O que é Bitcoin? Como funciona esse sistema monetário?
Blog

23 de novembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é Bitcoin? Como funciona esse sistema monetário?

O que é Bitcoin?


Uma vez que qualquer coisa digital pode ser copiada várias vezes, a parte mais difícil de implementar um sistema de pagamento digital é garantir que ninguém gaste o mesmo dinheiro mais de uma vez. Tradicionalmente, isto é feito com a ajuda de uma autoridade central confiável (como o PayPal) que verifica todas as transações. A principal inovação que torna o Bitcoin especial é que ele usa o consenso em uma rede maciça ponto a ponto para verificar as transações. Isso resulta em um sistema onde os pagamentos não são reversíveis, as contas não podem ser congeladas e as taxas de transação são muito menores.



De onde vêm os bitcoins?


Nós vamos mais aprofundado sobre isso na página sobre mineração, mas aqui está uma explicação muito simples: alguns usuários colocam seus computadores para trabalhar a verificação de transações na rede peer-to-peer mencionada acima. Esses usuários são recompensados ​​com novos bitcoins proporcionais à quantidade de poder de computação que doam para a rede.



Quem controla Bitcoin?


Como mencionamos acima, não existe uma pessoa central ou autoridade central encarregada da Bitcoin. Vários programadores doam seu tempo desenvolvendo o software de código aberto Bitcoin e podem fazer mudanças sujeitas à aprovação do desenvolvedor principal Gavin Andresen. Os mineradores individuais, em seguida, escolhem se devem instalar a nova versão do software ou ficar com o antigo, essencialmente "votando" com seu poder de processamento. É no melhor interesse dos mineradores aceitar apenas mudanças que são boas para a moeda Bitcoin no longo prazo. Essas verificações e balanços tornam difícil para qualquer pessoa manipular o Bitcoin.



Quer uma visão menos técnica sobre Bitcoin?


Estamos sentados em um banco do parque. É um ótimo dia. Eu tenho uma maçã comigo, eu dou a você.



Agora você tem uma maçã e eu tenho zero. Isso foi simples, certo?


Vejamos atentamente o que aconteceu:


Minha maça estava fisicamente colocada em sua mão. Você sabe que aconteceu. Eu estava lá, você estava lá - você tocou.


Nós não precisamos de uma terceira pessoa lá para nos ajudar a fazer a transferência. Não precisamos puxar o Tio Gilmar (que é um juiz famoso) para sentar-se com a gente no banco e confirmar que a maçã foi da minha posse para a sua.


A maçã é sua! Não posso dar-lhe outra maçã porque não tenho nenhuma mais. Eu não posso mais controlá-lo. A maçã deixou minha posse completamente. Você tem controle total sobre essa maçã agora. Você pode dar a sua amiga se quiser, e então esse amigo pode dar isso a seu amigo, e assim por diante.


Então, é isso que é uma troca pessoal. Eu acho que seria a mesma coisa, se eu estivesse lhe dando uma banana, um livro, um quarto ou uma nota de dólar ...



Voltando às maçãs...


Agora, digamos que eu tenho uma maçã digital. Aqui, vou te dar a minha maçã digital. Ah! Agora fica interessante.


Como você sabe que a maçã digital que costumava ser minha, agora é sua, e somente sua? Pense nisso por um segundo. É mais complicado, certo? Como você sabe que eu não enviei essa maçã para o tio Luiz como um anexo de e-mail primeiro? Ou seu amigo Joe? Ou minha amiga Lisa também?


Talvez eu tenha feito algumas cópias dessa maçã digital no meu computador. Talvez eu tenha colocado na Internet e um milhão de pessoas o baixaram. Como você vê, essa troca digital é um problema. Enviar maçãs digitais não parece com enviar maçãs físicas.


Alguns cientistas da computação realmente têm um nome para esse problema: é chamado de problema de gastos duplos. Mas não se preocupe com isso. Tudo o que você precisa saber é que é conhecido por algum tempo e eles nunca resolveram isso. Até agora.


Mas vamos tentar pensar em uma solução por nossa conta.


Talvez essas maçãs digitais precisam ser rastreadas em um livro. É basicamente um livro onde você rastreia todas as transações - um livro de contabilidade.


Esse livro, pois é digital, precisa viver em seu próprio mundo e ter alguém responsável por isso.


Assim como World of Warcraft, diga. Blizzard, os caras que criaram o jogo online, têm um "ledger digital" de todas as raras espadas de fogo flamejantes que existem no seu sistema. Então, legal, alguém como eles poderia acompanhar nossas maçãs digitais. Impressionante - resolvemos isso!



Problemas


Há um problema:




  1. E se algum sujeito da Blizzard criasse mais? Ele poderia apenas adicionar algumas maçãs digitais ao equilíbrio sempre que quiser!

  2. Não é o mesmo que quando estávamos no banco naquele dia. Foi só você e eu então. Passar por Blizzard é como puxar o tio Tommy (um terceiro) fora do tribunal (eu mencionei que ele é um juiz famoso?) Para todas as nossas transações do banco do parque. Como posso enviar a minha maçã digital da maneira usual?


Existe alguma maneira de replicar nossa transação do banco do parque digitalmente? Parece meio difícil ...



Qual a solução? Livro-Contábil


E se nós déssemos esse livro contábil a todos? Em vez do livro-geral que vive em um computador da Receita, ele vai morar nos computadores de todos. Todas as transações que já ocorreram, de todos os tempos, em maçãs digitais, serão registradas nela.


