O que é o DMEDI no Seis Sigma? Como aplicá-lo?
Seis Sigma

19 de julho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é o DMEDI no Seis Sigma? Como aplicá-lo?

O que é o DMEDI no Seis Sigma?


No mundo do Seis Sigma, o acrônimo DMEDI representa cinco etapas essenciais: definir, medir, explorar, desenvolver e implementar. Este modelo pode ser usado como um modelo para criar uma organização de gerenciamento de projetos e melhorar a taxa de sucesso global de projetos individuais. Ele é projetado para manter os objetivos da organização em foco em todos os momentos e garantir que haja uma maneira clara de medir o sucesso.



O que é feito na fase Definir do DMEDI?


De acordo com o modelo Seis Sigma DMEDI, o primeiro passo na criação de qualquer estrutura de gerenciamento de projetos é definir sua natureza e alcance, clientes internos e externos e benefícios financeiros. Sem uma definição clara de cada um desses elementos, não há como determinar se os processos de gerenciamento de projetos estão de acordo com as políticas e procedimentos da empresa.


Não só isso é um passo crítico no estabelecimento de uma organização de gerenciamento de projetos, mas também é a primeira tarefa que um gerente de projeto deve realizar em relação a cada projeto. Seguindo esta prática recomendada do Seis Sigma, o gerente do projeto pode determinar o que está dentro ou além do escopo do projeto e avaliar se os objetivos do projeto foram cumpridos.



O que é feito na fase Medir do DMEDI?


Uma vez que o alcance da organização de gerenciamento de projetos ou um projeto específico foi definido, deve haver uma maneira de medir o seu progresso e sucesso relativo. Claro, existem muitas maneiras diferentes de medir o sucesso. No entanto, os princípios do Seis Sigma determinam que, para ser verdadeiramente eficaz, as métricas de gerenciamento de projetos devem ser quantificáveis, compreensíveis e valiosas para o cliente.



O que é feito na fase Explorar do DMEDI?


No contexto do gerenciamento de projetos, esta etapa significa que a organização ou o líder do projeto deve explorar formas novas e inovadoras para atender aos requisitos descritos na etapa "definir". Se os esforços anteriores encontraram escopo de escopo, passaram por orçamento ou prazos perdidos, isso deve ser levado em consideração ao planejar novas iniciativas. Não importa o quão eficaz ou bem-sucedido que um processo tenha provado no passado, aqueles que se inscrevem nos princípios do Seis Sigma sabem que sempre há margem para melhorias.



O que é feito na fase Desenvolver do DMEDI?


O quarto passo no processo Seis Sigma DMEDI é desenvolver um plano concreto para atingir os objetivos de gerenciamento de projetos. Este plano deve abordar todas as questões logísticas básicas associadas à organização ou projeto, como contratação e atribuição de pessoal, designação de instalações e outros recursos físicos, obtenção dos materiais e suprimentos necessários e proteção de recursos tecnológicos, incluindo software, hardware e sistemas. Cada um desses elementos terá um impacto no orçamento. Durante o estágio de desenvolvimento, um sistema de rastreamento deve ser implementado para monitorar métricas e avançar contra metas.



O que é feito na fase Implementar do DMEDI?


Uma vez que todas as etapas anteriores neste modelo Seis Sigma foram realizadas com sucesso, é hora de implementar o plano de gerenciamento de projetos. Um teste pode ser apropriado nesta fase, a fim de assegurar que cada elemento do projeto funcione conforme o previsto.


Ao aplicar os princípios do Seis Sigma e DMEDI desde o início, uma empresa pode melhorar a produtividade e reduzir os custos desnecessários. O DMEDI também é uma ótima ferramenta para ajudar a adaptar o processo de gerenciamento de projetos a uma empresa específica, pois as organizações não conseguem alcançar uma vantagem competitiva simplesmente copiando o que outros fizeram.


Dado os muitos benefícios do DMEDI e outras práticas recomendadas do Seis Sigma. Os profissionais que possuem gerenciamento de projetos e conhecimentos do Seis Sigma verão que estão em alta, pois há demanda em todos os setores do mundo dos negócios.



Alcance melhor  com 100% de treinamentos on-line Seis Sigma


Os gerentes de projetos podem expandir suas oportunidades de emprego e avançar suas carreiras por meio do treinamento formal Seis Sigma. Muitos profissionais que trabalham, acham que o e-learning é a melhor forma de encaixar os cursos em um horário ocupado, e é por isso que a FM2S oferece gerenciamento de projetos e programas de treinamento Seis Sigma 100% online.


Reconhecido como líder em educação profissional on-line na área de Seis Sigma, a FM2S entrega seus cursos e programas de certificação por meio de uma plataforma de e-learning única, baseada em vídeo. Os cursos são conduzidos por especialistas no campo de gerenciamento de projetos e Seis Sigma, que oferecem palestras via streaming de vídeo. Por isso, Green Belt e Black Belt que nos seguem: unam Gestão de Projetos ao seu Seis Sigma. Vão bombar!



Quer saber mais?


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.