eles também facilitam a modificação de planos e fornecem facilidades para monitorar o progresso em relação aos planos.
PERT (Avaliação de Programas e Técnica de Revisão)
O PERT é uma variação da Análise de Caminho Crítico que leva uma visão um pouco mais cética das estimativas de tempo feitas para cada estágio do projeto. Para usá-lo, estime o menor tempo possível que cada atividade levará, o período de tempo mais provável e o tempo mais longo que pode ser levado se a atividade demorar mais do que o esperado.
Use a fórmula abaixo para calcular o tempo a ser usado para cada estágio do projeto:
menor tempo + 4 x tempo provável + tempo mais longo / 6
Isso ajuda a influenciar as estimativas de tempo para longe das escalas de tempo irrealisticamente pequenas normalmente assumidas.
Pontos chave
Análise de Caminho Crítico é um método eficaz e poderoso de avaliar:
- Quais tarefas devem ser executadas.
- Onde a atividade paralela pode ser executada.
- O menor tempo em que você pode concluir um projeto.
- Recursos necessários para executar um projeto.
- A sequência de atividades, programação e horários envolvidos.
- Prioridades da tarefa.
- A maneira mais eficiente de encurtar o tempo em projetos urgentes.
Uma Análise de Caminho Crítico eficaz pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso em projetos complexos. Pode ser muito útil para avaliar a importância dos problemas enfrentados durante a implementação do plano.
PERT é uma variante da Análise de Caminho Crítico que leva uma visão mais cética do tempo necessário para concluir cada estágio do projeto.