Você não pode enganá-lo. Não posso enviar maçãs digitais que não tenho, porque não seria sincronizado com todos os outros no sistema. Seria um sistema difícil de vencer. Especialmente se fosse realmente grande.


Além disso, não é controlado por uma pessoa, então eu sei que não há ninguém que possa apenas decidir se dar mais maçãs digitais. As regras do sistema já estavam definidas no início.


E o código e as regras são de código aberto - um pouco como o software usado no telefone Android. Ou gosta de Wikipedia. Está lá para pessoas inteligentes para manter, proteger, melhorar e verificar.


Você também pode participar desta rede - atualizando a razão e certificando-se de que tudo seja verificado. Para o problema a ser resolvido, você pode obter 25 maçãs digitais como uma recompensa. Na verdade, essa é a única maneira de criar mais maçãs digitais no sistema.


Simplificou um pouco ... Mas o sistema que expliquei existe. É chamado de protocolo Bitcoin. E essas maçãs digitais são bitcoins dentro do sistema. Chique! Então, você viu o que aconteceu?



O que o livro público habilita?



  1. É de código aberto, lembre-se. O número total de maçãs foi definido no livro de contas públicos no início. Conheço o montante exato que existe. Dentro do sistema, eu sei que eles são limitados (escassos).

  2. Quando faço uma troca, agora sei que a maçã digital certificadamente deixou minha posse e agora é completamente sua. Eu costumava não poder dizer isso sobre coisas digitais. Será atualizado e verificado pela razão geral.

  3. Porque é um livro público, não precisava do tio (terceiro) para ter certeza de que não enganava, ou fazia cópias extras para mim, ou mandava maçãs duas vezes ou três vezes ...


Dentro do sistema, a troca de uma maçã digital é agora como a troca de um item físico. Agora é tão bom como ver uma maçã física deixar minha mão e cair no bolso. Assim como no banco do parque, o intercâmbio envolveu apenas duas pessoas. Você e eu, não precisamos do tio Tommy lá para torná-lo válido.


Em outras palavras, ele se comporta como um objeto físico.



Mas você sabe o que é legal? Ainda é digital.


Agora podemos lidar com 1.000 maçãs, ou 1 milhão de maçãs, ou mesmo .0000001 maçãs. Eu posso enviá-lo com um clique de um botão, e eu ainda posso deixá-lo em seu bolso digital se eu estivesse na Nicarágua e você fosse todo o caminho em Nova York.


Eu posso até fazer outras coisas digitais andarem acima dessas maçãs digitais! Afinal, é digital. Talvez eu possa anexar algum texto nela - uma nota digital. Ou talvez eu possa anexar coisas mais importantes; como dizer um contrato, um certificado de estoque ou um cartão de identificação ...


Então isso é ótimo! Como devemos tratar ou valorizar essas "maçãs digitais"? Eles são bastante úteis, não são?


Bem, muitas pessoas estão discutindo sobre isso agora. Há um debate entre as escolas econômicas, entre políticos, entre programadores. Ainda não escute todos. Algumas pessoas são inteligentes; alguns estão mal informados. Alguns dizem que o sistema vale muito; alguns dizem que vale nada. Alguns homens realmente colocaram um número difícil: $ 1.300 por maçã. Alguns dizem que é ouro digital; alguns dizem que é uma moeda. Outros dizem que são como tulipas. Algumas pessoas dizem que vai mudar o mundo; alguns dizem que é apenas uma moda.



Qual o futuro do Bitcoin?


Existem alguns sinais de que os governos estão começando a analisar os regulamentos e isso está claramente sendo difícil. Todos esses fatores são barreiras significativas que estão diminuindo as chances de Bitcoin de se tornar uma moeda mais difundida e popular. A capitalização de mercado de Bitcoin atualmente é de cerca de US $ 74,5 bilhões (cerca de £ 55 bilhões).


Anteriormente, o Goldman Sachs disse que era mais plausível que o Bitcoin pudesse ter um impacto significativo em termos de sua inovação na tecnologia de pagamentos, "forçando os jogadores existentes a se adaptarem a ele ou a cooptar".


No entanto, o relatório Goldman Sachs também disse que o "maior obstáculo" do Bitcoin manterá sua vantagem de custo diante de uma maior regulamentação, custos operacionais mais altos e competição de jogadores entrincheirados.


A Fitch Ratings chegou a uma conclusão semelhante e descobriu que a Bitcoin perderá muito seu apelo se as empresas Bitcoin forçadas a lidar com o custo adicional da regulamentação, tornando a rede Bitcoin quase sem fricção muito menos rentável do que é hoje.


Em 2017, o Bitcoin vem aumentando novamente, com preços por moeda atingindo US $ 4.500 (£ 3.300). Isso foi alimentado pela compra chinesa da criptografia.


Parece que o puro sucesso de Bitcoin, que o viu brotar de ser uma entidade sombria para um caso de estrela durante a noite também prejudicou sua viabilidade a longo prazo. Resta saber se o Bitcoin pode ultrapassar o nicho para obter maior aceitação e, por enquanto, a cryptocurrency permanece bastante volátil e uma aposta em investidores que tem sido comparado à bolha tecnológica da década de 1990.



Quer aprender mais sobre como analisar o Bitcoin?


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.